Está marcada para às 10 horas desta sexta-feira, 25, coletiva do prefeito Maurino Magalhães.
Há fortes indícios de que ele anunciará mudanças em pelo menos quatro secretarias.
Decisão do prefeito, conforme apurou o blog agora há pouco, antecipa articulações visando a campanha eleitoral de 2012.
Além do secretaria de Saúde, que terá o nome do substituto de Paulo Geraldo indicado por algum partido da base aliada, Maurino poderá surpreender logo mais, na coletiva, anunciando mudanças dos secretários de Fazenda, Administração, Planejamento e Obras – que também farão parte das articulações partidárias visando a campanha pela reeleição do prefeito.
Pelo menos foi isso o que o blog ouviu de auxiliar direto do gestor marabaense.
———————
Atualização às 17:07
Os secretário demitidos são Lucídio Colinetti (Obras), José Nilton (Administração), Glênio Benvindo (Planejamento), Karam El Hajjar Gestão Fazendária) e Gilson Magalhães (Comunicação) -, além de Paulo Geraldo (Saúde).
Na coletiva concedida no final da manhã, Maurino Magalhães anunciou também que a secretaria de Comunicação pederá este status, transformando-a apenas em assessoria.
As mudanças, disse o prefeito, são decorrentes da crise financeira pela qual passa a prefeitura, pretendendo, com a decisã,o dar sangue novo ao governo e imprimir novos rumos à gestão pública.
Nomes dos novos secretários serão conhecidos nas próximas horas, mas é provável que os órgãos afetados pelas exonerações sejam gerenciados interinamente até que o prefeito conclua o processo de negociação com partidos da base aliada.
—————-
Atualização às 17:43
Para ajustar a máquina e honrar compromissos firmados com fornecedores, concluir obras em andamento e manter o pagamento dos servidores em dia, o prefeito Maurino Magalhães iniciou nesta sexta-feira, dia 25, uma ampla reforma administrativa, com a substituição de seis secretários e demissão de servidores de cargos em comissão. O objetivo é priorizar as diretrizes administrativas para que sejam concluídas e realizadas as obras que beneficiam a população.
Foram exonerados dos cargos os secretários Lucídio Collinetti Filho, da Secretaria de Obras; Glênio Benvindo de Oliveira, da Secretaria de Planejamento; José Nilton de Medeiros, da Secretaria de Administração; Karam Ell Hajjar, da Secretaria de Gestão Fazendária; Paulo Geraldo, da Secretaria de Saúde; e Gilson Magalhães Lima, da Secretaria de Comunicação, que passa a ser apenas uma assessoria, subordinada ao Gabinete do Prefeito. Outra mudança é que a Secretaria de Ação Comunitária, Trabalho e Cidadania (Semac) passa a coordenar e gerenciar o Saci, Sine e o Procon.
A reforma tem por meta redução de despesas; manutenção de serviços essenciais; paralisação de contratações de serviços e redução do número de servidores. Será estabelecido um cronograma de pagamento de fornecedores, respeitando o porte da empresa: pequenas, médias e grandes, assim como feito o fechamento anual das contas da prefeitura e finalização das obras.
Em coletiva à Imprensa, foto) o prefeito agradeceu aos servidores e também aos secretários que deixam o cargo. Disse que, nessa nova etapa, espera contar com o apoio da comunidade. “Vou ouvir a comunidade. Inclusive vou instalar uma urna na prefeitura, para que a população faça suas reclamações e dê sugestões”, ressaltou.
Fonte/Foto: PMM/Secom
Carla Sobreira
2 de dezembro de 2011 - 15:17Estou muito feliz!!!!!Devia além de mudar os secretários mudar também o prefeito ,excelente exoneração na Obras E Saúde,o tal Paulo Geraldo ex secretario de saúde teve uma festa com sua saída!
