Coluna “Coisas da Política” publicada originalmente no portal nacional Opinião em Pauta informa sobre a “banzeirada”  em movimento na relação entre a prefeita Josemira Gadelha (MDB), de Canaã dos Carajás, e seu antecessor Jeová Andrade.

O rompimento ainda não está formalizado, mas caminha a passos largos.

O portal Opinião em Pauta, com Redação em Brasília, já ultrapassou mais de 200 mil acessos dia, nem bem se passaram quatro meses de existência.

Leia a coluna aqui também.

 

—————————————

ESTREMECIMENTO

Em Canaã dos Carajás, uma das cidades que mais cresce no Estado, a prefeita Josemira Gadelha (MDB), que está muito bem avaliada na opinião pública, vê a figura do ex-prefeito Jeová Andrade, que foi seu padrinho político nas últimas eleições, se erguer como possível adversário no pleito do ano que vem. Escorado na força do bolsonarismo no município (Bolsonaro teve 62,96% dos votos no segundo turno em Canaã) e no seu legado como prefeito, Jeová tem ensaiado o retorno.

 

RECUSOU

Como não há um rompimento definitivo entre prefeita e ex-prefeito, muitos bombeiros atuam para evitar o confronto. Comenta-se que uma das iniciativas teria sido articulada junto ao governador Helder Barbalho. Jeová é primeiro suplente de deputado estadual do MDB e lhe teria sido sugerido que assumisse o mandato, com a convocação de algum deputado para ocupar cargo no governo. O próprio Jeová teria desestimulado a iniciativa.

 

ARTICULAÇÃO

A se confirmar o rompimento, operadores do ex-prefeito pensam na filiação em bloco de seguidores de Jeová ao Partido Liberal (PL). E sonham com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro em Canaã para abonar a ficha de filiação de Andrade. Ou seja, daqui até o ano que vem, prazo limite para as filiações, fortes emoções deverão povoar o imaginário das lideranças políticas do município.

 

FORÇA

Pelo sim pelo não, Josemira – foto abaixo – tem pisado forte no acelerador da gestão. Tendo o município com os cofres turbinados graças a exploração do minério de ferro pela Companhia Vale, a prefeitura tem pavimentado diversas estradas vicinais, melhorado o visual da cidade e implementado diversos programas sociais que beneficiam a população de baixa renda. Ao mesmo tempo é uma gestora que aposta no diálogo com os diversos setores da sociedade. O resultado é uma popularidade em alta.

 

PESQUISA

Instituto Doxa fez mais uma rodada de pesquisas, desta vez no município de Ananindeua. Segundo o levantamento, o prefeito Daniel Santos (MDB) está com sua gestão muito bem avaliada, com 84,9% de aprovação. Se for candidato a reeleição 72% dos eleitores apostariam suas fichas lhe dando um novo mandato. No levantamento, o governador Helder Barbalho tem 81,2% de aprovação no município e o presidente Lula crava 64,5%.

 

DISTÂNCIA

Informa a Doxa que, além de disparar em primeiro lugar nas menções espontâneas, Daniel Santos aumenta sua diferença quando os nomes são apresentados aos entrevistados. Ele aparece em primeiro lugar com 72%. Em segundo surge o nome do deputado Chicão (MDB), presidente da Alepa, com 2,7%. Os ex-deputados Miro Sanova (PDT) e prof. Nilse (PDT) aparecem em seguida com 2,2%. O também ex-deputado Eliel Faustino (União Brasil) crava 0,5% e a suplente de deputada Livia Noronha (PSol) 0,2%

 

DISPUTA

Ainda segundo a Doxa, em Capanema, o prefeito Chico Neto (MDB), que já foi reeleito, segue bem avaliado e dois nomes ligados à sua gestão surgem à frente das pesquisas para sua sucessão. O secretário de Desenvolvimento, Marcelo Pierre (Republicanos), aparece em primeiro, com 16% das intenções de voto. O vice-prefeito Claudionor Moreira (MDB) vem em segundo, com 15%. O empresário Jair Neves (União Brasil) tem 11,8%, vereador Ruy da Princesa (MDB) 9,2%, o ex-prefeito Eslon Martins tem 4,4%, o ex-prefeito Alexandre Buchacra 4% e o vereador Pedro Paulo (União Brasil) 2,6%.

