A Seleção Brasileira masculina de futebol volta a se reunir em Belém (PA) a partir de 11 de novembro  até o dia 13,  com o objetivo de se preparar para os próximos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Atualmente em quarto lugar na classificação geral, o Brasil encara a Venezuela (8º lugar) fora de casa em 14 de novembro. Cinco dias depois recebe o Uruguai (3º), em Salvador (BA). O técnico Dorival Júnior convocará 23 jogadores na próxima sexta-feira (1º), às 15h.

A programação para as 11ª e 12ª rodadas das Eliminatórias foi anunciada nesta sexta (25) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Segundo a entidade, a capital paraense foi escolhida pela proximidade da cidade de Maturin (Venezuela), onde ocorrerá a primeira partida. O voo de Belém para Maturin tem duração de aproximadamente 2 horas e 45 minutos.

“Além da distância, contaremos, com certeza, com o carinho do torcedor paraense, que isso já ficou demonstrado quando a Seleção Brasileira esteve no início das eliminatórias. Outro ponto positivo será treinar no Estádio Mangueirão, que tem excelentes condições, principalmente no gramado. A nossa intenção é que tenhamos um bom período de treinamento, que nos possibilite realmente chegar na Venezuela e fazer um grande jogo”, afirmou Rodrigo Caetano, coordenador executivo geral das seleções masculinas da CBF.

Após o confronto contra a Venezuela, a Seleção viaja para Salvador, onde treinará no Estádio Barradão. O embate contra o Uruguai pelas Eliminatórias será o último jogo da Canarinho neste ano.

O Brasil somou vitórias importantes nas duas últimas rodadas, subindo das sétima para a quarta posição na classificação. Primeiro venceu o Chile de virada nos minutos finais, de virada por 2 a 1, jogando fora de casa. Na sequência, aplicou 4 a 0 na seleção peruana, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).

Apenas os seis primeiros colocados – são ao todo 10 países na disputa – asseguram vaga direta no Mundial de 2026, com sede no Canadá, Estados Unidos e México. O sétimo colocado terá de passar pela repescagem para carimbar a vaga na competição.