Investimentos e incentivos à educação estão mudando a realidade de comunidades no sudeste do Pará. O apoio vem do Projeto Novo Estado (PNE), da ENGIE Brasil Energia, responsável pela implantação de Linhas de Transmissão de energia entre os estados do Pará e Tocantins. Cidades como Rio Maria, Parauapebas e Floresta do Araguaia são algumas das beneficiadas com oportunidades de aprendizagem e com a transformação de pessoas em multiplicadores de conhecimento.
Entre as iniciativas realizadas em parceria com órgãos municipais e comunidades, estão a doação de materiais para construção de uma escola no Assentamento PA Escalada do Norte, no município de Rio Maria. Já em Floresta do Araguaia foi realizada a reforma e ampliação de uma escola de educação infantil localizada no Distrito de Bela Vista, beneficiando mais de 150 alunos. E em Xinguara, a inauguração de um laboratório de informática trouxe inclusão digital e benefícios para professores e alunos.
Outros investimentos em destaque aconteceram em Pacajá, com a inauguração do Espaço Life, tem o objetivo de oferecer um local estruturado para uso educacional de professores e estudantes da AJA (Alfabetização de Jovens e Adultos) e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). E, em Parauapebas, no qual o PNE colaborou com estrutura e equipamentos para a construção de uma sala de informática no Assentamento Palmares II. O local é gerenciado pela Associação de Moradores de Palmares II. A partir desse apoio, a Associação disponibiliza o serviço gratuito de xerox, edição de curriculum, certidões e uso da Internet.
Os investimentos sociais do PNE são definidos a partir do diálogo permanente com as comunidades, baseado na Política de Gestão Sustentável e de Responsabilidade Social da ENGIE, e centrados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
“A ENGIE acredita no estímulo à educação como ferramenta de transformação social. Por isso, em nossos projetos, buscamos sempre fomentar iniciativas que vão de encontro a essa premissa. Queremos construir um legado com grande impacto positivo, que vai ajudar as pessoas e as comunidades a se desenvolverem e transformarem seus futuros”, comenta o gerente de implantação do Projeto Novo Estado, Paulo Muller.