Primeira pesquisa eleitoral encomendada pelo blog foi realizada pela Doxa Comunicação, de Belém, registrada no TSE, na última segunda-feira, 28, sob protocolo PA-00010/2012, usando metodologia quantitativa aleatória estratificada por quotas.
Foram ouvidas 606 pessoas nas zonas urbana e rural.
A margem de erro é de 3%, com 95% de segurança.
Doxa é um dos mais respeitados institutos de pesquisa do Pará,e na eleição para prefeito, em 2008, acertou todas as tendências do eleitorado local até o dia da eleição, propriamente dito.
Na pesquisa encomendada pelo blog, se a eleição fosse hoje, o pré-candidato do PTB, Sebastião Miranda, teria a preferência do eleitorado, mas com registro do nome do também deputado estadual João Salame crescendo, em relação a outras consultas feitas anteriormente.
Na pesquisa espontânea em que aparecem todos os pré-candidatos:
Sebastião Miranda (PTB) – 41,1%
João Salame (PPS) – 20,5%
Maurino Magalhães (PR) – 9,1%
Ítalo Ipojucan (PMDB) – 1,0%
Luís Carlos Pies (PT) – 0,5%
Jorge Bichara (PV) – 0,5%
Manoel da Cosanpa (Psol) – 0,5%
Branco/Nulo/NS/SR – 26,9%
Na pesquisa estimulada em que aparecem todos os pré-candidatos:
Sebastião Miranda (PTB) – 45,7%
João Salame (PPS) – 29,1%
Maurino Magalhães (PR) – 13,5%
Ítalo Ipojucan (PMDB) – 2,5%
Luís Carlos Pies (PT) – 2,3%
Jorge Bichara (PV) – 1,2%
Manoel da Cosanpa (Psol) – 0,5%
Branco/Nulo/NS/SR – 5,2%
No Cenário 2 da Estimulada, foi excluído o nome do pré-candidato do PV, Dr. Jorge Bichara:
No Cenário 3 da estimulada, nos quais aparecem apenas os pré-candidatos Tião Miranda, João Salame e Manoel da Cosanpa:
No Cenário 4 da estimulada, foram excluídos os nomes de João Salame, Jorge Bichara e Ítalo Ipojucan:
No Cenário 5 da estimulada, foram excluídos os nomes de Luís Carlos, Ítalo e Jorge Bichara:
No Cenário 6, aparecem aparecem apenas os nomes de Maurino Magalhães, Tião Miranda e Manoel da Cosanpa (Psol)
No Cenário 7, sem os nomes de João Salame, Jorge Bichara e Luís Carlos.
No Cenário 8, ainda da estimulada, aparecem os nomes de Maurino, Tião, Jorge Bichara e Manoel da Cosanpa.
Seleção de entrevistados
A seleção dos entrevistados foi feita por sorteio aleatório das residências por lote censitário e a escola do informante conforme perfil das quotas.
A equipe de entrevistadores do Doxa utilizou técnica domiciliar e individual de abordagem, realizando checagem de 20% das entrevistas feitas.
Somente entrevistados pessoas maior de 16 anos, residindo a pelo menos um ano no município.
Pesquisa realizada no período de 26 a 28 de maio.
Distribuição de questionários
Das 606 pessoas entrevistadas nas zonas urbana e rural, os questionários foram distribuídos conforme o percentual de eleitores nas respectivas áreas pesquisadas.
Para exemplificar:
No Núcleo Cidade Nova, composto de 48.748 eleitores, conforme dados do TRE, percentual de 34,70% questionários;
Núcleo Nova Marabá ( 48.559 eleitores) = 34,57% ;
Núcleo Velha Marabá (11.968 eleitores) = 8,52%
Morada Nova (6.064 eleitores) = 4,31%
Novo São Félix ( 4.391 eleitores) = 3,12%
São Félix antigo (2.959 eleitores) = 2,10%
Murumuru (903 eleitores) = 0,64%
Zona Rural (16.881 eleitores) = 12,04%
Nota do Blog: Outros dados da pesquisa serão postados aqui no blog, inclusive Plano Amostral, perfil de eleitores, etc.
——————-
Atualização às 13:03 (04/06/12)
Onde se lê acima 606 entrevistados, por favor, leia 632 entrevistas. O erro foi de redação aqui do poster, sem o cuidado merecido de revisá-lo.
O total é de 632 pessoas entrevistadas pela Doxa Comunicação – conforme o leitor vai constatar no Plano Amostral que soma entrevistas, bairro por bairro.
O erro foi nosso aqui, com pedidos de desculpas.
