Foi uma festa do futebol e do torcedor paraenses.

Como também foi uma festa de reencontro histórico entre os torcedores paraenses e o Novo Mangueirão, neste domingo (26), durante o primeiro evento teste do Estádio Olímpico do Pará após as obras de reconstrução, ampliação e modernização da praça esportiva feitas pelo Governo do Pará.

Oficialmente, o Mangueirão tem a denominação de Estádio Edgar Proença, em memória à dedicada vida ao esporte e à cultura paraenses do jornalista homenageado.

Os eventos teste são preparatórios para a data oficial de reentrega do Estádio, que será feita de forma gradativa e com o público reduzido, conforme as recomendações dos órgãos de segurança.

Neste domingo, 25 mil torcedores acompanharam o clássico RE-PA pela semifinal da Copa Verde 2023.

“Hoje, nós devolvemos o nosso maior palco do futebol da Amazônia para essa torcida extraordinária. Certamente o Pará tem o privilégio de ter os torcedores mais apaixonados. Ao longo do tempo, não se investiu em um estádio para que ele estivesse nessa dimensão. Agora, nós voltamos a entregar o Mangueirão moderno, com acessibilidade e à altura de receber grandes eventos. Queremos também que o Mangueirão seja um incentivo aos clubes paraenses, para que se sintam engajados e motivados a investir cada vez mais em seus times para, quem sabe, termos de volta os paraenses na primeira divisão do Brasileirão e que assim disputar os campeonatos mais importantes do Brasil”, comentou o governador Helder Barbalho.

Torcedor declarado do Remo, Helder Barbalho não deixou de receber aplausos da torcida do Paysandu, satisfeita com a “reinvenção” do Mangueirão.

Ainda de acordo com o chefe do executivo estadual, o Governo do Pará resgatou, hoje, a autoestima do povo do Pará.

“Em 2014, perdemos a oportunidade de sediar uma Copa do Mundo, na época, já poderíamos estar com um estádio mais moderno, iguais os de outras grandes capitais, mas infelizmente, não foi possível. Agora, esse sonho se tornou realidade”, disse Helder Barbalho durante coletiva de imprensa.

Novo gramado é aprovado mesmo após as chuvas que caíram em Belém

A chuva, tipicamente paraense, se fez presente minutos antes do clássico e serviu para consolidar a aprovação do novo gramado tipo “bermuda celebration”, mais adequado para o clima do Pará e utilizado nos principais estádios de Copa do Mundo. Vale lembrar que, todo o projeto do Novo Mangueirão segue as diretrizes da Federação Internacional de Futebol (FIFA).

As melhorias proporcionadas pelo Governo do Pará também abrangem a área externa do complexo, que está mais seguro e tecnicamente adaptado aos clubes, jogadores, equipes técnicas e, principalmente, aos seus espectadores e amantes do esporte. Toda a área do estacionamento foi ampliada e modernizada, aumentando a capacidade para cerca de 6,5 mil vagas.

O acesso ao Mangueirão foi reorganizado e ampliado. Para chegar às arquibancadas, o torcedor agora conta com sete rampas de cada lado, sendo uma exclusiva para cadeirantes. O estádio conta com total acessibilidade para pessoas com deficiência, elevadores panorâmicos, novas catracas e câmeras de segurança com reconhecimento facial (que estão conectadas com os servidores da segurança pública).

O titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, cássio Andrade, também esteve no Estádio para acompanhar o evento. “Este é o primeiro evento-teste para avaliarmos como o Mangueirão se organiza para receber o público, em um espaço que foi reconstruído para entregar todo o conforto e segurança aos expectadores e ser palco de grandes eventos esportivos e culturais”, comentou.

Os testes no estádio são realizados para que, gradativamente, o Mangueirão possa receber, no dia 9 de abril, sua capacidade máxima, que é de 50 mil expectadores.

Durante o jogo entre Paysandu e Remo foram feitas algumas observações e ajustes necessários para que, no dia da entrega oficial, esteja tudo perfeito, disse o secretário de obras do Estado, Ruy Cabral.

Antes da inauguração propriamente, haverá, a próxima quarta-feira, 29, outro evento teste no Mangueirão.

No dia 9 de abril, a carga máxima de 50 mil torcedores serão então disponibilizada.

Segurança

As ações de segurança contaram com o policiamento ostensivo, realizado por cerca de 2 mil agentes da segurança pública.

Parte dos agentes esteve dentro do Estádio e no entorno, realizando a cobertura de até 5km do local espaço.

Os agentes atuaram de forma preventiva no percurso destinado às torcidas organizadas, assim como, no policiamento de trânsito e nas rondas de acesso as vias do Estádio.

O novo espaço contará também com 250 câmeras de segurança, além da presença do juizado do torcedor.

Assegurando a rapidez nos processos criminais, a Delegacia do Torcedor também teve os serviços ampliados dentro do Novo Mangueirão. Neste domingo, uma ação contra a importunação sexual foi realizada nas rampas de acesso

“Estamos com uma ação, através da Diretoria de Grupos Vulneráveis, quanto as orientações a cerca do crime de importunação sexual, onde explicamos sobre as condutas que configuram esse tipo de crime. Nosso intuito é impedir que essas condutas aconteçam em espaços como esse. A delegacia que funciona aqui dentro, também vem para facilitar esse trabalho, pois em caso de flagrante, todo o processo é realizado aqui, sem a necessidade de transferência”, finalizou a delegada de polícia Civil, Ana Paula Chaves.

O clássico deste domingo encerrou com vitória do Clube do Remo por 1x 0.

Na próxima quarta-feira (29), o Governo do Pará realiza o segundo jogo teste, com mais uma disputa entre Remo e Paysandu pela semifinal da Copa Verde 2023.