Veio do Maranhão a primeira matéria enviada por leitores, para a coluna Repórter Cidadão.
Trata-se de João Alberto e Romualdo Santana, os estreantes do espaço.
Clicando no link acima (Repórter Cidadão) da logomarca do blog, você encontrará foto e matéria da sucuri descoberta no centro de uma rua, boiando o rio Mearim.
Plinio Pinheiro Neto
15 de março de 2011 - 20:41Caro amigo Hiroshi.
Salvo engano, não existe o termo “sucuruí”.Mando-te o que nos diz o Aurélio. O mais próximo é “sucuriú”. Vejamos:
sucuri
[Do tupi.]
Substantivo feminino.
1.Zool. Bras. Reptil boídeo (Eunectes murinos), das regiões de grandes rios e pântanos do Brasil, de coloração cinzento-esverdeada, tendente ao oliva, com manchas arredondadas escuras dispostas aos pares, ventre amarelado, cabeça com escamas, e desprovido de peçonha. Chega a 10m de comprimento. Vive na água, em rios e lagoas, alimentando-se de peixes, aves e mamíferos, que engole após triturar-lhes os ossos por compressão muscular. [Sin.: sucuriú, sucuriju, sucuruju, sucurijuba, sucurujuba, boiaçu, boiguaçu, boioçubóia, boiuçu, boioçu, boiçu, boiúna, boitiapóia, arigbóia, anaconda, viborão.]
Plínio, você está coberto de razão. O termo não existe. Foi erro mesmo aqui da gente, aquele lance de escrever rápido, e publicar – sem uma leitura ordenada antes. Já corrigimos. Obrigado, parceiro.
Pedrinho
15 de março de 2011 - 18:47Ora, para algum lugar teria que ir o povo que foi expulso do governo daqui….pobre do Maranhão…
Miguel Oliveira
15 de março de 2011 - 16:12Olhe essa Bomba no Blog da FRANSSINETE
http://uruatapera.blogspot.com/2011/03/tucuruigate.html
Anônimo
15 de março de 2011 - 16:11De uma olhada na matéria do Blog da Franssinete
http://uruatapera.blogspot.com/2011/03/tucuruigate.html