Em seu isolamento domiciliar, a paciente de 29 anos vítima do coronavírus que reside em Marabá, passa bem.
Ela chegou, inclusive, a conversar com o governador Helder Barbalho, comunicando seu estado de saúde sob controle médico.
O caso confirmado de coronavírus em Marabá foi anunciado na manhã desta segunda-feira (23), pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Ela esteve em São Paulo e retornou ao Estado no dia 16 de março.
No momento, ela segue em isolamento domiciliar e seu quadro de saúde é estável.
Com isso, o Pará segue com registros de casos importados de outros estados.
Segundo o governador do Pará, Helder Barbalho, todos os demais pacientes confirmados – num total de quatro – continuam em isolamento domiciliar, apresentando condições estáveis de saúde.
Em coletiva realizada neste domingo (22), o governador reforçou que já está em vigor a proibição de circulação de transporte coletivo interestadual (rodoviário e fluvial) no Pará.
Destacou que bares, restaurantes e casas noturnas continuam proibidos de funcionar.
E o governo, por meio das forças de segurança, está pedindo à população que fique em casa ajudando a conter a disseminação do novo Coronavírus.
O Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen) será o único a receber, do Ministério da Saúde, novos equipamentos para aumentar a capacidade de análises laboratoriais do novo Coronavírus, reforçando o atendimento à demanda.
Por enquanto, o Lacen e o Instituto Evandro Chagas (IEC) são responsáveis pela realização dos testes no Estado.
Contudo, o IEC atende ainda mais 15 estados brasileiros.
Para agilizar esses procedimentos, o Governo do Pará está buscando novas alternativas, como a retirada automatizada da molécula de RNA das amostras coletadas, o que torna possível a realização de 36 exames simultaneamente.