Projeto Contemplado pela Lei Paulo Gustavo 2024, aborda o Conceito de Bem Viver nas escolas por meio da Arte-educação.

 

A Escola Estadual Plínio Pinheiro, no bairro Velha Marabá, se tornou palco de uma produção artística coletiva envolvendo alunos, docentes e artistas da região, por meio do projeto Muralismo Entre Rios. O projeto selecionado pelo Edital de Artes Visuais –   Lei Paulo Gustavo, realizou entre outubro e dezembro um trabalho de Arte-educação na escola a partir do tema Bem Viver.

Esta é a segunda edição deste projeto de Arte Monumental, que tem como base a curadoria comunitária, fazendo valer o conceito do Muralismo desde a sua concepção no México, com intuito de fortalecer e despertar o olhar para a identidade cultural e protagonismo popular.

Contemplado em 2020 pelo edital Pontos e Pontões de Cultura, da Lei Aldir Blanc/PA, o projeto realizou na primeira edição, 70m² de arte pública em paredes do bairro do Cabelo Seco, na Velha Marabá, inspiradas no cotidiano da região.

“Este projeto nasceu em 2020, a partir de curadoria comunitária, lançando luz na sabedoria e cultura popular, homenageando, em arte mural em via pública, as lavadeiras, pescadores e coletores de castanha, pessoas que ajudaram na formação do município”, conta Livando Malcher, Diretor de Arte do Projeto.

Ainda de acordo com Livando, agora, na 2ª edição, o Muralismo Entre Rios expandiu o propósito, trazendo a Arte-educação para sua raiz. “Após olhar para o passado, valorizando a memória ancestral e popular da cidade, na segunda edição, apontamos para o futuro, realizando no presente, numa construção coletiva com a juventude escolar do Plínio Pinheiro”, afirma.

Muralismo na escola

 O conceito de Bem Viver, originário da cosmologia andina, foi o tema disparador do processo criativo, mobilizando os estudantes da escola Plínio Pinheiro. A partir da oficina Muralismo na Escola, com seis encontros em sala de aula, de sensibilização artística, trazendo conteúdos sobre Bem Viver, História da Arte, psicologia das formas, teoria das cores e exercícios de desenho, iniciou-se o processo de pintura de 90m² de arte mural nas paredes internas da escola, com a participação e protagonismo dos estudantes, que durante 7 dias foram acompanhados pelos instrutores, Livando Malcher, Josean Martins e Nathanael Marques.

“Ao todo fizemos quatro murais que partiram de uma cocriação coletiva e se organizaram em diferentes temas, como o mural ‘Terra e Alimento’, que aborda a agricultura familiar da região; o ‘Fundo do Rio Tocantins’, que faz alusão a importância de defender os rios; a ‘A Floresta Encantada’, trazendo animais de força da encantaria amazônica”; e “Bosque do Saber”, abordando a vida como saber, conta Clara Morbach, Diretora Executiva do projeto.

Além dos murais das paredes internas da escola, realizados em parceria com os alunos, a segunda etapa do projeto foi concluída com a criação de um mural externo de 100m², realizado em parceria com artistas da região, entre elas Bianca Silva e Alyne Pacheco.

 “Nesta fase, realizamos o mural a partir da oficina direcionada ao corpo docente da escola Plínio Pinheiro. Na imersão com os colaboradores, a temática do Bem Viver se desdobrou sobre o papel da Arte na comunidade escolar e como ela pode vir a ser uma linguagem ativa do Bem Viver, alinhada ao plano de ação da escola”, explica Clara Morbach.

Revelando a Arte de Bem Viver

 Além do resultado visual, a experiência de coletividade e imersão artística que o projeto proporcionou, se mostrou bem sucedida em incentivar o protagonismo dos jovens alunos, despertando neles a autoestima e disposição para trabalho em equipe.

 A estudante Nathália Alves, 17, participou de todo o processo criativo, desde os encontros em sala de aula, até a pintura dos murais. Ela afirma que o projeto mostrou formas de experienciar o Bem Viver na prática.

“Eu, como participante, só tenho a agradecer. Algo muito importante para a nossa juventude nos dias de hoje é trabalhar a questão do coletivo, que inclusive está relacionado ao tema do Bem Viver.

Tivemos oportunidade de exercitar este senso de coletividade, olhar a cidade de outra forma e criar vínculos que vamos levar para a vida toda. É um projeto que vai ficar marcado não só nos muros da escola, mas nos nossos corações”, afirma.

Para Livando Malcher, o projeto foi um estímulo para vida de cada participante. “Muitos se surpreenderam com a própria capacidade de realização e isso é muito gratificante quando se trata de jovens preenchidos de sonhos a serem realizados. Sinto que foi um estímulo para o enfrentamento dos obstáculos que surgirem na jornada de cada um, e que disparamos uma dose de confiança, coragem e autoestima em todos”.

Clara Morbach, resume: “O resultado realmente foi maravilhoso, tivemos uma participação muito intensa dos estudantes, que estavam motivados em ver o resultado final do esforço coletivo. Uma experiência inédita para todos, onde se destacou a amizade, o respeito, a harmonia.”

Além das oficinas e produção coletiva dos murais, a segunda edição do projeto Muralismo Entre Rios conta também com a produção de um mini documentário sobre o processo criativo na escola Estadual Plínio Pinheiro. O material cinematográfico está disponível nas mídias digitais do projeto.

O Muralismo Entre Rios é uma realização da Tukan Produções e Ingá Visualidades, via lei Paulo Gustavo/PA 2024.

 

Serviço: Projeto Muralismo Entre Rios na Escola Plínio Pinheiro- produção de mural artístico. Local: Escola Plínio Pinheiro.

Reportagem: Bianca Levy

Contatos: Clara Morbach (Direção Executiva) (91) 98584-5722