A repercussão do post “Eleição-24: na opinião da maioria do eleitorado, Tião não pode correr o risco de lançar candidato que não seja competitivo”, publicado nesta quinta-feira, 18, alimentou de forma extraordinariamente o acesso ao blog.

Até às 23 horas da noite do mesmo dia, 8.788 pessoas haviam visitado este site.

Do total de acessos, 8.732 leram o post tratando da sucessão do prefeito Tião Miranda.

O post foi publicado às 09h06 da quarta-feira, e treze horas depois já batia o recorde de acessos em menos de um dia.

O mais importante, além da audiência do post, foi a repercussão política da análise.

Durante todo o dia, o celular deste blogueiro foi acionado por leitores interessados em comentar  suas observações, fazer indagações e, principalmente, emitir opiniões.

Cinco lideranças de bairros,  bastante conhecidas em Marabá, concordaram com o foco central do texto: a inviabilidade da pré-candidatura do vice-prefeito  Luciano Dias.

Uma delas, precisamente atuando no Núcleo Cidade Nova, considera o nome de Luciano “extremamente queimado”.

“Esse moço não tem condições de ganhar eleição, tudo por causa do que ele fez de errado na Secretaria de Educação, perseguindo os professores”, disse.

Uma senhora que há anos dirige uma associação de bairro, além de ter felicitado a “qualidade do texto”, como disse, adiantou que ela mesmo tem feito ´pesquisas´ em sua comunidade, conversando com vizinhas e demais moradores.

“No bate-papo com meus conhecidos, é impressionante sentir o quanto o Luciano tem rejeição. Se o Tião (Miranda) realmente for lançá-lo candidato, perderá de novo (eleição) , como perdeu para o Maurino (Magalhães) e para o João Salame. É impressionante a quantidade de pessoas que dizem que jamais votarão nele”, afirmou a dirigente comunitária.

Quatro vereadores fizeram ligação para o blogueiro.

Todos foram unanimes em constatar a rejeição a Luciano Dias.

Curioso é que os quatro parlamentares em contato com o blogueiro, fizeram parte do grupo que esteve com o  prefeito Tião Miranda, durante o mês de dezembro ultimo, afirmando apoio ao nome de Luciano.

Um deles, ao ser indagado pelo blogueiro, nesta quarta-feira, a respeito da posição assumida mês passado, foi incisivo em declarar a sua mudança de direção:

-“Meu amigo Hiroshi, ninguém acompanha caixão. Se o Luciano, como você bem disse na matéria em seu blog,  até este mês não decolou, é sinal de que ele não tem condições de ganhar a eleição, que será dura, teremos adversários fortes”, disse, em tom de mudança de rumo quanto ao seu apoio eleitoral,

Modo geral, as manifestações das pessoas que telefonaram ao blogueiro, revelaram exatamente o temor de perder a eleição.

Um conhecido comerciante, muito amigo do blogueiro, fez uma narrativa curiosa.

“Quando eu li a matéria no seu blog, lembrei que no domingo, lá na garagem náutica no bairro da Mangueira, a gente conversava sobre isso, eu e outros amigos. A preocupação do povo de Marabá é sobre para quem o Tião Miranda entregará a prefeitura, quando terminar o mandato dele. Estamos vivendo um momento de promissoras expectativas, atualmente, com a cidade bem administrada, obras para todo canto, gerando circulação de serviços, trabalho e renda, ativando as vendas no comércio. O prefeito precisa analisar muito bem quem ele escolherá para disputar a eleição. O vice prefeito não tem condições de ganhar”, disse.

 

Brabeza e supostas ameaças

Durante os telefonemas recebidos, o blogueiro também tomou conhecimento de que o post não foi bem recebido em alguns setores da prefeitura de Marabá.

Há informações de que o círculo que luta pela confirmação de Luciano Dias candidato de Tião Miranda, dentro do governo municipal,  teria feito críticas e até cogitado consultar advogado para analisar a possibilidade de um processo contra o blogueiro.

Houve até quem dissesse que este blog estaria sendo pago para fazer campanha contra a pré-candidatura do vice-prefeito.

É um direito a todos concordar ou discordar.

Direito até de buscar a Justiça para censurar o trabalho do jornalista.

O estrebucho é natural, entre os desesperançados filhos de Adão.

A análise que este blog fez ontem resulta de fatos concretos, resultados de pesquisas, conversas com pessoas da comunidade.

Nada pessoal contra Luciano Dias, até porque este blogueiro nunca conversou com o vice-prefeito, só o conhece através de fotos e de um rápido encontro casual durante um ato de inauguração de uma obra, em Marabá.

O foco do post foi exclusivamente de interesse jornalístico, pontual, distanciado de qualquer sentimento político-partidário.

É isso.