Anonimo
30 de novembro de 2011 - 09:44Não precisa de muita coisa para se fazer uma boa gestão municipal, somente de pessoas capacitadas, éticas e trabalhadoras. Ética implica Honestidade.
anonimo
29 de novembro de 2011 - 15:17Realmente o povo tem memoria Curta ja esqueceram das demisões em agosto para a entrada dos concursados..pergunte pelo endereços dos demitido e vejam se isso realmente aconteceu
Paulo Pereira
29 de novembro de 2011 - 14:53Caro jornalista Hiroshy Bogea.
Só Augusto dos Anjos para detalhar a ingratidão de Maurino para com o seu eleitorado, o apedrejamento pela mesma mão que afagou pedindo votos e o seguir do féretro dos anseios e sonhos perdidos.Creio que pouquissimas vezes alguém decepcionou a tantos em tão pouco tempo.
Maurino o destruidor de sonhos!
VERSOS ÍNTIMOS
Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão – esta pantera –
Foi tua companheira inseparável!
Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.
Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!
Augusto dos Anjos
George Hamilton Maranhão Alves
29 de novembro de 2011 - 11:16Parece-me que o problema não está em trocar secretários, fulano por sicrano ou beltrano. O problema está na administração como um todo, na estrutura e na ideologia administrativas.
Paulo Pereira
29 de novembro de 2011 - 08:30Caro jornalista Hiroshy Bogea.
Parece-me um pouco tarde para recuperar o tempo perdido, pois o tardio expurgo de secretarios despidos da consciencia da responsabilidade para com o Municipio que os empregou, causou irreparáveis danos à máquina administrativa.A importação de valores duvidosos vindos do Estado do Tocantins, talvez para pagar compromissos de campanha, foi o mais danoso possível.Se o Prefeito ainda quiser remendar a sua imagem e deixar de ser o governante de pulso fraco, sem comando e liderança sobre o secretariado amorfo e incompetente que ainda mantém nos cargos, deve fazer uma varredura completa e começar tudo de novo.
George Hamilton Maranhão Alves
28 de novembro de 2011 - 17:07Substituições aos 45 do segundo tempo não surtem efeito. O jogo parece perdido.
NNI
28 de novembro de 2011 - 09:24Agora é tarde…O Maurino deveria ter pensado muito antes de escolher as pessoas para estar ao seu lado. Essa atitude de demitir 6 secretários de uma só vez aos 45min do 2° tempo é um sinal de desespero. A gestão municipal está falida. Marabá precisa de um impacto de Gestão. Se aqui não tiver ninguém competente, sou a favor de trazer de fora, quero ver meu município crescer.
anonimo
28 de novembro de 2011 - 09:00O prefeito atual tem a seu favor uma característica que o passado não tinha: “é alguém aberto para o dálogo”, por isso os Sindicatos dos Servidores Municipais podem fazer um bom trabalho já que o ambiente é favorável para isso.
anonimo
27 de novembro de 2011 - 14:37Acredito que o Maurino em busca de uma reeleição vai tentar fazer de um tudo pra tentar mosntrar o q ele não fez nesses anos de mandato só q é tarde demais a prefeitura esta numa situação inreversivel e a saúde esta doente e sem expectativa de alta…..
Anônimo
27 de novembro de 2011 - 09:50Boa vontade não vai resolver a atual situação. O que resolve é gerenciar a máquina pública com competencia e seriedade. Isto é o q falta.
O Sr Maurino só pensa na vaidade dele.
Anônimo
27 de novembro de 2011 - 09:47Aqui escreve um servidor que tem praticamente 12 anos de concurso, ja vi muita coisa absurda nesta PMM. Porém agora, as coisas estão muitos piores, infelizmente o Sr Maurino não tem pulso para administrar. Todo mundo manda na casa de mãe Joana (PMM). Eu gostaria que nós que acompanhamos este blog analisassemos algumas perguntas:
1º Onde foi aplicado o recurso próprio do municipio?
2º Secretarios precisam de apoio financeiro para colocar para funcionar suas pastas.