 

VANTAGEM

O jovem Marcelo Pierre (foto abaixo), filho do ex-prefeito Edmilson Acácio, o Padinho, aparece em primeiro lugar em todas as simulações que são realizadas. Além de tudo possui a menor rejeição entre todos os pretensos candidatos. Habilidoso e focado em políticas de desenvolvimento que geram empregos, já que foi presidente da Associação Comercial e Industrial do município, Pierre se destaca como uma voz modernizante na gestão do prefeito Chico Neto. Resta saber para que lado o coração do gestor vai pender na hora de escolher seu candidato, haja vista que seu vice, Claudionor Moreira, está na fila há vários anos.

 

NA RUA

Deputado federal Henderson Pinto (MDB) cuida do seu mandato, mas não descuida da sucessão municipal em seu maior reduto. Na última semana fez uma grande reunião com lideranças comunitárias de Santarém para fazer um balanço de sua atuação. Diante das dificuldades de saúde do ex-deputado José Maria Tapajós, há quem garanta que Henderson será o candidato do MDB na disputa pela prefeitura, contando com o apoio do governador Helder Barbalho e do prefeito Nélio Aguiar.

 

UNIÃO

Nélio Aguiar (MDB) esteve na última quinta-feira, em Brasília, em agenda com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para solicitar apoio no sentido da liberação de recursos nos ministérios para diversos projetos de interesse da prefeitura de Santarém, além da implantação do curso de medicina na Ufopa. O gestor estava acompanhado de Everaldo Martins, amigo de Padilha, ex-chefe da Casa Civil da governadora Ana Júlia e irmão da deputada Maria do Carmo (PT), principal adversária do prefeito. Fumaça branca à vista?

 

SUPERINTENDÊNCIA

Depois do excelente trabalho realizado à frente da Cohab, sobretudo na execução do Programa Minha Casa, o ex-vereador Orlando Reis está com o nome cotadíssimo para assumir a Superintendência Estadual da Caixa Econômica Federal, da qual, aliás, é funcionário de carreira. Reis é apoiado pelo governador Helder Barbalho, considerado um dos maiores aliados do presidente Lula.

 

FÓRUM

Nos dias 16 e 17 de junho acontece em Manaus o 1º. Fórum da Amazônia. O evento pretende debater políticas de Sustentabilidade, Preservação Ambiental e Cultural, Turismo Ecológico, Ações Humanitárias, Projetos Inovadores, Governamentais e Institucionais. A sede da Assembleia Legislativa do Amazonas será uma das sedes do encontro, que está sendo organizado por diversas Organizações Não Governamentais.

 

PARALISAÇÃO

Nesta terça-feira (16), o Fórum de Entidades Sindicais dos Servidores Públicos Estaduais do Pará estará promovendo um Dia de Paralisação e Ato Público em defesa do reajuste dos salários do funcionalismo. As entidades argumentam que as perdas acumuladas no atual governo já somam 20% e desejam abertura de negociações para corrigir essa defasagem. O evento acontecerá as 9h, em frente a Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad).

 

EXEMPLO

Na distante Vila Santa Fé, no município de Marabá, a Associação dos Moradores locais, presidida pelo líder Francisco Xavier, realizou no último dia 13 uma reunião com os moradores para proceder uma Prestação de Contas dos serviços da entidade. Além de discorrer sobre as atividades da associação e os recursos por ela movimentados, Xavier levou engenheiros e técnicos para realizar palestras educativas sobre previdência e agricultura aos associados.

VOTOS

Que a semana seja de realizações para todos e todas!