Ex-prefeita de Parauapebas, Bel Mesquita morreu na manhã desta quinta feira, em Belém, depois de passar por prolongado tratamento contra um câncer.
Diagnosticada com câncer no pâncreas no final do ano passado, Bel passou por cirurgia ainda em 2023, mas o problema não foi resolvido e ela voltou a ser internada na semana passada, no Hospital Porto Dias, com quadro clínico crítico.
Ana Isabel Mesquita de Oliveira nasceu em Jundiaí (SP), e veio para Parauapebas logo no início do anos 80, tornando-se prefeita do município por dois mandatos – de 1997 a 2004. Elegeu-se deputada federal em 2006, destacando-se no Congresso Nacional por integrar as comissões de Educação e Cultura e de Seguridade Social e Família, tendo sido Procuradora-Adjunta da Procuradoria Especial da Mulher em 2009.
Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff nomeou-a Secretária Nacional de Políticas de Turismo, cargo no qual permaneceu até o ano seguinte.
Professora, psicóloga, primeira e única prefeita de Parauapebas, Bel Mesquita deixa legado expressivo na história política do município, com projetos e políticas públicas que não apenas ajudaram a construir a cidade, mas também transformaram a vida de milhares de parauapebenses.