Os discursos de Helder Barbalho sobre questões ambientais na Amazônia e suas propostas para enfrentamento dos problemas têm repercutido internacionalmente.
Todo dia aparece alguma autoridade, jornalista ou formador de opinião situando as falas de Helder, citando-o como pessoa certa e no lugar certo, para dar sua contribuição na defesa e preservação do Meio Ambiente.
Nizan Guanaes, consagrado publicitário brasileiro, em entrevista a uma televisão de Salvador, sobre o papel das mídias sociais na internet para as organizações que atuam em defesa do meio ambiente – não apenas para fazer denúncias ou críticas, mas cada vez mais para criar formas diversas de debate sobre o desenvolvimento sustentável -, disse que Helder vem desempenhando importante postura nesse sentido.
Embora reconheça a grande dificuldade de endereçar alguns assuntos no debate público sobre o meio ambiente, no Brasil, considerando barreiras como a própria formação educacional, disse que o governador do Pará tem desenvolvido meios de simplificar e disseminar esses debates nas pautas do brasileiro comum, introduzindo no repertório da população essas questões.
Presente ao Fórum Econômico Mundial realizado em Davos, Nizan Guanaes não deixou de registrar a importância da presença de Helder ao encontro, como governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal.
Nas redes sociais do publicitário, o blogueiro encontrou um post dele citando Helder (abaixo).
“A fala inicial foi do governador do Pará, Helder Barbalho, que falou com muito conhecimento e autoridade, mostrando concretamente que o Brasil não será problema, o Brasil é solução”.