Declaração é de um oficial da reserva da Polícia Militar, hoje atuando na área de advocacia, em Belém, eventualmente chamado a aconselhar antigos colegas em postos de comando na caserna. Sob condição de anonimato, ele concordou em apontar as principais falhas da secretaria de Segurança do Estado no combate a violência.
Em agosto do ano passado, conta nosso colaborador, durante encontro com todo o setor de segurança pública na Academia de Polícia Civil, Geraldo Araújo disse aos subordinados presentes (coronéis, delegados, todos em postos de comando) que não tinha um Plano de Segurança Pública.
– O nosso Plano é o mesmo da Maria Tavares (ex-secretária de Segurança). É o “Plano da Polícia Cidadã”.
Ao ser perguntado sobre a impressão que tem de Geraldo Araújo:
– Excelente pessoa humana, um fidalgo, na acepção da palavra, extremamente justo e humano. Só que vivemos num estado de guerra contra o crime e, nessas horas, é preciso dar murros na mesa, exigir do PM ou do delegado ações práticas. Infelizmente está faltando essa voz de comando. O nosso secretário não cobra tarefas. O doutor Geraldo, na área de Inteligência, está deixando um legado para o nosso Estado.
Dentro dos órgãos de segurança, a impressão que se tem é a de que o secretário “está por estar” no cargo, sem motivação. E conta uma passagem que pode explicar esse estado de espírito:
– Durante tensa reunião com uma delegação de políticos e lideranças comunitárias de Igarapé-Miri, todos cobrando mais segurança, de repente, doutor Geraldo se desligou das discussões e foi se postar diante de uma janela que dava pra rua, acendeu um cigarro e ficou ali, enquanto seus auxiliares diretos tentavam contemporizar a situação. Eu estava presente ao encontro, a pedido de um amigo de Igarapé-Miri. Foi ali que constatei a total ausência de nosso secretário dos graves problemas. Não sei se ele aceitou o cargo para efeito de enriquecimento de seu maravilhoso currículo de policial padrão…
Deixando clara sua postura de “apolítico”, sem nenhuma ligação com qualquer partido, o advogado garante existir corpo-mole dentro dos órgãos de segurança.
O anuncio feito pela governadora de aquisição de equipamentos GPS para monitoramento das viaturas em seus deslocamentos pela cidade, é festejado pelo nosso colaborador.
A palavra é gestão
Não basta investir em concurso público, diz.
– A governadora já fez muito pelo que seus antecessores deixaram de fazer. Novos concursos públicos e admissão de novos policiais, porem, não basta. É preciso fazer isso, e muito mais. Só que está faltando gerenciamento. Quando a governadora, semana passada, disse que vai querer os oficiais nas ruas, ela está certa, pelas explicações que já dei anteriormente. Os oficiais têm de acompanhar seus subordinados. Policia só atende a Major e coronel. O resto é piada.
Nota do blog: amanha, continuamos com a entrevista.
Anonymous
14 de janeiro de 2009 - 00:16A ele tambêm adora fazer piadas sem graças, só lembrando o nome da Ex. Secretária de Segurança é Vera Tavares e não Maria.
Anonymous
13 de janeiro de 2009 - 22:39A palavra certa para o que está acontecendo é boicote. Dr. Geraldo Araújo, que foi nomeado para, entre outras coisas, desbaratar as quadrilhas encrustadas nas polícias Civil e Militar, agora está recebendo o troco.
O seu colaborador, PM da reserva e advogado, embora elegante nas palavras, apenas demonstra o rancor contra um corpo estranho na direção da segurança no Estado. Ponto final.
Anonymous
13 de janeiro de 2009 - 18:04sabe porque a policia nao acerta hiroshi??ta explicito que qualquer politica publica de segurança ta no foco errado,eles dirigem o tema para as consequencias e nao para as causas,enquanto nossa governante se cerca de adversarios politicos para assegurar sua reeleiçao em 2010 (ITALO E TIAO MIRANDA )ca pra nós,de onde tiraram essa ideia de que os dois acima mencionados tem o perfil de homens que possam acrescentar algo a instituiçao SEBRAE…diga ao povo que REI SOU EU…..piada de mau gosto
Hiroshi Bogéa
12 de janeiro de 2009 - 20:13Rsrsrsr
Bem, se realmente ele está com enfraquecimento da vontade, é isso mesmo. Aceitando a análise do perfil atual do respeitável secretário.
Valeu a sacada, parceiro!
Anonymous
12 de janeiro de 2009 - 13:01então, o cara é abúlico é, Hiroshi? Pela descrição de sua fonte abulia é a característica mais marcante do secretário.