Quem sai de Marabá buscando o Sul do país ou cidades do Nordeste utilizando a rodovia Transamazônica, entre Marabá e rio Araguaia, vive momentos de raiva, desespero e desconforto, sem falar dos riscos que corre de ter um acidente fatal.
A situação da rodovia no trecho entre acesso a Palestina e rio Araguaia é cada vez mais perigosa.
São 12 km recheados de buracos, crateras e parte sem asfalto, tal os danos sofridos pela estrada nos últimos doze meses sem que o Dnit fizesse qualquer tipo de manutenção.
Para piorar o quadro de dramaticidade, motoristas de caminhões e de imensas carretas têm procurado desviar dos buracos da BR-230 usando a estrada vicinal que liga a rodovia à sede do município da Palestina, até sair, de novo, na Transamazõnica, já próximo a Vila Jarbas Passarinho, no rio Araguaia.
O desvio pela vicinal é para escapar do “corredor da morte”, como passou a ser chamado o trecho danificado da rodovia federal.
A situação da vicinal agora está imprestável devido ao grande fluxo de veículos pesados.
Uma ponte da vicinal (foto acima) está ameaçada tal o volume de peso que recebe por dia de caminhões ali transitando.
O vereador da Palestina, Sezostrys da Saúde, tem denunciado diariamente a situação da rodovia, pedindo apoio do Dnit para a recuperação imediata da estrada.
Nas últimas horas, o parlamentar presenciou um acidente e gravou vídeo apontando a dramaticidade da BR-230.
Blogueiro entrou em contato com o engenheiro Jairo Rabelo, responsável pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito (DNIT) em Marabá, para saber qual a posição do órgão do governo federal sobre a recuperação da rodovia.
Recebendo retorno do engenheiro, este post será atualizado.
Pedaços do veículo que sofreu grave acidente no trecho deterioradade da BR-230.