169 servidores municipais foram ouvidos em enquete encomendada a um serviço de telemarketing, de Belém, pelo Blog Hiroshi Bogéa On Line.
O call center parceiro do blog planejou a pesquisa a partir de formação de uma lista de telefones de servidores, por secretaria; e de escolas municipais, cujos diretores foram ouvidos diretamente.
Entre a formação da lista de telefones e o período da aplicação da enquete propriamente, o telemarketing trabalhou 9 dias.
A lista de contatos se transformou na ferramenta segura necessária à qualificação da pesquisa.
Objetivo da enquete foi medir a temperatura dos funcionários da prefeitura de Marabá em relação a eleição municipal de 2024, cuja sucessão do prefeito Tião Miranda já está em franca evolução, despontando articulações políticas entre alguns personagens protagonistas.
Algumas pré-candidaturas já estão em campo.
Pela oposição, aparecem os nomes dos deputados estaduais Dirceu ten Caten (PT), Wenderson Chamon (Chamonzinho), pelo MDB; e Toni Cunha (PL), pelo menos até agora os mais expostos na redes sociais.
Sem se pronunciar oficialmente ainda sobre quem realmente escolherá como seu candidato à sucessão, Tião Miranda mantém-se arredio à disputa, priorizando o controle financeiro do município, atualmente sacudido pela perda de milhões de reais em face da queda dos repasses dos valores de FPM e ICMS.
Como há uma nítida deflagração nas redes sociais da pré-campanha do vice-prefeito Luciano Dias, pessoa da confiança de Miranda, a avaliação de políticos é de que o nome já está definido.
Só que pessoas próximas ao prefeito de Marabá entendem que o jogo ainda vai ser jogado, e que Tião poderia ter outra convicção, podendo reavaliar o quadro eleitoral, mais lá na frente, e refletir sobre a decisão mais acertada
Como o prefeito de Marabá não vem trabalhando previamente o nome de seu candidato, como tem sido feito pelo governador Helder Barbalho ao anunciar com antecedência de mais de três anos das eleições estaduais, o nome de sua vice governadora Hana Ghassan Tuma como a já escolhida para disputar sua sucessão, a situação em Marabá, na base do prefeito municipal, fica à base das conjecturas.
Além de Luciano Dias, que declaradamente já está em pré-campanha, outro nome que realça no cenário político é o do secretário de Obras de Marabá, Fábio Moreira.
Ao contrário de Luciano que tem um perfil técnico introspectivo e de comunicação arredia, Fábio Moreira circula na cidade com maior desenvoltura, envolvido diretamente com movimentos esportivos e de fácil trânsito entre lideranças de bairro.
A enquete
Três perguntas foram feitas aos consultados:
- O vice-prefeito Luciano Dias deve ser o provável candidato a prefeito do Tião Miranda. Você votaria nele?
Sim – 17%
Não – 67%
Não sabe – 16%
- Caso o prefeito Tião Miranda decida pela escolha do nome do secretário de Obras Fábio Moreira como seu candidato, você votaria nele?
Sim – 62%
Não – 16%
Não sabe – 22%
- Caso o prefeito Tião Miranda tenha um outro nome para indicar como candidato à sua sucessão, você votaria nesse candidato?
Sim – 45%
Não- 34%
Depende do nome – 13%
Não sabe – 8%
Olhando o relatório da enquete, Luciano Dias tem forte rejeição ao seu nome nas secretarias de Educação e Saúde, bem como na maioria das escolas do município, cujas diretoras rejeitam o vice-prefeito em grau elevado.
Nas mesmas secretarias e também nas escolas, transita de forma leve o nome de Fábio Moreira.
As ligações telefônicas realizadas em Marabá pelo call center ocorreram nos dias 14 e 15 de setembro.