3º A folha do município (segunda a midia) ultrapassa os 13 milhões, portanto feri a lei dos 60%, o que os vereadores estão fazendo q não fazem nada?
4º Quem é de fato culpado pelo atraso dos salários, diárias, visa vale, fornecedores, locações e ectccccc?
5º A descredibilidade da tual gestão é GRITANTE no comércio local e fora de Marabá.
6º A falta de medicamentos básicos do HMM e HMI já é motivo de cassação(IMPROBRIDADE ADMINISTRATIVA) mas uma fez e os vereadores onde estão?
7º Falta sala de aulas no municipio. A cidade cresçe e não foi construida uma escola. Professores temem salas de aula com 50 alunos.
GENTE infelizmente todos no comando desta gestão não tem compromisso com o povo de Marabá. O único compromisso é com seus status e bolsos.
Comentaristas insistem em enviar textos escritos somente com letras maiúsculas. Não publicamos, é regra.
José
27 de novembro de 2011 - 01:42Concordo com o nome da Luana para assumir uma secretaria, ela é uma excelente líder, pessoa justa e capaz. Sr prefeito Maurino Magalhães, se começou vá até o fim com a mudança e entre em grande estilo, coloque a Luana na Secretaria de Saúde, ela será um ótimo exemplo para nós funcionários e a população de Marabá. O Sr não se arrependerá. E no HMI ponha alguém de pulso, como o saudoso Paulo Geraldo, esse sim deixava tudo correto por lá, ô tempos bons.
anônimo
27 de novembro de 2011 - 01:35essas demissões foram para poder pagar nosso salário e décimo??? se foi…ótimo…espero receber logo…mas se ainda não deu…tem gente de portaria ainda no hmi e que nem concursado é e está na vaga de gente que passou no concurso…bota lenha na fogueira prefeito…tira esse povo que não ajuda e ainda atrapalha…falei e disse.
anonimo
26 de novembro de 2011 - 15:08Entre um Prefeito e a demissão de 6 Secretários devem existir coisas não sonhadas pela nossa vã filosofia…
Anonimo
26 de novembro de 2011 - 15:02Um site próprio para Secretaria de Fazenda é uma boa idéia porque ninguém aguenta se perder no meio de tantas informações (constantes no portal da PMM) para emitir uma Nota Fiscal Eletrônica de Serviços.
Anonimo
26 de novembro de 2011 - 14:31O Maurino fez certo. E digo mais: Essas “folhas” (secretários) caíram porque Deus assim consentiu.
Anonimo
26 de novembro de 2011 - 14:16Toamara que o novo Secretário de Fazenda não seja uma pessoa muito deslumbrada com o status do cargo.
ANONIMO
26 de novembro de 2011 - 14:00Para aquele que vai assumir Secretaria de Gestão Fazendária deixo um alerta: A Legislação Tributária de Marabá precisa passar por um processo sério de revisão. E também a lentidão do Sistema utilizado pela Secretaria é algo deseperador para os contribuintes que já pagam impostos somente porque isso não é algo facultativo. Ah! e essa secretaria também precisa de site próprio.
anônimo
26 de novembro de 2011 - 13:36Sr prefeito, infelizmente o Dr Paulo não ficou na secretaria, pois este sim seria um grande aliado seu, visto que sempre primou por coisas certas e as claras, mas se o Sr tiver algum interesse de ainda conseguir melhorar a saúde de Marabá, por favor não coloque novamente o Miguelito como secretário…ninguém merece mais um sem noção e oportunista nesta cadeira…já chega alguns que passaram por ela antes e durante o seu mandato. Boa sorte
Marcos
26 de novembro de 2011 - 11:55Quero parabenizar o Prefeito, pois ja estava pensando que quem não. trabalha não é reconhecido e quem trabalha dança neste governo. Valeu
anonimo
26 de novembro de 2011 - 11:52So sei que os novos secretarios vão ter que trabalhar muito para organizar as coisas. Principalmente saude e obras. E por falar nisso a pasta SEMAD precisava modernizar, o tédio.
servidores
26 de novembro de 2011 - 11:47Ei ja que todo mundo indica nao esqueça do nome Luana bastos, pois fez um excelente trabalho no HMM.