RICARDO D CORSINO
1 de julho de 2012 - 20:58Fazendo uma boa escolha não seremos aviltados em uma fila de um posto de saúde de madrugada para não sermos atendidos na manhã.Não será aquela mãe de família que dorme na fila a noite com seus filhos para ter um depreciativo bolsa família correndo risco de vida na calçada da Av Antônio Maia,Não será vc e nem eu que mora na periferia periférica de Marabá que irá presenciar tantos assaltos com várias vitimas.É lamentável com uma cidade que entra tantos recursos esteja tão desassistida de Infraestrutura,Saneamento Básico,Lazer e a saúde está sepultada nos quatro cemitérios de Marabá.Fica aqui o desabafo de um humilde pai de família que ver nossa belissíma Marabá jogada as traças,só sendo lembrada em períodos eleitorais,pensem bem cidadãos que irão pedir o nosso voto em nossos lares.
RICARDO D CORSINO
1 de julho de 2012 - 20:42Está na hora de nós cidadãos marabaenses termos um pouco de senso de politização, e pararmos de pensarmos que existe salvadores da pátria,paulatinamente marabá está se transformando em uma megalopole,é preciso escolhermos os menos ruins para nos representarmos bem no Executivo e Legislativo.um abraço a todos e excelente escolha.
Los Miserables
15 de junho de 2012 - 12:20O PSOL é o único partico capaz de governar essa cidade, tendo compromisso unicamente com sua população, pois o partido não tem coligações espúrias, imorais, onde prevalecerá depois das eleições a distribuição de cargos para os apadrinhados dessas coligações. Todos nessa cidade sabem que isso é uma regra: entrou devendo, tem que pagar. O PSOL não deve nada a nenhum cacique político, grupo político ou econômico. Quem quiser continuar vendo Marabá e sua população sofrendo, vote nesses aí que estão se juntando aos bandos para governá-la. Só não reclamem depois, como hoje reclamam de Maurino e um dia reclamaram de Tião.
Anônimo
13 de junho de 2012 - 18:26Vamos reunir a galera do Facebook e vamos detonar que essas caras do PSOL… Vamos mostrar para eles os traira que eles são!
Anônimo
13 de junho de 2012 - 18:25Nada de mudar de discurso, quem foi contra Carajás e Tapajós é contra Marabá e não merece o nosso voto!
Fora Jatene! Fora povo do PSOL! Vão todos morar em Belém junto com o Edmilson Rodrigues e todo o Tucanato.
Anônimo
13 de junho de 2012 - 18:22Toda a categoria da Saúde está indignada com o pessoal do SINTESP, mas só o Ricardo é que tá feliz, pois ele só consegue ver problemas no sintepp. Esse é o drama do PSOL, eles sempre estão contra a maioria!
Em 2013 é unidos pra lutar! 90% na frente, pois ninguém é unanimidade.
Anônimo
13 de junho de 2012 - 18:17Que tal! O PSOL quer questionar o SINTEPP. Conquistamos mais de 30% de reajuste salarial só em 2012. Nosso sindicato está reformando sede social e começa a reforma e ampliação da sede campestre no dia 20 de junho. A Saúde entrou em greve e saiu com 3% na marra. O Ricardo e seus irmãos estão na saúde e são do PSOL e ninguém fala nada só porque eles são amigos dos coordenadores do SINTESP.
Nas eleições passadas eles apoiram a chapa do pelego do Saraiva que está apoiando o Maurino Magalhães e levaram uma lapada de mais de 70% de diferença…
Pode vir cambada que em 2013 tem mais! Em 2013 a lapada vai ser ainda maior, será no mínimo 90%.
Anônimo
13 de junho de 2012 - 18:07Na realidade o PSOL é que não está a altura do wendel. Essas pessoas ligadas a ricardo otávio e família são todos os uns porra loucas. Só sairam do PT porque foram expulsos, caso contrário ainda hoje estariam no PT infernizando a vida da Bernadete e sua turma.
Acho que ele tem que ficar é no PSOL, a regra é: quem está incomodado é que se retire. Não há nada que proiba ele de continuar no PSOL, e em relação as vaias, é só isso que ele tem ouvido do PSOL seu desinformado das 21:32. O PSOL precisa aprender a lidar com isso (grande coisa ser vaiado pelo psol). O camarada foi único que teve coragem de assumir que não vai votar no Manoel da´gua, é só isso!
João Salame é a sua vez!
anônimo
12 de junho de 2012 - 21:32Rapaz, é interessante a discussão atual, mesmo observando que o grau de intelectualidade está aquém daquilo que eu esperava, mas acredito acredito que a democracia está consolidade. O debate nos mostra a vertente politica de Wendel e os outros que lhe enfrentam. Wendel, você se despolitizou e perdeu a chance de se tornar uma figura do PSOL em Marabá, agora se transformou num cabo eleitoral do Salame, em troca de uma secretaria talvez. O PSOL não mais lhe aceitará e acredito que nenhum de seus companheiros terão pulso para defender a sua permanência nesse partido. Outro fator importante que não podemos deixar de frizar é a sua permanência no SINTEPP, pois esse sindicato está a beira de uma falência, tanto financeira quanto política, pois faz tempo que não visualizamos atividades politicas, mas apesar de tudo desejo sorte a você no PPS, aconselho-lhe a não mais se apresentar como PSOL pois você pode ser vaiado, você é muito despolitizado.
