Outra boa do Giovanni, gerada na semana que passou:
Em seu parecer favorável à inclusão das hidrovias dos rios Teles Pires e Juruena no Sistema Hidrviário Nacional, o deputado federal do PDT demonstra bastante otimismo quanto ao desenvolvimento da Região Norte na esteira das vias fluviais projetadas, capazes de apresentar alternativas de transporte de granéis agrícolas produzidos nos estados do Mato Grosso e Rondônia, de forma bem mais racional e econômica, para atingir os terminais portuários disponíveis no Norte do País, com custos bem mais baixos do que os praticados pelas rodovias e ferrovias.
Giovanni Queiroz não tem duvidas: se o governo federal investir recursos previstos no PPA (2008-2011) na conclusão das hidrovias Araguaia-Tocantins e Tapajós-Teles Pires, a produção do Centro-Norte brasileiro experimentará crescimento chinês se for considerada a aquisição de competitividade nos ítens produzidos nos estados das duas regiões com a redução em torno de 30% do preço do frete.
Atualmente, explica o parlamentar, o transporte de grãos para os portos do Sul e Sudeste passou a ser bem mais caro devido a distância aproximada de 2 mil km, pelo preço do combustível, pelas irregulares condições rodoviárias que afetam a manutenção dos veículos de cargas e pela maior possibilidade de acidentes de trânsito.
É simples entender: a facilidade hidroviária para a movimentação de cargas acaba sendo mais atraente para o Norte brasileiro e seus grandes rios, tornando o transporte de grãos bem mais competitivo, do ponto de vista comercial, para importação e exportação -, explica Giovanni.
Hiroshi Bogéa
11 de dezembro de 2007 - 16:35Verdade, Franss, o Giovanni é um entusiasta do tema. E luta pela sua execução.
Quanto a não inclusão ao PPA de nenhuma emenda da Frente Parlamentar Pró-Hidrovias e Portos do Pará,uma surpresa. Nao sabia. E acho que essa questao deveria ter sida mais batida, denunciada. Tem horas que retinir os fatos é uma necessidade.
Beijos
Franssinete Florenzano
11 de dezembro de 2007 - 00:55Hiro, o deputado Giovanni sempre defendeu as hidrovias. E entende tudo de Orçamento! Por aqui, não temos sorte. A Frente Parlamentar Pró-Hidrovias e Portos do Pará, presidida pelo deputado Luis Cunha, apresentou 30 emendas ao PPA, destinando recursos para as hidrovias do Marajó e Guamá/Capim, e para construção dos chamados “portinhos”, em todas as regiões do Pará. Nenhuma foi aproveitada.