Na escola Jardim de Deus, que funciona no bairro Cidade Jardim, em Marabá, a receita para desenvolver bem as turmas de 6 anos e levá-las a avançar na aprendizagem envolve um caminho híbrido entre o mundo do Ensino Fundamental e a prática da pré-escola.
Observando a forma como a educadora Tânia Nabsths conduz seus pequenos em sala de aula, aliando ensino com o lúdico infantil , dá para ter uma amostra que realmente a migração das crianças da educação infantil para os primeiros ensinamentos não pode significar que elas deixem de brincar para estudar como os mais velhos.
“A escola não precisa ter um cotidiano sério para ter qualidade. Brincar é um direito delas”, diz professora Tânia, que chama seus meninos e meninas de “estrelas”.
E, ao longo dos anos de funcionamento da escola Jardim de Deus, essa afirmação de Tânia é uma realidade.
Finaliza o ano de 2024 e o Instituto Educacional Jardim de Deus, mais uma vez, se revela um centro de excelência na educação de Marabá, celebrando formaturas de novas turmas e comemorando mais um grupo de pequenos alfabetizados.
A escola ganha a cada ano o respeito e a preferência de pais de crianças que buscam o melhor lugar para a transformação de seus filhos numa sala de aula.
Não apenas na especialização de educação infantil, mas todo o ciclo do Ensino Fundamental aplicados pela escola do primeiro bairro planejado de Marabá – o nível de qualidade se sustenta ao longo dos anos.
Uma educadora dedicada
Tânia Nabsths, educadora parental, pedagoga, pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva, carinhosamente tratada por seus pequenos de “Tia Tânia”, atua na área educacional há 26 anos, sendo que desse tempo dois são dedicados à Escola Jardim de Deus.
A professora expressa seu contentamento por fazer parte da formação de crianças e adultos, ressaltando a importância de transmitir não apenas conhecimento, mas também valores como amor, fraternidade, dignidade e ética. Ela destaca que quando um professor contribui para o desenvolvimento de um bom cidadão, isso é valioso e essencial para uma sociedade melhor.
Diz ela:
É primordial nessa formação de um indivíduo, no que diz respeito não somente à transmissão de conhecimento, mas também a englobar questões relacionadas ao amor, fraternidade, dignidade, solidariedade, responsabilidade, ética, entre outros valores fundamentais para a convivência harmoniosa do ser humano na sociedade. Então, quando um professor tem esse privilégio de fazer parte da vida dessas crianças e, no futur, o vê que se tornou um bom cidadão, isso é muito válido e que já está contribuindo para que nós venhamos ter uma sociedade melhor, não tem preço. Então, eu me sinto honrada ao participar da formação inicial de uma criança. Esse tempo que eu tenho de professora, 26 anos, para mim é um mérito muito grande, eu me sinto honrada
Do Maternal ao 9º. Ano, a Escola Jardim de Deus tem como um de suas missões “desenvolver cidadãos éticos, conscientes e protagonistas”.
Como o aprendizado na educação infantil vai influenciar toda a vida da criança, quando se pergunta à “Tia Tânia” qual o segredo do professor para lidar no dia a dia com a meninada na sala de aula – a resposta é imediata.
“Diariamente lidamos com dezenas de crianças, cada uma com uma história, cada uma com um caso, é um contexto histórico individual de cada uma -, mas o principal que nós devemos ter é a certeza de que se você não amar o que faz, você não faz bem feito. Então, quando você ama, arruma sempre um jeitinho de estar ali dando o seu melhor, esquecendo até nossos próprios problemas pessoais, deixando-os em casa – quando entramos numa sala de aula. E tudo muda quando nos deparamos com o sorriso de nossas crianças contando como foi o seu dia, mostrando o lanche que levaram, “tia eu quero que você me explique isso”…. então nos doamos totalmente, é prazeroso estar ali com eles e com elas. Isso faz com que, a cada diz, cresçamos juntos com a meninada”.
Na Escola Jardim de Deus
O Instituto Educacional Jardim de Deus é um sonho que começou através de uma conversa entre duas irmãs, Gisele Nunes de Sousa Silva, (Pedagoga, casada, mãe do José Marcos) e Gislane de Sousa Monteiro,(farmacêutica e empreendedora).
Gisele apresentou em 22 de novembro de 2016 à sua irmã o projeto da escola, propondo um desafio em sociedade. Com o apoio dos seus pais, começaram a trabalhar a construção da empreendimento.
Alugaram um espaço que logo se tornou pequeno, devido o projeto revolucionário de ensino ter criado muita demanda.
Logo após um ano no espaço alugado, conseguiram construir no bairro Cidade Jardim, o prédio atual que se tornou um centro de excelência na Educação de Marabá.
Com sua trajetória profissional construída dentro de uma sala de aula, Tânia Nabsths, por isso, se sente provocada a reverenciar o seu atual lugar de trabalho, não medindo palavras para exaltar a importância da escola Jardim de Deus:
A Jardim de Deus é uma escola em que as crianças, além de aprenderem, elas se tornam realmente crianças porque não entram rápido naquela faixa de adulto, pré-adolescente. Não! A Escola Jardim de Deus te dá essa liberdade do professor fazer com que a criança não esqueça da sua identidade. Em relação aos demais alunos, os maiores, a qualidade do ensino segue na mesma excelência, porque a direção da escola estimula e cobra a qualificação de seu quadro docente, a coordenação está sempre “cobrando” a melhoria de desempenho na sala de aula de cada profissional. O nível de excelência da Jardim de Deus chegou a tal ponto que muitos pais residente em núcleos distantes de nosso bairro fazem questão de matricular seus filhos aqui, mesmo diante das distâncias que enfrentam diariamente para trazer e buscar seus filhos, tudo em razão do conhecimento que tem da qualidade da metodologia de nosso ensino. Esses pais hoje sabem que seus filhos aqui na escola vão aprender, estão se qualificando para o enfrentamento da vida, estão se formando como adultos, adultos com responsabilidade e boa conduta. Portanto, a Escola Jardim de Deus tem muito a oferecer”.
Educadores amantes do que fazem
Igual a Tânia, todas demais educadores da escola se doam no dia a dia da escola, porque a força da educação de qualidade impulsiona todos em sala de aula a caminharem ao lado da criança, do adolescente, e do jovem. Porque é nesse jeito de ser e fazer que eles acreditam – construindo, se apropriando de suas verdades e trabalhando os alunos a compreenderem o mundo a partir da metodologia de ensino da escola.
Finalizando, Tânia deixa registrado um ensinamento que ela diariamente faz questão de repetir, em seu trabalho de educadora:
“A educação é uma arma poderosa na transformação social, mas é necessário que isso seja uma visão de todas as pessoas envolvidas. É um trabalho que os resultados só aparecem em longo prazo”.