Ao contrário de fakes news espalhadas no município,  o barco-saúde da Unidade Básica da prefeitura de Itupiranga não se encontra “abandonado” no porto da Vila Tauri.

A USB está atendendo normalmente a população ribeirinha em dois dias da semana, no porto da Vila Tauri

O que de fato ocorreu foi um incidente em razão de um temporal que desabou na região, durante o mês de maio último.

Não existe procedência alguma na afirmação de “abandono” do equipamento fluvial de saúde.

Conforme revela o médico Helder Tavares Cruz, secretário de saúde de Itupiranga,  a  USB tem uma equipe de Saúde da Família fixada na embarcação, depois de conseguir junto ao Ministério da Saúde a implantação do Programa “Mais Médicos” dentro da unidade fluvial, que é para funcionar de segunda a quinta-feira.

Atualmente, no entanto, a equipe de Saúde da Família está funcionando apenas nos dias  de segunda e quinta-feira – e para essa mudança de redução de dias de atendimento,  há uma explicação.

Conforme o secretário de Saúde Helder Tavares Cruz, quando a USB fluvial está nas águas, tendo condições plena de navegação, o governo municipal consegue atingir mais localidades do município, aumentando a demanda de atendimento de segunda a quinta-feira.

Como atualmente a embarcação encalhou, em consequência de um temporal e da seca do rio Tocantins, e a região do entorno da Vila Tauri não é tão habitada, a USB não está tendo demanda de populações para atendimento diário.

Em razão desses fatores, a agenda de atendimento estabeleceu os dias de segunda e quinta-feira, oferecendo todos os serviços  que o Programa Saúde da Família disponibiliza, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, ou seja, uma equipe completa.

Helder Tavares Cruz, explica o que ocorreu, no caso atual.

“Por ocasião do eclipse lunar ocorrido no mês de maio, num final de semana, um forte temporal desabou em nosso município, e como a embarcação estava  ancorada na Vila Tauri, seu casco foi empurrado para a margem do porto, encalhando. Dia seguinte ao vendaval, começamos a trabalhar no sentido de voltar o barco para o nível normal do rio; primeiro, buscamos a ajuda de um barco grande, pertencente ao “Seu” Lopes, da Doca, que pode confirmar se alguém achar necessário. Não obtivemos sucesso, com essa tentativa; depois tentamos com a ajuda de uma balsa, que fica atracada próximo ao local – também sem êxito, até porque a unidade fluvial é muito grande. Posteriormente, pensamos em usar uma máquina retroescavadeira, mas ficamos receosos de perfurar o casco, com u uso da máquina pesada. Por prudência, decidimos deixar a embarcação no local, aguardando a subida das águas do Tocantins para desencalha-la”, explicou o secretário.

Ocorreram três etapas, nesse período.

Primeiro, o barco foi jogado pela tempestade para cima da margem do rio, encalhando-o. Logo sem seguida, o rio começou a baixar, tendo seu nível ficado bem abaixo da posição do casco; depois o rio voltou a subir, lentamente, possibilitando ao casco começar a se desprender do encalhamento. Só que parte da USB ainda encontra-se segura em parte rasa do rio.

A foto (abaixo) utilizada em publicações que apontam o barco supostamente “abandonado”, revela o secretário, foi feita por ocasião do encalhamento, três meses atrás.

“Hoje, a USB já está com grande parte de seu casco na água, mas ainda não consideramos prudente fazer qualquer ação para desencalhar o que está ainda segurando. Vamos esperar um pouco mais a subida do rio para, então, passar a usar a embarcação em sua plenitude, voltando a navegar no entorno do município, de segunda a quinta-feira”, anuncia o secretário.

O incidente do encalhamento do barco foi informado espontaneamente pela secretaria de Saúde de Itupiranga ao Ministério Público e ao Conselho Municipal de Saúde. A prefeitura também se preocupou em comunicar o fato à população através de diversas mensagens na Internet, usando flyers  – espécie de panfleto digital  (foto abaixo).

 

VÍDEO

No dia do temporal, a tripulação da USB registrou em vídeo a intensidade da tempestade que afundou diversas embarcações que se encontravam aportadas na Vila Tauri. Momentos depois da gravação, com o aumento da força dos ventos, o casco da Unidade de Saúde Básica foi levado para cima do porto, ficando ali encalhada.

Veja vídeo abaixo, neste LINK. 

 

OFÍCIO

A prefeitura de Itupiranga comunicou ao Conselho Municipal de Saúde a questão do encalhamento da USB tão logo o fenômeno meteorológico ocorreu no município, jogando o barco nas margens do rio Tocantins.

Teor do ofício AQUI.