O serviço 190 da Secretaria de Segurança Pública do Pará recebeu uma ligação de uma criança, no Dia da Criança.
De um lado da linha telefônica estava o garoto Samuel, de 8 anos.
Ele queria saber se a Polícia Militar estava doando brinquedos às crianças pobres, vez que sua mãe não teve condições de lhe presentear
Caso não estivesse distribuindo presente, perguntava se algum policial podia ir até sua casa, na zona rural de Marituba, município a 10 km de Belém, fazer uma foto com ele.
– Meu sonho é ser da Polícia Militar!, revelou o menino, emocionado.
O comando da PM, através do secretário de Segurança Pública Ualame Machado, foi acionado.
Em questão de horas, dois policiais chegaram à casa de Samuel, que ao lado da mãe e dois irmãos menores – um menino e uma menina, a caçula -, receberam presentes providenciados pelo governo do Estado.
A emoção da mãe e filhos foi contagiante, segundo revelaram policiais.
Antes dos PMs se dirigirem a Marituba, o serviço 190 da Secretaria de Segurança manteve contato com a mãe de Samuel, solicitado endereço e comunicando que as crianças seriam atendidas, mas que não era para saberem antes da chegada dos policiais.
Quando os PMs chegaram na casa simples da zona rural, encontraram as crianças bem “arrumadinhas”, como se fossem à uma festa.
O gesto da Polícia Militar caracteriza o tipo de trabalho humanitário desenvolvido pela secretário de Segurança Pública.
Ualame Machado é paraense, conhece profundamente as limitações sociais de grande parte da população do Estado e atua com muita competência à frente do órgão, seguindo as linhas governamentais estabelecidas pelo Governo Helder Barbalho, que acaba de ser reeleito por 70% da população votante, consagrado como o grande vencedor da eleição de 2022, em todo o país – “matando a parada” em primeiro turno.
A aprovação da gestão de Helder não tem histórico idêntico na política paraense.
O gesto de dois policiais atenderem a pedido de uma criança – “se não tiver presente, quero bater uma foto com a polícia, porque meu sonho é ser da PM”, disse Samuel -, é um exemplo de como é possível fazer Segurança Pública usando, também, o coração – não apenas a força.
Ualame Machado é considerado atualmente o melhor secretário de Segurança do país, no rastro de sua competente atuação executando ações governamentais que levaram o Pará a ser considerado o Estado que mais reduziu a criminalidade em todo o Brasil.
De acordo com o levantamento nacional realizado pelo Monitor da Violência, o Pará foi o estado que mais reduziu as mortes violentas, que incluem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.
Mas a eficiente gestão de combate à criminalidade aplicada pelo secretário de Segurança carrega marcas de conquistas sociais – tanto no campo da paz estabelecida em muitas cidades, como respeitando os direitos humanos.
Por isso, o resultado ai está.
Os presentes levados às duas crianças de Marituba é o de menos importância, nesse caldo de violência espalhada no país por incentivo do Presidente da República.
O que vale mesmo é o riso dos dois meninos, emocionados, recebendo a PM, abraçando seus ídolos.
A fotografia, que poderia ser uma foto de capa, pode ter sido mais relevante a Samuel do que o presente material.
O abraço e a foto, o calor humano, o gesto de grandeza de homens que certamente são pais de crianças e estavam ali vivendo a emoção de atender, de cuidar, de proteger.
No Dia da Criança, um salve-salve ao grande gesto patrocinado pela Secretaria de Segurança do governo Helder Barbalho.
O vídeo registra a gratidão de uma mãe diante dos filhos abraçados pela generosidade de dois policiais.