Analisando a pesquisa realizada pelo Target, o blog chegou à conclusão de que a mesma apresenta uma série de equívocos:
1- O principal é quanto à inclusão do nome do prefeito Sebastião Miranda no disco de consulta sem que haja outra configuração com a mesma pergunta quanto a preferência do eleitorado, se as eleição fosse hoje, excluindo-o. Como o atual prefeito não pode ser candidato e na citada pesquisa aparece com 17%, essas indicações conferidas a ele iriam para qual provável candidato? Do jeito que foi feita, sem outras simulações, o resultado não é confiável;
2- No relatório final, não existe diferenciação da resposta espontânea da estimulada. Há dois gráficos. Um mostrando os candidatos preferidos da classe feminina e o outro do sexo oposto. Todavia, no questionário entregue aos entrevistadores, as duas situações foram aplicadas;
3- Inexistência de indicação da metodologia usada, razão pela qual se desconhece a margem de erro, ocultada no relatório;
Por esses motivos, o blog se nega a prosseguir divulgando o resultado da consulta. Pede também para se desconsiderar os dados do post “A Pesquisa do Target”.
Hiroshi Bogéa
24 de agosto de 2007 - 10:51Bi?! “Bi”o que, ‘titio”. Bi Campeão? Bi..chado? Esclareça melhor esse “bi”, siô.
Quanto ao financiamento das pesquisas, isso faz parte do jogo. Marcar presença. Impressionar o políico, com mensagem explícita do “estamos aqui pro que der e vier”. Ninguem muda isso.
abraços Ademir.
Quaradouro
24 de agosto de 2007 - 09:12Assim, pô, você me entrega pra Terezinha! eh eh eh Mas tava uma delícia. Ah, isso tava!
Escuta, vovô (me disseram que teus netos te chamam de vô Bi eh eheh Bi!? Putz!) sei que rolam pesquisas por todo canto nesta cidade – já fui até ouvido numa delas, o que me rendeu uma crônica publicada no Correio – e duas coisas me instigam: 1. esses interessados todos estão, de fato, nadando em dinheiro para financiá-las, decerto; 2. o que é que eles fazem com tanta porcaria produzida a 14 meses da eleição?
Hiroshi Bogéa
24 de agosto de 2007 - 01:55Esquecendo a pesquisa que nem chegou a ser publicada em sua essencia, devo dizer-lhe que quanto a viagem ao sul do Pará, a mesma não é clandestina. O digníssimo guru, excesivamente ciumento, bem o sei, é o primeiro da lista.Perguntas ao Juva.
Temos novidades.
Um abraço, querido.
NB – Ei, “titio’, estou chegando agora em casa (22h53) e venho por aquele mesmo trajeto que trilhamos, eu, vc e o Juvencio, depois de um bom tempo no Galegos. Passei na casa de minha irmã Teresinha que sempre me acode quando estou noturnamente esfomeado (de triste lembrança: lembras que depois de deixarmos o Juvencio no hotel vc derramou no piso do carro o rango da boemia?! Eh eh )
Deus te projeta!
Quaradouro
23 de agosto de 2007 - 22:14Devo inferir, portanto, que os contratantes erraram o alvo (target, em inglês) e levaram gato por lebre? Bem feito! Instituto de pesquisa tem de ter passado sólido e reconhecimento público.
Quanto a essa viagem clandestina ao sul do Pará, para a qual o senhor quer levar só o Prof. Juva (sim, ele pesa e vale por mim e muitos de nós,Deus seja louvado!) se eu não for incluído na tramóia vou dedar pra todo mundo.
E não te gosto mais!
Hiroshi Bogéa
23 de agosto de 2007 - 20:58Pois é, Val. Mas não quero repercutir nenhuma intenção de inviabilizar o trabalho do instituto. Só acho que tá faltando punch!
Hiroshi Bogéa
23 de agosto de 2007 - 20:54Mermão, madeira de com força! toc toc toc mesmo.
Ligarei pra você assim que chegar, Juva.
Val-André Mutran
23 de agosto de 2007 - 20:33Mas que furada da Target heim Hiroshi?
Caramba!
Hiroshi Bogéa
23 de agosto de 2007 - 20:30Meu compadre, quando coloquei a vista na ‘coisa’ tomei um susto. Acho que me precipitei em lançar a público alguns dados. Sinceramente? Não vale mesmo!
Abs
PS- o email nao mandei por falta de tempo. E nem mandarei mais. Chego em Belém domingo pra passar a semana e a gente conversa pessoalmente. Sabe aquela incursão pelo Sul e Sudeste que sugeri a voce meses atrás, com a participaçao de colegas blogueiros e jornalistas? Fechei com a ACIM. Quero combinar com voce como planejamos a viagem.
Boa tarde, pra quem é de Boa Tarde.
Bo noite, pra quem é de Boa Noite.
Juvencio de Arruda
23 de agosto de 2007 - 19:12O olhar crítico do blogger.
Foi-se, pelos ares, a “pesquisa” da Target. A esta altura, divulgar seus encomendantes poderia causar um estrago, de razoáveis proproções, aos interesses ds mesmos.
Ponto para o blog.