Igreja de São Félix do Valois, antes de ser destruída pela cheia de 1926.
Imagem registrada pelo mais antigo fotógrafo marabaense que se tem conhecimento, Bastos.
São deles, as imagens mais antigas do município, arquivadas na Casa da Cultura.
Em outra situação, templo fotografado em 1997 (autor desconhecido).
Nos dias de hoje, a igreja vive momentos de contemplação durante o mês de novembro, por ocasião dos festejos do padroeiro da cidade. (foto Eliane Araújo).
Pudim
10 de dezembro de 2022 - 21:55Internamente, a Igreja mudou, mas para pior, muito pior. Com a desculpa de que foi inundada, removeram o altar principal, colado à parede, para colocarem uma mesa no centro. Lembremos: a missa é não é a ceia do Senhor, mas, sim, o SACRIFÍCIO INCRUENTO DE JESUS CRISTO. Mesa? Não. Altar, e este altar provavelmente possuía detalhes na arquitetura barroca. Enfim… que Deus livre a Igreja do modernismo.
Rosana
1 de abril de 2013 - 15:54Oi, estou fazendo um trabalho sobre o festejo de São Félix de Valois. Tens arquivos sobre essa festividade? Se tiveres podes encaminhar para meu e-mail?.
Muito obrigada!
Rosana, a Casa da Cultura de Marabá tem as informações que você necessita.
Anonymous
22 de março de 2010 - 19:04Você observou que na foto de 1926,as crianças estão todas calçadas e os adulltos usam camisa de mangas compridas e dois estão com chapéu de massa ? Isso significa muito,culturalmente falando,havia mais influencia européia,que acabou infelizmente.