As obras do novo Hospital Municipal de Itupiranga seguem a todo vapor.
Dentro do planejamento de edificação do equipamento de saúde, a população do município receberá os benefícios do novo hospital no meio do ano de 2024.
A conclusão do empreendimento é prioridade das prioridades da gestão do prefeito Benjamin Tasca.
“Tenho tido cuidado especial no acompanhamento do ritmo da construção, fazendo visitas semanais, recebendo informações diárias e cobrando responsabilidades. Tudo isso porque eu entendo a importância, para a saúde pública, da entrega do hospital. O projeto de reconstrução do equipamento segue obedecendo o que há de mais evoluído em termos de atendimento hospitalar, com a disponibilização de salas cirúrgicas que permitirão simultaneamente mais de uma cirurgia por dia. Será, realmente, a ação mais importante deste nosso mandato”, diz o prefeito Benjamin.
Visitando as dependências do novo hospital, o blog conversou com o secretário de Saúde Helder Tavares Cruz, recebendo importantes informações sobre a magnitude da construção.
O novo hospital terá capacidade para realizar duas cirurgias simultâneas, considerando que ganha duas salas cirúrgicas para equipes médicas trabalharem ao mesmo tempo.
Na nova estrutura de saúde, depois de operados, os pacientes ficarão internados no próprio setor de cirurgia, sem que sejam levados para outras alas da unidade hospitalar , como ocorria antigamente.
A média é de seis pacientes internados, ao mesmo tempo, nessa ala cirúrgica.
O hospital terá também novo centro cirúrgico de obstetrícia, igualmente com capacidade para duas cirurgias simultâneas.
Centro cirúrgico de obstetrícia
“A vantagem dessa estrutura é que o paciente ficará internado nessa área obstétrica, sem necessidade de ser transferido para outro setor, como, por exemplo, o abrigo, no qual o paciente teria que usar uma cama que é de clínica ou de pediatria”, explica o diretor do Hospital de Itupiranga, Thiago André.
A estimativa do novo hospital é receber até 60 leitos.
O hospital antigo tinha estrutura para oferecer apenas 35 leitos.
Algumas das especialidades oferecidas são de ortopedia, ginecologia por 24 horas, cirurgia geral, também por 24 horas; médicos de urgência e emergência.
Centro cirúrgico de obstetrícia
“Os atendimentos que eram feitos no antigo hospital em diversas especialidades continuarão a ser realizados no novo hospital, só que em maior escala e numa estrutura de muito conforto e modernidade. O hospital antigo tinha capacidade para internações de 150 pacientes por mês. No novo hospital, essa capacidade subirá para cerca de 280 internações mensais”, dia Thiago André.
O novo Hospital Municipal de Itupiranga se transformará numa referência de saúde pública na região do Lago de Tucuruí.