O Dashboard é uma nova funcionalidade do Google. Foi ao ar para alguns usuários que usam o Google Accounts. O recurso mostra um resumo dos dados armazenados na sua conta e fica na opção “Personal Settings”, na página “my account” do Google.
O Dashboard é uma verdadeira resposta para aquelas pessoas que sempre se perguntaram “O que o Google sabe sobre mim?”, já que ele associa diversas informações dos serviços da gigante de buscas que você usa. Ele lhe mostrará, por exemplo, seu nome, endereço de email, número de contatos e conversas no Gmail, seu profile no Google, as buscas realizadas mais recentemente, além de diversos outros dados.
O Google Dashboard já está disponível neste link: http://www.google.com/dashboard
Descubra o que o Google sabe sobre você!
* Se você usa o Adwords, eles conhecem o seu plano de marketing e sabem o seu padrão de compras.
* Se você usa o Adsense, eles sabem qual dos seus sites ganham dinheiro, eles sabem como segmentar os anúncios para o seu site, eles sabem quanto pagar e quanto para mantê-lo.
* Se você usa Alertas, eles sabem quais são os tópicos importantes para você.
* Se você usa o Analytics, eles sabem quais sites você controla e/ou monitora, sabem sobre as variações e tendências de seu conteúdo.
* Se você usa o Blogger, eles sabem sobre o que você escreve. Cada palavra, cada frase, tudo e cada link.
* Se você usa o Calendar, eles sabem onde você foi, é, e qual deve ser o plano.
* Se você usa o Catalog Search / Product Search, eles sabem que os itens que são de interesse para você e quais os itens que você realmente compra.
* Se você usa o Checkout, eles conhecem todas as suas informações pessoais: nome, endereço, telefone, cartão de crédito.
* Se você usa Chrome, eles sabem tudo sobre a sua navegação na internet.
* Se você usa o Desktop, eles sabem o que você tem no seu PC.
* Se você usa Google Textos e Planilhas, eles sabem que você está escrevendo um TCC sobre Código-Fonte Aberto, e que sua conta corrente só terá R$100 no final da viagem.
* Se você usa o Earth, eles sabem os lugares do planeta que você tem desejo de pesquisa.
* Se você usa o FeedBurner, eles sabem tudo sobre os seus leitores e seus níveis de leitor.
* Se você usa o Finance, eles sabem sobre a existências de ações (e outros instrumentos) que você é proprietário, o que você monitora, e as tendências que você quer seguir.
* Se você usa o Gmail, eles sabem tudo. Sim, tudo.
* Se você usa os Grupos, eles sabem que você tem um fetiche por extraterrestres e discos voadores.
* Se você usa a Pesquisa de Imagens, eles sabem que você gosta da Britney Spears e tem um desejo estranho para o chocolate amargo e gosta de fotos de gatos.
* Se você usar Pesquisa Local, eles sabem onde você está agora, e no que você está interessado.
* Se você usa o Maps, eles sabem onde você poderia estar, onde você pode estar indo, onde você foi. E se você tiver GPS, eles sabem onde você está neste exato momento.
* Se você usa o Reader, eles sabem todos os seus interesses
* Se você usa o Search (pesquisa no Google qualquer), o Google sabe todas as pesquisas que você tenha feito.
* Se você usa o Google Talk, eles sabem quem são seus amigos.
* Se você usa a Toolbar, eles conhecem todos os web sites que você visita.
* Se você usa o Translate, eles sabem que você está aprendendo alemão.
* Se você usa o Google Video, a mesma coisa que para o YouTube.
* Se você usa o YouTube, eles conhecem todos os vídeos que você assistiu, os gêneros que você gosta, os vídeos danados que você anda assistindo, aqueles que você comentou/favoritou, e os vídeos que você enviou
Isto não é uma conspiração, é fato… o Google sabe bastante sobre os seus gostos para poder retornar os termos de busca mais relevantes possível. A próxima era das buscas (buscas sociais) será definida em tentar compreender quem é o usuário para poder retornar resultados mais compatíveis.
Ano passado uma declaração do presidente do Google, Eric Schmidt, rodou o mundo. Não pela importância da declaração total, mas por algumas frases utilizadas por ele. Frases como “Nós podemos sugerir o que você deve fazer a seguir, o que interessa a você. Imagine: nós sabemos onde você está, nós sabemos do que você gosta.” Ou ainda: “Não apenas você não vai ficar mais sozinho, você nunca vai ficar sem ter o que fazer! Nós vamos sugerir o que você deveria estar assistindo, porque nós sabemos o que interessa a você.”
Todo mundo, como sugeriu Fernando Pessoa, sofre da “angústia das pequenas coisas ridículas. Pois aquilo que escondemos de todo mundo, o Google sabe.