Ailson Gomes Carneiro, 57 anos, estava em uma viagem com sua esposa, Elizangela Santos das Chagas, de 50 anos, que também faleceu. Ambos são considerados vítimas do desabamento de uma ponte que liga Tocantins ao Maranhão.
O corpo do vereador Ailson Gomes Carneiro (PD) , 57 anos, foi encontrado no rio Tocantins na manhã deste domingo (29). Ele e sua esposa, Elizangela Santos das Chagas, de 50 anos, estavam em uma caminhonete que caiu da ponte JK, na divisa entre os estados do Tocantins e Maranhão, ficando submersa a 35 metros de profundidade.
A dupla compartilhava a vida há mais de três décadas e havia formalizado o casamento apenas dois dias antes do trágico evento.
Durante o colapso da ponte, eles estavam a caminho de Palmas (TO), onde planejavam celebrar as festas de fim de ano com alguns membros da família.
A família identificou o corpo do vereador e a confirmação oficial foi realizada pelo Instituto Médico Legal de Araguaína no período da tarde. Pablo Vinicius Gomes Taveira Carneiro, filho de Ailton, expressou sua gratidão à equipe responsável pelas buscas e afirmou estar aliviado pelo reencontro com o corpo do pai.
Atualmente, o que sentimos é uma sensação de alívio. Realizamos um encontro com todos os órgãos de segurança, as instituições e agências, como um gesto de agradecimento pelo esforço, atenção e o carinho que temos recebido ao longo desses quase oito dias. Neste momento, a emoção é de alívio e gratidão a Deus, assim como a todos que participam dessa operação, declarou Pablo.
Na quinta-feira (26), um mergulhador do Corpo de Bombeiros do Tocantins descobriu os cadáveres de ambos.
A picape em que eles se encontravam ficou encalhada sob uma carreta no leito do rio. O corpo de Elizangela foi encontrado na noite de sexta-feira (27) após se soltar e aparecer na superfície da água.
O casal será enterrado no Cemitério Municipal Santa Cecília, localizado em Itinga (MA), na próxima segunda-feira (30).
Corpos recuperados
Na manhã de terça-feira, 24, os bombeiros do Maranhão localizaram o corpo de Lorranny Sidrone de Jesus, uma menina de 11 anos, no rio. Ela estava dentro de um caminhão que carregava portas de MDF, proveniente de Dom Eliseu, no Pará. Aproximadamente às 9h, foi encontrado também o corpo de Kecio Francisco Santos Lopes, de 42 anos.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, ele atuava como condutor de um caminhão que transportava defensivos agrícolas. Na terça-feira (24), por volta das 11h20, foi localizado o corpo de Andreia Maria de Souza, de 45 anos. Ela era a motorista de um dos veículos que transportava ácido sulfúrico.
No domingo (22), foi encontrado o corpo de Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25 anos. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) revelou que ela era originária de Estreito (MA), porém residia em Aguiarnópolis (TO).
Um homem de 36 anos foi localizado pelos habitantes locais ainda com vida e encaminhado para o hospital de Estreito.
Na quarta-feira (25), as autoridades encontraram os corpos de Anisio Padilha Soares, de 43 anos, e de Silvana dos Santos Rocha Soares, de 53 anos.
Na quinta-feira pela manhã (26), mergulhadores encontraram dois cadáveres em um carro submerso no rio. Um dos corpos foi identificado como sendo de Elisangela Santos das Chagas, de 50 anos, que foi recuperado na sexta-feira (27), depois de se soltar e flutuar na superfície da água.
O segundo cadáver pertence a Ailson Gomes Carneiro, de 57 anos, e foi recuperado por mergulhadores na manhã de domingo (29).
Rosimarina da Silva Carvalho, de 48 anos, teve seu corpo encontrado no final da tarde de quinta-feira (26), a cerca de 16 km do local onde ocorreu o desabamento, fora da zona de mergulho.
No decorrer das operações de busca realizadas no domingo (29), foi encontrado outro corpo dentro de uma cabine de caminhão; entretanto, até a última atualização desta matéria, a vítima ainda não tinha sido recuperada.
A queda repentina
Conforme informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), vinculado ao governo federal, o desabamento se deu devido à falha no vão central da ponte. A origem do colapso seguirá em análise por parte do órgão. A estrutura foi totalmente bloqueada, e os condutores precisam utilizar caminhos alternativos.