A Prefeitura de Marabá, cumprindo meta do plano de “Plano de Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas”, dentro do programa “Xô Poaca”, que visa levar pavimentação as áreas mais periféricas do município, deu início na última sexta-feira (14), a imprimação, etapa de preparação para a colocação do asfalto, da Avenida das Torres, principal via do Bairro Araguaia.
A pavimentação traz uma série de outras melhorias, como a valorização de imóveis e melhor qualidade de vida.
Segundo Antônio Martins, encarregado geral da obra, a imprimação das ruas continuará na quarta-feira (19), caso não chova nesses próximos dois dias. O próximo local a ser asfaltado é o trecho que segue da Avenida das Torres, que dá acesso a Rodovia Transamazônica (BR-230).
No total, 60 funcionários estão trabalhando no Bairro Araguaia. Os trabalhos iniciaram o último dia 28 de setembro e a previsão é de que em 15 meses as obras estejam concluídas.
A obra é fruto do convênio entre a Prefeitura de Marabá e a Vale, como compensação pela duplicação da Estrada de Ferro Carajás (EFC). Além do Araguaia, também estão recebendo terraplanagem, drenagem e pavimentação os Bairros Nossa Senhora Aparecida (Coca-Cola), Alzira Mutran, Km 7, São Félix I e II, e a Vila Itainópolis, na zona rural do município.
A prefeitura também realizou outras melhorias recentes no Bairro Araguaia, como a instalação de 600 pontos de iluminação pública, com estrutura de braços de luz, lâmpadas e reatores.
Além disso, está prevista para o bairro a construção de um Núcleo de Educação Infantil (NEI), com capacidade para 240 crianças, orçado em R$ 1, 8 milhão. creche será executada com a metodologia Light Steel Frame (LSF), que é um sistema construtivo com elementos metálicos para paredes e coberturas, formados por quadros estruturais de perfis leves de aço zincado, fazendo com que a construção seja mais rápida. (Fonte: Ascom PMM)
Paulo Camara
18 de novembro de 2014 - 16:04Procure se informar melhor antes de criticar Marcus. Todas as obras de pavimentação da gestão do prefeito João Salame estão sendo feitas com drenagem. Nunca se enterrou tantas manilhas em Marabá como agora. Mas a parte de água e esgoto é da Cosanpa, que não faz nada. Se o prefeito for esperar pela Cosanpa ele não vai asfaltar nada. A parte dele, que é a drenagem, ele tá fazendo. Espero que essa Cosanpa saia de Marabá e assuma uma empresa que acelere a colocação de água e esgoto na cidade.
Marcus
18 de novembro de 2014 - 11:26Tudo bem que levar o asfalto é legal. Mas fica uma dúvida: e as redes infraestruturais de água e esgoto, estão sendo colocadas? Ou futuramente (se um dia essas redes chegarem) vai ter que abrir buraco pra colocá-las? Ou seja, duas obras que poderiam ser feitas em apenas uma. Quem ganha? As empreiteiras!!!!