O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), anunciou, nesta segunda-feira (5), no Hangar – Centro de Convenções, em Belém, a maior política de desenvolvimento do pensamento e prática ambiental da educação pública do Brasil.
A partir de seis eixos temáticos, a Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima ofertará o componente curricular sobre o tema, de forma obrigatória, e contará, ainda, com descentralização de recursos para as escolas a partir do programa Dinheiro na Escola Paraense. A iniciativa será criada por meio de Projeto de Lei.
Na lista de ações contam também a instituição do Centro de Inovação e de Sustentabilidade Ambiental da Educação Básica (Ciseb), a garantia da alfabetização na idade certa, instituição da Rede Global de Jovens Pela Amazônia, que culminará na realização do Encontro Global de Jovens e Meio Ambiente, em agosto de 2024, para uma imersão de 10 dias na Amazônia paraense com estudantes do ensino fundamental e médio do Brasil e de mais 50 países.
No evento desta segunda-feira, no Hangar, foi anunciado ainda o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC), que prevê a finalização de obras federais inacabadas ou paralisadas no Estado.
“Hoje, nós damos um passo muito importante quando temos a ousadia de fazer com que a educação ambiental passe a ser destaque na referência pedagógica do nosso Estado. Mas, não queria falar somente sobre a educação ambiental, mas de um movimento. O dia de hoje, para mim, representa um dos passos mais importantes daquilo que estamos construindo, a COP 30 tratá investimento, obras, turismo, serviços, fará com que nós possamos melhorar em muitas frentes, mas o principal legado que esse movimento vai trazer é que cada cidadão e cidadã possa, nesse período, se conscientizar de que nós temos responsabilidade com o meio ambiente”, disse o governador Helder Barbalho, no Dia do Meio Ambiente.
O governador celebrou a data ambiental nesta segunda-feira (5), com o plantio de mudas de árvores ao lado do ministro da educação, Camilo Santana e do secretário de Educação, Rossieli Soares, na área externa do Hangar durante a abertura do evento.
Idealizada pela Seduc, a Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima promove a preservação e a coexistência ambiental por meio da educação, principal agente de transformação social. A iniciativa integra as ações do Governo do Estado desenvolvidas para a proteção da Floresta Amazônica, que inclusive servirá de referência para o mundo em 2025 ao sediar a COP 30. Com o Encontro Global de Jovens e Meio Ambiente, em 2024, o Estado amplia sua atuação e reforça a importância dos jovens e da educação na manutenção do meio ambiente.
“Temos que ter orgulho do Pará e da Amazônia, orgulho porque vamos sediar a COP 30. Os nossos estudantes têm que ser a voz da Amazônia, a voz do Pará, no evento. Nosso Estado será o primeiro Estado do Brasil a ter dentro do seu currículo obrigatório a Política Ambiental na rede estadual, mas os nossos prefeitos também poderão aderir à nossa política, para construirmos juntos um pacto pela educação ambiental que vai partir do Pará para o resto do Brasil”, disse o secretário de Educação, Rossieli Soares, durante a apresentação da Política Pública, no Hangar.
Reportagem: Bruno Magno – Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará