Romeu Tuma, ex-diretor-geral da Polícia Federal, disse que conhece muito bem a extensão territorial do Estado do Pará. “Recebia relatórios com frequencia de meus delegados narrando as dificuldades para o cumprimento de diligências em alguns municípios paraenses e, por diversas vezes, constatei in loco a imensidão do Pará e a necessidade que temos de discutir um redesenho terrritorial da Amazônia, logicamente sem levar em consideração apenas essa questão de segurança pública, mas medindo demandas dos mais variados tipos tão comuns em unidades de vasto território”, explica o senador pelo DEM.
Romeu Tuma defende a criação de novos estados no Brasil. Votou favoravelmente ao Projeto de Decreto Legislativo 52 autorizando realização de plebiscito para a criaçào do Estado de Carajás.
Val-André Mutran
8 de julho de 2007 - 12:28Ao anônimo das 2h45, informe que a sugestão será uma das ações efetivas do Comitê Coordenador Pró-Estado de Carajás.
Anonymous
6 de julho de 2007 - 17:45A luta pela criação dos Estados do Carajás e Tapajós somente será vitoriosa se todos os personagens pró-novos estados convencerem com argumentos técnicos a população do estado do pará remanescente.