A Universidade Federal do Pará (UFPA) sediará, de 24 a 27 de setembro deste ano, o 1º Congresso Panamazônico dos Professores de Língua e Literaturas da Educação Básica (1º Cllimaz) e o 2º Encontro dos Egressos do ProfLetras – UFPA  (2º Letrasvivaz), no Centro de Convenções Benedito Nunes. Além da UFPA, o evento é promovido pelo Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (ILC-UFPA) e pela Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (ProfLetras Unidade-UFPA), com apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As inscrições podem ser feitas pelo site www.cllimaz.ufpa.br.

A conferência de abertura será feita por Joaquim Dolz, professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra, Suíça. Os eventos serão concomitantes e buscam estabelecer parcerias com os governos estaduais e municipais, e contarão com convidados internacionais, professores, pesquisadores, egressos do Profletras e discentes das escolas panamazônicas.

O professor doutor Marcos Cunha, Presidente do 1º Congresso, explica que o objetivo do Congresso é promover a interlocução entre os diferentes profissionais da educação superior e básica, envolvendo a formação de discentes do ensino fundamental e médio. Busca-se de pensar o ensino da linguagem além da gramática tradicional e das variantes prestigiadas da língua portuguesa.

Serão construídas propostas de políticas públicas de ensino comprometidas com a ecologia e a sustentabilidade, enfatizando-se a inclusão social, étnica, cultural, artística, escolar e as diferenças regionais. Serão elaboradas, ainda, propostas para superar os desafios colocados em sala de aula sobre as temáticas de leitura, escrita, oralidade, literatura, gêneros literários, memória oral,  gramática, discurso, produção cultural e o ensino da educação básica na panamazônia.

Já o 2º Letrasvivaz dará visibilidade para as pesquisas e dissertações dos mestres, egressos e professores formados no Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional.  Serão debatidas as interações e a escutas continuadas entre os egressos e novos integrantes do ProfLetras Nacional.  Desde 2013, quando teve início o ProfLetras, mais de 4,1 mil professores de Língua Portuguesa se tornaram mestres e atuam na área educacional nas escolas brasileiras.

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgaram em fevereiro passado a primeira etapa do Censo Escolar de 2023. A pesquisa estatística traz informações sobre todas as escolas, professores, gestores e turmas, além das características dos alunos da educação básica. Ao todo, foram registrados 47,3 milhões de estudantes, considerando todas as etapas educacionais, distribuídos em 178,5 mil escolas brasileiras.

 

Texto: Kid Reis – Ascom ProfLetras Região Norte /  Foto: John Lennon