Acaba de ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado projeto de autoria do senador Eleomar Quintanilha (PMDB-TO) autorizando realização de plebiscito para a criação do Estado de Carajás. A votação recebeu unanimidade dos 22 membros da CCJ. Durante discussão da matéria, discursos de parlamentares defendendo a revisão territorial do país marcou a tônica dos debates. Matéria seguirá agora para votação do plenário.
Eduardo André Risuenho Lauande
5 de julho de 2007 - 13:21Taí uma boa notícia!
roberto salame filho
4 de julho de 2007 - 21:02Temos que dialogar com a bancada de SP, RJ e MG, as maiores do Congresso.
Com a redivisão territorial, a correlação de forças das bancadas na Câmara e a representatividade de cada Estado no Senado sofrerão alterações. Um novo quadro político poderá ser formado, a favor da região Norte, que certamente contraria interesses econômicos e políticos do sul e sudeste.
Acho que a apreciação de outros projetos de redivisão territorial relativo a outros Estados, que tramitam no Congresso, devem ser apreciados conjuntamente.
Sem esta articulação, teremos dificuldade no Plenário, diante dos interesses determinantes das bancadas do Sudeste.
Anonymous
4 de julho de 2007 - 18:35Não se deve esquecer também que as forças contrárias à libertação das regiões Oeste e Sul do Pará, ficadas nos gabinetes de Belém, farão de tudo para impedir o grito de nossa liberdade.
Antonio Alberis
Santarém
Valdinar Monteiro de Souza
4 de julho de 2007 - 16:35Venceu-se a primeira batalha! Mas ainda temos muita coisa pela frente.
Desafios é o que não nos falta.