Socialismo em ação
12 de junho de 2012 - 17:08PSOL é só mais um P…
Vc talvez seja “o cara”, vê-se que vc entende muito do Psol. O PSOL pode ter cometido esse erro crásso, de’ voluntaria ou até quem sabe involuntariamente’, ter cometido a asneira de tentar auto-promover seus candidatos,visto que, tratando-se de um sistema político como o nosso,onde os olhos se voltam para os mais “fracos” e omitem-se e fecham-se para o mais forte é obvio que o ministério público eleitoral deverá agir de maneira voluntária ou não. Basta lembrar o que a imprensa nacional fez em relações as atuações dos deputados João Batista Babá,Luciana Genro,Heloisa Helena e outros parlamentares Psolistas onde uma articulação bancada pelo PT/Globo e os supergrupos de comunicações não deram e não darão espaço para o psol atuar e contar a verdade sobre oque acontece em nosso país a partir do congresso nacional.
Ao Socialista
junho 11th, 2012 at 9:49
Quanto a vc senhor (a) Socialista,gostaria de dizer-lhe que não sou Psolista.Mas,conheço essas peças citadas desde que estiveram no PT. Partido do qual parecem nunca ter saido,pois,vira e mexe lá está um pelego perdido na contra mão. Quanto ao veneno,prefiro economizar para destilar em inerguminos parasitas como vc,que defende o Obvio,sombra e água fresca e o ceco na porta de casa ouvindo a banda tocar. Eu não conheço mesmo O seu MANOEL RODRIGUES,pois sou filho de Marabá e nunca vi esse camarada em atuação,nem nas últimas eleições municipais em Marabá,nem esse tal Ricardo e sua familia que deve ter votado em Branco por não acreditar em seus próprios camaradas e na convenção bradava canções e gritos revolucionários.Prá terminar sou João Salame mesmo sendo simpatico ao Psol. Acredito que irei me filiar no partido após as eleições,mesmo votando em Salame,pois meu rabo não é preso. Ai se conseguir achar um grupo de militantes competentes,irei disputar a Presidência do Partido e mostrar como se dirige um partido REVOLUCIONÁRIO.
Socialismo em ação.
PSOL é só mais um P...?!
11 de junho de 2012 - 23:21E agora, que o povo do PSOL vai dizer? Os amantes da ética, revolucionários e extremamente socialistas acabam de ser denunciados pelo MPE por usarem o horário eleitoral gratuito para promover os seus candidatos. Este fato aconteceu em Belém onde o famoso Edmilson Rodrigues, ex-PT, foi denunciado. Ao seu lado estão candidatos da direita ligados ao PPS, PMDB, PSDB e outros. Concerteza deve haver uma explicação socialista para isso, vocês não acham?
Gostei do Só Socialista, estes caras estavam precisando mesmo de uma chamada. Ficar lavando a roupa suja na rede é coisa de amador e despreparado. Não adianta ninguém ser presidente do PSOL, pois é um barco desgovernado. Independente de quem estiver a frente, ele vai acabar no fundo rio se continuar com esta postura. Não sei porque tanta raiva contra o povo da educação! Até onde acompanhamos eles são os únicos que conseguiram alguma coisa neste governo… Tá todo mundo querendo o sintepp na saúde, os meninos são preparados e deixaram o povo do sintesp babando nas reuniões.
Só Socialista!
11 de junho de 2012 - 17:39O PSOL precisa aprender que o partido pode estar acima de tudo, mas não pode ficar acima da sociedade. Um partido nasce desta necessidade, de garantir que o povo seja ouvido. Não dar para comprender o motivo que leva o PSOL a ficar contra a população só porque não concorda com as pessoas que lideraram a campanha da divisão ou por não concordar com os motivos da divisão. Que partido é este que fica contra mais 90% do povo e agora quer lançar candidatos à cargos de vereador e prefeito. Vocês estão longe de comprender o que realmente é o Socialismo; vocês estão mais para pessoas extremamente capitalistas que usam o socialismo como disfarce para enganar os cordeiros. Até onde EU sei o PSOL nasceu da necessidade de garantir a luta dos trabalhadores, pois estes estavam orfãos diante do abandono do PT que engessou a CUT, a CTB, a CNTE e tantas outras entidades de defesa do trabalhador. É uma pena que o PSOL não consiga refletir a luz da sociedade, mesmo não sendo uma regra. O PSOL de Santarem foi para a rua e ficou do lado do povo na luta pela criação do Estado do Tapajós, graças a isso nós somos referência em Santarém. O povo não nos odeia como em Marabá. Onde todo o PSOL foi estigmatizado pela conduta de alguns que acreditavam que poderiam convencer a sociedade a votar no Não! Jamais acreditamos que a criação do estado de Tapajós e Carajás poderia resolver todos os problemas apontados pela direita que estava a frente do movimento separatista, mas na nossa frente socialista, acreditávamos que pelo menos teríamos o direito de sonhar por dias melhores.
