Passando pela Pa-150, rumo a Alça Viária, vale a pena dar uma esticadinha até Abaetetuba para conhecer a fantástica feira à beira do rio Maratauíra (ou Meruú), um dos afluentes do Rio Tocantins
Não é uma Feira de Caruaru. Mas é bem melhor, bem melhor, pelo calor humano de sua gente e a fartura de mercadorias de todos os tipos.
Rasas de açai recém chegadas das ilhas povoam o cais.
O sabor açai da terra maratuia é mais do que um prazer. É um sentimento de gostosa entrega interiorana.
Também no cais, os dois meios de transporte mais usados em Abaeté: a bicicleta e os barcos.
Franssinete Florenzano
31 de julho de 2008 - 12:28Eu conheci Beja há uns 10 anos, antes da estrada de acesso ser asfaltada – aliás, fui lá com a equipe da Setran, para documentar o “antes”. Era lindíssima, areia fina e branca, cenário povoado por apenas alguns pescadores, indo e vindo em suas canoas, fixando currais de peixe e carregando suas malhadeiras. Uma visão paradisíaca que jamais esquecerei. Depois do asfalto (que vira e mexe fica uma tábua de pirulito) os monturos de lixo e urubus tomaram conta daquele lugar tão lindo. Até quando o poder público permitirá essa destruição – que acontece em toda parte do nosso Estado?
Hiroshi Bogéa
28 de julho de 2008 - 20:503:35 PM, sinceramente, não conheço a praia de Beja, mas muito dela já ouvi falar. Depois dessa sua observação, darei um pulo nesse balneário para sentir de perto. Adoro isso. Valeu a dica, parceiro.
Hiroshi Bogéa
28 de julho de 2008 - 20:42Frans, dessa vez não deu tempo. Mas de outras,anteriores, “mandei ver” peixe frito com açai…Pensa se é gostoso? rs
Anonymous
28 de julho de 2008 - 18:35Prezado hiroshi, tbm tem a praia de Beja vale a pena conhecer!!!
Franssinete Florenzano
28 de julho de 2008 - 16:43Hiro, você aproveitou e traçou um suculento peixe lá naquele restaurante na beira do rio? Beijos!