O nome do candidato à sucessão do prefeito de Tailândia, Paulo Liberte Jasper,  popularmente chamado de “Macarrão”, só foi conhecido em plena convenção do MDB, realizada nesta segunda-feira, 5, diante de mais de cinco mil pessoas que lotaram o Bangkok, antiga arena Gol de Placa.

Trata-se do vereador Lauro Hoffman (MDB), fiel escudeiro do prefeito e um dos mais atuantes políticos do município.

“Macarrão” guardou o nome de seu candidato a sete chaves, como se fosse um dos “segredos de Fátima” (*).

Mas até o próprio prefeito só foi saber qual pessoa teria seu apoio horas antes da convenção, quando chegou às suas mãos o resultado de uma pesquisa encomendada com seis nomes de pré-candidatos ligados a ele.

Os critérios de avaliação principais para definir seu preferido levaram em conta o sentimento da população local, maior aceitação e menor rejeição dos nomes selecionados.

O vereador Lauro Hoffman levou vantagem em todos os quesitos, sendo informado pelo prefeito de sua escolha na segunda-feira.

A chapa é ´puro sangue, ou seja, plenamente representada por filiados ao MDB.

A candidata a vice na chapa de Lauro Hoffman é a ex-vereadora  Anna Nisa do Socorro Nunes Barbosa.

Até a noite desta segunda-feira, 5, “Macarrão” suportou todo tipo de pressão para que revelasse o seu escolhido à candidatura majoritária.

As especulações em torno da escolha do vereador Lauro Hoffman  eram exercitadas no período, dada a aproximação dele com o prefeito, como também outros nomes.

Especulava-se.

  1. Maso prefeito jamais abriu a guarda, somente na convenção do partido ele anunciou seu escolhido.

Só para entender o grau de cuidados que o prefeito teve na escolha de seu candidato, até a chamada publicitária convocando a população para a convenção, veiculada em carros de propaganda e nas redes sociais, não citava o nome do escolhido por Macarrão.

O texto cantado citava o número 15 (legenda do MDB) e “Maca”, apelido carinhoso resumido de “Macarrão”.

Ou seja, a ´marca´ principal do ato político, o produto de marketing,  passou a ser exclusivamente  Macarrão/MDB –  uma inteligente sacada diante da ausência do nome do candidato a prefeito,  ainda não definido naquelas horas.

 

Apoteose

A convenção municipal do MDB em Tailândia, nesta segunda feira,  foi um evento consagrador da liderança de “Macarrão”, dada a apoteose da solenidade ratificada por um público grandioso de cerca de cinco mil pessoas, conforme avaliação colhida junto a um oficial do 45º Batalhão de Polícia Militar, no município.

Quando o locutor do evento anunciou a entrada no palco do prefeito Macarrão, a multidão reagiu cantando o jingle “É Maca, É Maca”, aplaudindo de pé a chegada triunfal do chefe do  executivo, que subiu o palanque acompanhado da deputada federal Alcione Barbalho, deputado estadual Iran Lima, ambos do MDB –  do  vereador Lauro Hoffman, e da candidata a vice, Anna Nisa, que em seguida foram anunciados como escolhidos para a  disputa da sucessão de Macarrão.

Liderança política

 

Com uma extraordinária aprovação popular de seu governo em final de mandato (84%, conforme pesquisa recente da Doxa, abaixo ), Macarrão, mais uma vez, vai a campo colocar à prova sua liderança política.

 

 

Situado entre os dez prefeitos mais bem avaliados no Estado do Pará, Paulo Liberte tem entre suas armas eleitorais o apego da classe pobre do município, que o tem como “o único capaz” de atender às necessidades dos menos favorecidos.

É com esse patrimônio eleitoral que Macarrão tentará eleger Lauro Hoffman seu sucessor.

—————-

 

(*) Segredo de Fátima é a expressão atribuída a um conjunto de revelações alegadamente apresentadas por Nossa Senhora a três crianças portuguesas.