Bastou o governo do Estado ter alguem em sua estrutura com sensibilidade e conhecimento de causas regionais para se resolver antiga pendência na área cultura. A decisão da secretaria estadual de Cultura incorporar o Museu da Guerrilha do Araguaia ao programa de recuperaçao dos museus e memoriais (SIM)é consequencia de esforços do ex-vereador Ademir Martins, atualmente na secretaria de Integração Regional.
Durante visita a São Geraldo do Araguaia, Ademir levou equipe da Coordenadoria de Comunicação Social para conhecer o museu – juntamente com este poster. Fotografias e registro em vídeo feitos no local foram usados na confecção de um relatório entregue a governadora Ana Júlia pela coordenadora da CCS, Fátima Gonçalves, relatando a situação do acervo. Não demorou 15 dias saiu o resultado: a a Secult puxou para si a responsabilidade pela preservaçao do museu.
Val-André Mutran
24 de março de 2007 - 15:25Parabéns Ademir Martins. Honra-nos conhecê-lo.
Quaradouro
24 de março de 2007 - 01:10Esse é o jeito dele, do nosso Martins: vai lá e faz. para verificar-se a importância do Museu da Guerrilha” basta lembrar o que passamos todos (paisados da periferia da guerrilha, mas vítimas da sua arbitrariedade) sob o clima de terror instalado nas cidades desta região, onde, nos finais de semana, soltados aterrorizados na floresta soltavam seus demônios sobre a população.
Aos amigos de São geraldo indago como está – se há, aliás – alguma proposta também no sentido da preservação do patrimônio arqueológico da Serra das Andorinhas, onde vestígios da guerrilha são apenas uma pequena parcela dos tesouros lá existentes, como as inscrições rupestres com mais de 8 mil anos.
Até onde sei, a região vem sendo depredada por grileiros, invasores e outras faunas igualmente danosas.
também indago por onde anda a Sectam, que desde os anos 90 deveria ter implantado a APA que conseguimos arrancar a fórceps do governo tucano (fui, nesse tempo, amigo e conselheiro da Fundação Serra das andorinhas), mas que nunca saiu do papel. Talvez agora, quem sabe?
Ademir Braz
Anonymous
22 de março de 2007 - 02:58Obrigado Ademir, a gente sabe que voce ama nossa regiao. Continue assim
Mariana do Carmo
Anonymous
21 de março de 2007 - 17:30No dia em que o Ademir Martins apareceu em Sao Geraldo com uns técnico do governo eu tinha certeza de que ele ajudaria a resolver a questao do museu da guerrilha. Resolveu, para o bem de nossa cultura.
Maria de Lourdes Chagas
Anonymous
21 de março de 2007 - 16:57Ficamos felizes aqui em São Geraldo com essa noticia. O museu da Guerrilha do Araguaia está para se acabar, mas agora cremos que o governod o estado o salvará. Nossos agradecimentos
Grupode Salvação dos Valores do Araguaia