O povo do PSOL de Marabá precisa parar de preciosismo e pensar mais nos seus militantes e lideranças, essa discussão entre o MES, APS e CST não vai levar a nada! Vocês erram porque perderam a oportunidade de fazer uma proposta socialista de divisão mostrando para sociedade que era possível SIM a divisão, mas com uma nova visão de governo! É preciso que a executiva estadual tome uma decisão em relação a situação de Marabá, pois não podemos perder o apoio dos nossos filiados e militantes do PSOL, principalmente em relação ao Coletivo da Educação, uma vez que em todo o estado, o PSOL sempre encontrou na Educação um abrigo para as suas ideias e não é atirando pedras no telhado dos outros que vamos encontrar a solução. Acredito que esta mágoa em relação a Marabá vem desde o processo eleitoral da Subsede do SINTEPP, Congresso do PSOL e agora eleições 2012. Para finalizar, acredito que o Diretório do PSOL, principalmente na pessoa do seu Presidente, deve ter mais respeito com as demais tendências e coletivos do PSOL, pois a expressão: “nós somos a maioria” levou muitos partidos ao fundo do poço! É preciso mais maturidade para garantir acordos que respeite a visão da maioria de forças políticas presentes e não a maioria da corrente. Não esqueçam que o Rigler acabou de chegar e o mesmo precisa ter mais respeito pelos militante locais do PSOL.
Socialista
11 de junho de 2012 - 09:49Socialismo em Ação, o Otávio não é o PSOL, o PSOL é maior que Otávio, Ricardo e todos que você não gosta. E por que você não se candidatou ao cargo de presidente do partido pra mostrar como é que se conduz um partido? Outra coisa, esquece essa conversa de sim e de não. Isso é passado, até João Salame, o ardoroso defensor da divisão esqueceu, a prova é a união que ele faz agora com o PT, partido que também votou contra a divisão. Quanto ao nome do candidato do PSOL, ele se chama Manoel Rodrigues. Deixa de ser preconceituoso. Tu vai acabar morrendo envenenado no próprio veneno que tu destila. O PSOL é o único partido capaz de governar essa cidade com transparência, lisura, pois o mesmo não tem acordos espúrios com A ou B, não deve nada a grupos políticos e financiadores de campanhas, não está se oferecendo aos barbalhos garantindo votos para Helder, família essa que também votou contra a divisão. Mudem o discurso.
Socialismo em ação
11 de junho de 2012 - 02:55Esse otávio é um cinico e um excelente ator. Juntou-se ao Picareta Ricardo e deu o golpe de morte no PSOL-Marabá. Lembro que fui a convenção do Psol como observador e vi e ouvi esse senhor declarando seu ódio mortal ao povo do sul do Pará,que na ocasião clamava pela liberdade de ter um novo rumo no processo de desenvolvimento da região. Lembro que na ocasião ele juntamente com seu amigo Ricardo esculachavam o Wendel que era a favor da divisão por motivos óbvios que todos estão cansados de saber,basta olhar pra baixo,viu seu otávio.Depois de ganhar o diretório meteram a língua no….E ficaram calados e deixaram o Ribamar no fogo sozinhos esses sem carater. Lembro que o pelego do Ricardo que apoiou o Ney caladinho prá secretário,em troca de um lugarzinho na UEPA,para onde foi largado,pois trabalhar que é bom não quer.Também gritava contra o povo do Sul do Pará. O povo que hoje dirige o Psol de Marabá perdeu tudo que a Educação construiu. Eu vejo que não balancearam a atuação do Wendel no Sintepp e do próprio Sintepp como sendo o único sindicato que levantou bandeira em favor do funcionalismo público em Marabá. Esse povo que acompanha o otávio é mei burrim de longe. Viva o socialismo,mas fora Otávio,ricardo e companhia…Ia esquecendo…Quem é esse manel dágua mesmo. Quem souber me diga.
Ps. Quem souber onde esteve o Ricardo “O senhor movimentos sociais nos últimos anos me diga que eu dou uma balinha “
Anônimo
9 de junho de 2012 - 11:46O que é PSOL?! É marca de refrigerante?! Quando eu falo PSOL só penso na praia.
De boa, pessoal do PSOL, o partido de vocês já era! Com essa turma do NÃO, vocês foram para o fundo do poço!
A eleição será polarizada, de um lado teremos Tião e o povo doNÃO e de outro, teremos o Salame e povo do SIM! Acho que essa nós já sabemos quem vai ganhar, pois o povo vai virar eleitor e milantante do SIM, de Salame Prefeito!
