O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) aprovou, com unanimidade, o parecer prévio favorável às Contas de Governo – Exercício 2022, com 36 recomendações, em sessão extraordinária realizada na última quarta-feira (24). Cabe agora à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) julgar as contas do Poder Executivo após a remessa do Relatório Técnico de Análise e do parecer prévio pelo TCE-PA.
A relatoria das Contas de Governo coube ao conselheiro Fernando de Castro Ribeiro, vice-presidente do TCE-PA, sendo observados na análise técnica o cenário econômico e social do estado; o planejamento e a execução orçamentária; demonstrações contábeis; a gestão fiscal; os limites constitucionais e legais; a fiscalização em tema específico; o sistema de controle interno; o monitoramento das recomendações ao Poder Executivo referentes ao exercício de 2022.
Segundo o conselheiro Fernando Ribeiro, compete ao Tribunal, nos termos do artigo 116 da Constituição do Estado do Pará de 1989, apreciar as contas prestadas anualmente pelo Poder Executivo e emitir parecer prévio a respeito.
A conselheira presidente do TCE-PA, Rosa Egídia Crispino C. Lopes, parabenizou o relator e equipe técnica do TCE-PA responsável pela análise dos dados apresentados pelo Executivo. Ela também destacou o desempenho do governo estadual na gestão pública, que vem demonstrando compromisso com a gestão.