Dando prosseguimento a agenda de gravações em Marabá, a equipe do projeto “Panela Histórica” encontra-se nesta quinta-feira, 20, do outro lado do rio Tocantins, precisamente na Taboca, um dos restaurantes mais tradicionais à beira do rio, especializado em galinha caipira e peixes.
Como tem sido divulgado por este blog (AQUI e AQUI) projeto faz uma trajetória entre os personagens que preservam os sabores da gastronomia do município.
Hoje, quem está sendo pautada pelas equipes de vídeo e fotografia é Maria, carinhosamente chamada de “Maria da Taboca”, que mantém uma impecável cozinha dedicada aos sabores tradicionais.
No restaurante “Taboca”, à margem direita do rio, logo abaixo do encontro dos rios Itacaiúnas e Tocantins, a especialidade é a galinha caipira, e algumas receitas com peixe.
Maria e sua equipe de cozinheiras fazem certamente “a melhor galinha de Marabá”, como se diz na cidade.
O peixe também é uma das estrelas da gastronomia da Taboca.
Vinte e três receitas e doze personagens estarão no projeto “Panela Histórica”, que tem o patrocínio da rede internacional de hipermercados Carrefour e da Milplan Engenharia através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com apoio da Casa de Cultura de Marabá e realização do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), presidido pela jornalista Liane Gaby.
Como tem sido divulgado, o Panela Histórica vai contar a história da gastronomia de Marabá, uma das mais ricas do país, pois reúne as heranças culturais dos povos que a formaram: libaneses, nordestinos, goianos e, claro, dos indígenas que já habitavam a região quando os migrantes e imigrantes começaram a chegar. Ao longo de mais de 500 anos, esses povos construíram uma história gastronômica rica, típica e saborosa.
O making-off da agenda desta quinta-feira do Panela Histórica, na “Taboca” , é um revelador momento da beleza de um trabalho que envolve muitos profissionais e valoriza a atividade daquelas pessoas que fazem da cozinha seu mundo de criatividade, dedicação, e amor à atividade. (Fotos: Walda Marques)