Anônimo
9 de junho de 2012 - 09:25Ninguém aqui quer o apoio do PSOL! Seria uma loucura pedir apoio de pessoas que se dizem filhos de Marabá e se juntaram com o Tião do Não na campanha contra o Estado do Carajás! Agora tá claro de que lado estão! É Tião e seu cumpadre Otávio, a turma do Não!
O pré-candidato a Vice do PSOL saiu até na GLOBO (CANAL NEOLIBERAL) fazendo campanha contra a divisão. Nós até organizamos um movimento contra este tal de RIBAMAR, mas ele ficou sabendo e sumiu!
Falam de NEOLIBERALISMO, mas nem conseguem viver sem ele!
Anônimo
9 de junho de 2012 - 09:17O PSOL que nem tem chance alguma, já está desesperado, pois como está claro nos comentários acima, perderam o seu principal cabo eleitoral! Eu voto no Jorge Bichara, mas se ele decidir apoiar o João Salame, mesmo achando que o Jorge Bichara seria melhor opção, também posso votar no Salame.
A Educação certamente deverá fazer um enfrentamento ao Tião. Foram mais de 12 anos de perseguição e estagnação salarial. Apoiar a terceira via é mais um ato de defesa dos próprios interesses do que de traição ética e ideológica ao PSOL. Só o PSOL que não ver isso!
Anônimo
9 de junho de 2012 - 09:10Uma coisa está clara, dar pra ver que este senhor Wendel é muito importante, pois depois que ele começou a blogar nesta matéria, tudo se voltou para ele. Este tal de Otávio é conhecido aqui na Velha Marabá, se fosse prefeito seria tão ditador quanto o Tião. Tudo pra ele é só que ele pensa, ele não respeita o que ninguém fala. Conversei com o irmão dele que trabalha para o Maurino(cargo de confiança) e ele garantiu que não votaria no seu próprio irmão. Foi só o rapaz expor alguns podres do Tião que uma onda de comentários cairam contra ele, tá parecendo que este Tião tem uma força tarefa especializada em distorcer os fatos na internet.
ALEPA
7 de junho de 2012 - 16:52ALEPA postou comentário que estava submetido ao exame da moderação. Hiroshi Bogéa, o texto não observou os parâmetros da moderação?
Anônimo
7 de junho de 2012 - 13:30Andre vc explicou muito bem o processo que wendel decorou e vem divulgando.So queria acrescentar que a katia devolveu a parte que ficou certo que não teria direito.O MPF garantiu que ela como concursada teria direito ao abono proporcional a função de professora.
Agora gostaria de perguntar ao wendel se ele acompanha com tanta competencia os processos do governo maurino?
Gostaria tambem que o wendel fizesse alguns calculos, do crescimento da verba da educação de 2008 a 2012.O crescimento dos recursos da educação de maraba foi fabulo e que nossos salarios deveriam ser hoje uma referencia para os municipios da região.
Eu
7 de junho de 2012 - 10:20Wendel vc é candidato??????? se sim , fala menos se não tu vais te comprometer….
E quanto ao fato de ser amigo já é um forte indicativo que conhece o cara… ou não?????
Eu defendo o comentarista que explora esta situação, pois eu posso sim conviver com alguém, ter afeição por ele, e isso vai me permitir reconhecer as limitações dele, mesmo compreendendo que possui potencialidades.
no caso de politicagem, o que ocorre em marabá, não vamos encontrar um ser sequer com potencialidades para a retidão, honestidade, humildade e compromisso com o povo…
Se existir essa figura pode ter certeza ela esta do “outro lado”… do lado mais fraco, ou do outro lado da vida…
Wendel Lima Bezerra
7 de junho de 2012 - 10:19É verdade, caro anônimo! É assim que funciona o sistema!
Otávio Barbosa
7 de junho de 2012 - 09:59Caro Wendel, Você interpreta a democracia de maneira equevicada. você tem a liberdade de votar em quem você quiser, mas você filiou-se em uma agremiação partidária livremente e, tem compromisso estatutariamente e etico com o partido. Eu não escolhi o candidato, foi um acordo das forças politicas do partido, sendo a nossa corrente a majoritaria a responsabilidade de propor o nome era nossa e, propusemos o nome do Manoel que é o nome de nossa confiança. No encontro que foi deliberado o nome, você não compareceu e, um correligionario seu do sintepp, anunciou sua renuncia. nossa intenção era que houvesse as previas é tanto, que voçê, Manoel e o Ribamar foram divulgados na midia como os pré- candidatos do Psol. Acontece que para acontecer as previas o processo tinha que ser feito na conferência municipal, pois, não houve proposta e, se perderam o prazo não foi culpa do nosso grupo, nós não faziamos parte da diretória municipal do patido. Sobre sua candidatura a vereador era uma opção de eleger um vereador, eu não pensava que seria eleito por, ter pessoas com densidade eleitoral melhor que a minha, voçê seria uma delas, pensava eu. você está mal informado quanto à suposta amizade minha com o Joâo Salame, não tenho a mínima aproximação com o Salame, as vezes que converso com ele sempre divergimos, ideologicamente e politicamente. Esse seu argumento parece coisa de criança mimada. Para seu conhecimento esta tal 3 via é o caminho da mesmice João Salame, Tião e Maurino representa a politica Neoliberal: sucateimento da Educação, Saúde e Saneamento e, responsávies pela privatária em todo o Brasil. faca aí com teus parceiros. projeto alternativo tem o Psol.
