Uma pesquisa não registrada realizada em Itupiranga, além de revelar o humor do eleitorado em relação às intenções de voto visando a eleição de outubro, disponibiliza importantes reações da população do município, principalmente no que se refere a percepção que as famílias da comunidade revelam quando o assunto é “governar a cidade”.
Como os dados de intenção de voto não podem ser publicados, considerando a pesquisa de caráter estritamente reservado, sem registro junto ao TRE, o blog limita-se a expor apenas detalhes do grau de governança descoberto, sem indicação de índices,
Do relatório da pesquisa em mãos do blogueiro, é possível medir a confiança dos moradores das zonas urbana e rural quando são indagados sobre a confiança que cada um tem da classe política.
Dizem que “o povo tem memória curta”, quando se refere a esquecer os desmandos da classe política, mas a pesquisa contraria o dito popular.
Nas explicações colhidas junto aos entrevistados, há diversas citações sobre o desastre de administrações passadas -, muitos chegando a lembrar “dos cheques sem fundo da prefeitura que um ex-prefeito soltava na praça”, para pagar compromissos sem lastro financeiro.
Em uma pergunta cujas repostas surgem espontaneamente, o nome do prefeito Benjamin é citado como aquele que mais conhece os problemas da cidade e que se dedica ao município com muita determinação.
Em outras palavras, Benjamin Tasca é visto como administrador que gera credibilidade e faz entrega de obras, uma espécie de “porto seguro” para a comunidade.
A medição do índice de confiança da gestão tem números positivos surpreendentes.
Em março, haverá pesquisa registrada sobre o humor do eleitorado de Itupiranga em relação a disputa eleitoral de outubro, que será divulgada aqui no blog.