Ao longo da investigação sobre fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Marabá, a Polícia Federal cumpriu mandato de busca e apreensão contra um indivíduo que fez a prova em nome de seu irmão para que este ingressasse no curso de Engenharia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
A operação ocorreu nesta terça-feira, 21.
Os nomes dos indivíduos envolvidos não foram divulgados até agora.
Conforme a PF, o investigado foi aprovado de forma fraudulenta no Enem de 2022 para ingresso de forma irregular no curso de medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
No mesmo ano, ele fez a prova no lugar do irmão, conseguindo a aprovação deste na Unifesspa. Ainda de acordo com a PF, a descoberta foi por acaso, a partir da análise de documentos e eletrônicos apreendidos na primeira fase da operação, em fevereiro.
Um telefone celular foi recuperado da casa do alvo, que, ao descobrir a chegada da equipe policial, jogou o aparelho pela janela do banheiro.
O dispositivo será examinado para esclarecer o caso e investigar outras fraudes semelhantes à medida que as investigações continuam.
Na primeira fase da operação, André Ataide, Eliésio Ataide e Moisés Assunção foram alvo de três mandatos de busca e apreensão, mas nenhum deles foi preso.
Já durante o início da segunda fase, André foi preso preventivamente. No entanto, posteriormente foi posto em liberdade provisória para oferecer e receber denúncia pela Justiça Federal.
Informações colhidas em release da Polícia Federal.
Nas imagens, local onde mora o suspeito e agente da PF vasculhando as dependências do domicílio. ( Fotos: Ascom/PF)