Los miserables
7 de junho de 2012 - 09:53Como pode um psolista ser cabo eleitoral de João Salame e ainda de forma tão gritante?! Só em Marabá mesmo e só sendo da parte do Wendel. Uma sugestão te faço: sai do PSOL e vai pro PPS, assim não dá nas vistas. O que o João te oferece de vantagens caso ele seja eleito? Não acredito que essa tu atitude seja motivada por mágoa ou ideologia… Tem algo mais. Conta pra gente. Outra coisa: tira da cabeça a eleição do João, ele não tem voto em Marabá. Quantos votos ele teve pra deputado estadual dentro de Marabá em 2010? Faz as contas. Tu entrou na canoa furada. Tu teria mais chance se tivesse ficado com Maurino ou com Tião. Tá cuspindo pra cima.
O sonâmbulo
7 de junho de 2012 - 09:37O Wendel tá vivendo de passado. O sim e o não já passaram, estamos vivendo um outro tempo. Acorda.
anônimo
6 de junho de 2012 - 23:49O Sr. Wendel ganha do maurinho de lavada.Tá fazendo desse espaço, que deveria servir para comentar o tema político, um verdadeiro outdoor.
É filiado ao PSOL, apoia Salame que é PPS, faz comentários infundados, confunde democracia, que não tem raiva doTião (?)
Não sou filiado a nenhum partido, mesmo assim, sempre fui um militante ativo e fiel ao socialismo, às causas sociais -, que não é uma causa de nenhum partido. É um compromisso social, nasce com o indivíduo, é nato.
Partidos e militantes de todas as siglas e ideologias partidárias contribuem para o nosso Estado Social.
Tenho simpatia por todos os partidos políticos. Militantes e políticos da envergadura de Raimundo Cruz Neto (Raimundinho do PT), Babá, Chico Alencar, Bernardete Menezes, Edmilsom Rodrigues, Waltinho, Humberto Cunha e, muitos outros, são meus velhos companheiros de luta.
Lendo seus comentários, até agora não entendi nada. Francamente espero pra ver e onde quer chegar; se isso contribui para alguma coisa.
anonimo
6 de junho de 2012 - 18:35Wendel enquanto vc esta procurando os numeros de processos o Tião procura voto, politico vive de voto e não de picuinhas com seu correligionarios.
Wendel Lima Bezerra
6 de junho de 2012 - 16:53Caro André,
Você está um pouco enganado. Para mais informações acesse o site: http://www.trf1.jus.br e digite o número do processo, a saber: 200939010022210. Caso não seja possível localizar, use o número: 00084439120094013901.
Wendel Lima Bezerra
6 de junho de 2012 - 16:42Caro Hirosh,
Sou PSOL com muito orgulho, mas acredito acima de tudo na democracia!
Fui a favor do Sim para Carajás, mesmo sendo contra a decisão do meu partido e votarei SIM no Salame!
Viva a democracia!
Wendel Lima Bezerra
6 de junho de 2012 - 16:31Valeu servidor público, vou atentar-me mais para os problemas ortográficos ou de digitação!
Quero dizer que não tenho raiva do Tião, só acho que ele cometeu erros e, concordando com Chagas Filho, já teve a sua oportunidade. Ninguém ganha com o retorno de candidatos ao Poder! Veja o caso de Itupiranga, Bejamim Tasca foi aclamado pela sociedade e retornou à Prefeitura, hoje é de longe um dos piores Prefeitos da região, mesmo assim tem muito servidor que é contra minha opinião, pois acham que ele é bom. Só dei a minha opinião enquanto profissional da educação e também sei que há muitos professores que votam no Tião e nem por isso são meus inimigos. Só acho que Tião e Kátia Américo perderam a oportunidade de fazer algo melhor pelos servidores, principalmente da educação. O nosso PCCR construído por Haroldo Bezerra nos garantia 100% de gratificação de nível superior, Tião entrou e reduziu para 50%. Portanto, hoje nós temos os servidores concursados até o dia 16 de fevereiro de 2003 que ganham mais de 50% a mais do que os concursados a partir de 17 de fevereiro de 2003. Alguém acha isso pouco?!
Wendel Lima Bezerra
6 de junho de 2012 - 16:19Caro Hirosh,
Para quem acredita realmente na democracia, o que há de estranho você declar voto para uma pessoa que não é do seu partido?! Sou sim do PSOL, mas não me sinto obrigado a votar numa pessoa que foi escolhida pelo presidente do nosso partido? O Otávio está é com dor de cotovelo porque queria me obrigar a ser candidato a vereador para garantir coeficiente eleitoral para ele, tanto que ele abriu mão de ser o candidato ao executivo do PSOL para concorrer a vereância. Até o PT, caro Hirosh, realizou prévias com a participação DEMOCRÁTICA de seus filiados para escolher o seu pré-candidato. Já o PSOL que surgiu por não concordar com a nova ideologia do PT, fez uma indicação ao estilo da direita, onde o presidente dos partidos é quem decide quem será candidato.
E agora Otávio, explica isso?! Já que você é o dono do PSOL!
João Salame é seu amigo de vários anos, caro Otávio! Você confia nele para ser seu amigo, mas não confia para ser candidato a Prefeito?! Isto é muito estranho!
Anônimo das 10:57, nada de entrar aqui acusando o Wendel, sem provas. Pior é que fazes a acusação sob a escuridão do anonimato, enquanto o dirigente do Sintepp se expõe identificando-se. Muda o texto, para que eu possa aprová-lo.
servidor publico
6 de junho de 2012 - 07:45wendel cuidado com o tiro no pé, é bom prestar conta do Sintepp, outra coisa, dá uma lida no texto antes de enviar, pois vc tem nível superior e leciona na “UNIVERSIDADE DO CRAMA” companheiro a redação tá fraca.
Otávio Barbosa
6 de junho de 2012 - 07:44caro Hiroshi, O Sr. Wendel é filiado ao Psol e, foi mencionado a pré candidato a prefeito pelo partido, agora declara voto no Salame. Isto é muito estranho.
anônimo
6 de junho de 2012 - 05:19Itupiranga esta vivenciando um novo tempo, Para nossa alegria alguns partidos estão trabalhando para tornar viável uma nova candidatura que torne possível se apresentar a população de Itupiranga, uma nova opção politica. O que mais ouvimos falar nas rodas de discussão política é o fato de que os eleitores do município não querem mais votar, nem no arrogante Benjamin Tasca, e nem, no ex-prefeito Adécimo Gomes. Pois, ainda trazem na memória os estragos que o mesmo fez durante o tempo em que esteve a frente da Prefeitura. O povo não esta querendo mais votar no menos ruim.
GilmaR AguirR jR
5 de junho de 2012 - 23:54Acredito que a campanha se restringerá ao Salame e ao Tião e queria que o Maurino apenas terminasse o seu mandato, cuidando de suas prestações de conta e de sua vida, pois se ele não o fizer agora, o seu futuro será desastroso, pois quando um gesto sem preparo sai da prefeitura, fica contas de advogado e contador para pagar, sem falar dos Acordão com dinheiro a devolver aos cofres públicos por má gestão. Então pesso encarecidamente aos amigos e amigos dos amigos do Maurino para aconselhá-lo a não sair candidato. Seria bom para ele, para a população e principalmente paras os fornecedores de produtos e serviços. Amém!
GilmaR AguirR jR
5 de junho de 2012 - 23:50Meu caro Wendel Lima Bezerra, em quem realmente vc votaria para prefeito? Quem seria essa pessoa super honesta? Nos fale disso, dando-nos a possibilidade de compartilhar desse seu conhecimento. Abraços
Andre Vieira Souza
5 de junho de 2012 - 23:48O que está tramitando em relação ao Tião Miranda e Kátia América é um repasse de cerca de R$1.900,00 com abonus do Fundeb que foi passado para Kátia Américo, mas só que esse repasse deveria ser proporcional ao seu salário de professora e, por erro (ou dolo) do Secretario de Aministração Milton, foi repassado proporcional ao salário de Secretária. Onde foi feito uma denuncia do fato e o MPF ver a possiblidade da culpabilidade do Gestor Principal. Mas com uma folha de milhares de pessoas, imagina o prefeito ter que olhar e conferir salário por salário. Então, acredito, que pelo principio da insignificância ou mesmo verificando a responsabilidade de quem transferiu o recurso de R$ 1.900,00 a mais, será feito a justiça. Mas, tenho que expor aqui algo, que na época foi dado a Senhora Kátia a chance de devolver o dinheiro e se retratar, coisa que ela não fez, e assim prejudicando, não só ela, mas o Prefeito na época, Tião Miranda!
Wendel Lima Bezerra
5 de junho de 2012 - 22:38Já respondi para este blog, o fato de não estar transitado em julgado, não significa que são inocentes. A única coisa que eu pergunto é: Por que que o ladrão de galinha tá lá no CRAMA e os acusados de corrupção e improbidade administrativa são todos pré-candidatos a cargo político?! oTudo bem não vou responder, preciso manter o equilíbrio.
Wendel Lima Bezerra
5 de junho de 2012 - 22:34Dou aula no CRAMA, lá também tá cheio de gente INOCENTE! É diferente daqui. Aqui só tem santo!
Outra via
5 de junho de 2012 - 22:02Sou + 50
anônimo
5 de junho de 2012 - 20:14o seu wendel tá soprando fogo para todos os lados. Fala que só estou denunciando aqui que o Tião não foi e não será um bom prefeito.
Isso não é denúncia é advinhação. Acho que você não é mãe Diná.
Nós não defendemos criminosos. Lugar de pessoas como Tião e Dionísio é na cadeia!
qual é o crime? existe sentença transitada em julgado?
O Hiroshi faz muito bem alertar para os riscos que esse tipo de acusação infundada representa, principalmente por envolver uma figura pública, candidato a cargo Executivo Municipal.
.
Eu
5 de junho de 2012 - 17:34Vendo essa discussão toda, só me vem a mente que em busca de uma dita “mudança” estamos todos onde estamos… ora porque não houve apoio pro Salame nas eleições passadas, por causa do Tião, agora é o cara da vez, por favor… sempre vai haver quem, em algum momento, foi o beneficiado, e ainda vai rolar muita negociação por tras, como já esta rolando com esta tal de terceira via, que já me apavora pelo simples fato de ter vários partidos uma tanto problemáticos no cenário nacional, regional e até local…
Não sejam cegos, vcs vão votar nos interesses dos outros (grupos e interesses particularizados)…desse jeito, com esse povo aí não tem como fugir, o ideal seria NULO mesmo, pra mudar esse povo com uma resposta, em massa, de rejeição, da população e até servidores, que estão tão mal representados. Esse povo todo tem um preço e nós estamos pagando essa conta ( bem cara)…
Eu gostaria muito que a Justiça Eleitoral ficasse bem ALERTA sobre todas as possíveis manobras que hj, com “dinheiro” as pessoas são capazes de realizar.
Vamos parar com esse discurso besta de quem já esta calculando o tamanho da teta pra mamar.
Wendel Lima Bezerra
5 de junho de 2012 - 17:16Para você é fácil manter o equilibrio, caro Hirosh, afinal é você que decide o que publica, inclusive os anônimos que aproveitam para postar o que bem entedem. tenho certeza que você conhece o artigo 5º -CC/88, portanto, não é mim que você deveria estar chamando a atenção, até porque não estou usando esta ferramenta “democrática” chamada anonimato para expor ninguém, estou acusando sem nenhuma preocupação em omitir meu nome, caso os mesmos sintam-se preocupados, podem exigir os danos conforme a Constituição Federal prevê também em seu artigo 5º. Fico até admirado de Vossa Senhoria chamar minha atenção aqui no seu blog! Mas tudo bem, vou seguir o seu conselho!
anonimo
5 de junho de 2012 - 17:05Wendel meu amigo a educação não é feita so de professores de discursos inflamados com atuação sindical, ela é feita tambem em seu dia dia com os servidores de apoio: servente vigia, meredeiras, pessoal da limpesa, olha Wendel eles comentam que pra eles vc tem os olhos na costa,
anonimo
5 de junho de 2012 - 12:52Wendel, e Dionisio sera porque estes dois detestam o Tião?.
anônimo
5 de junho de 2012 - 12:32não é só o Hudson, não, as pesquisas indicam isso, inconsciente reprimido.
Não resista ao que perceber ser necessário pra mudar.
100% Guerreiro
5 de junho de 2012 - 11:17Muito boa a pesquisa…RENOVAÇÃO é bom sempre! Eu acredito que Marabá passa ou poderá passar, por um momento históricos na política, com o embate q na minha opinião se consolidará como as duas principais coligações que elegerá o novo gestor municipal, entre os agora RIVAIS: Os Deputados Tião Miranda e João Salame! O Maurino Já Naufragou há muito tempo.Todavia Continuo Apostando na Recondução do Tião M. a frente da prefeitura de marabá.
Uma marabaense consciente
5 de junho de 2012 - 11:01Quero me referir ao Matemático:Sr.Matemático vc fez tanta conta, mas esqueceu de avaliar que nenhum candidato transfere voto pro outro, então quem é Italo é Italo, quem é J.Bichara é J.Bichara e assim vai…O Salame tem 36%, então vai pra disputa com esse percentual, ou seja 36%.Mas minha maior preocupação, é que não temos ainda, infelizmente, uma boa opção para prefeito de nossa terra sagrada.Pensei no J.Bichara, mas como médico perfeito, como politico não foi testado, mas tenho uma colocação pra ele:Dr.Jorge o Sr. poderá ser a bola da vez daqui a 04 anoa, mas mude sua performance, o povo gosta de pessoas que olham nos olhos de tds, sorria um pouco para as pessoas, demonstre sua felicidade em poder ser nosso gestor, pois eu gostaria muito de te-lo como nosso representante marabaense no governo municipal.FICA A DICA!
Anônimo
5 de junho de 2012 - 10:26Está claro que o Hudson Jr é Tião Miranda roxo, pq né…