ANONIMO
26 de novembro de 2011 - 11:43Ninguém sabe como esses secretários, que nem ganhavam tão bem assim, conseguiam ostentar carrões, mansões… Se administrassem a Prefeitura bem como administram suas próprias contas, Marabá estava em ordem.
ANONIMO
26 de novembro de 2011 - 11:34O prefeito agiu de forma certíssima. Estas secretarias são muito importantes, não podiam mesmo permanecer nas mãos de pessoas tão sem visão como estas.
ANONIMO
26 de novembro de 2011 - 11:25EU PENSO QUE TEM MAIS COISAS POR TRÁS DESSAS MUDANÇAS QUE AINDA NÃO SABEMOS. MAS É CERTO QUE NINGUÉM SUPORTAVA MAIS OS VESTÍGIOS DA ADMINISTRAÇÃO DO TIÃO MIRANDA QUE PERMANECIAM NA ATUAL. JÁ FORAM TARDE.
Marabá Melhor
26 de novembro de 2011 - 00:14Maurino você deveria aproveitar a sua boa vontade em fazer mudaças e entrgar o cargo já chega de fazer o povo sofre com o desgoverno no município.Carajaense SIM 77
Anônimo
25 de novembro de 2011 - 23:28Muitos destes secretários,prejudicaram a nossa população orientados pelo grupo do tião e salame.que querem por tudo a viuvona.Ex não limparam os bueiros antes das chuvas,fizeram projetos com falhas,não atenderam os aliados de Maurino,fortaleceram inimigos de Maurino,descumpriram compromissos,abusaram em diárias,desviaram oleos,gasolina,máquinas,venderam barros,areia,pinsarra,bueiros,receberam propinas para resolver pagamento de fornecedores e proprietários de areas de invadidas.fizeram tudo para prejudicar Maurino.faltam mais uns dois para tomar rumo.
ANONIMO 2
25 de novembro de 2011 - 20:59Pena a saúde ter perdido um Secretário competente como o Dr. Paulo, mas acontece que um só não pode contra a multidão. Pobre povo que não consegue ter seus direitos de boa saude garantidos. O estopim da saída foi as Licitações que não colocam remédios nos Hospitais. O Materno não tem surfactante há vários meses, medicação essencial para a sobrevivencia dos prematuros e tambem não tem fita de glicemia há vários meses, tambem essencial para acompanhamento de recem nascidos que estão na UCI. E onde está o Ministerio Público, Vereadores e Conselho de Saúde que nao vem essas deficiencias. Pena mesmo
to de olho
25 de novembro de 2011 - 17:16espero que as coisas realmente mude
filho de Marabá
25 de novembro de 2011 - 16:32Deveria ter feito isso antes….agora é tarde, vc já caiu no descredido da população que te elegeu!!!
Anônimo
25 de novembro de 2011 - 16:03Na secretária de saúde temos bons nomes de profissionais de saúde que deveriam assumir como exemplo: Dr. Miranda, Dr. Fernando, Dr. Ivo e outros, mas a política é jogo de interesses de grupos, com isso prejudica a pasta e quem sai perdendo é o cidadão.Na própria secretária de saúde tem gente séria como: enf.Francis Alho, Assist. Social Laudia, Dra. Cristina e outros, mas não coloquem a enf.Percilia, a Nazaré Calixto, pois essas não sabem tratar as pessoas com respeito e dignidade.
anonimo
25 de novembro de 2011 - 15:39tem que mudar é o prefeito
Gilvandro Oliveira
25 de novembro de 2011 - 15:38Acho que chegou o momento, o ano que vem já tem eleições e o Maurino precisa defenir os seus. A campanha vai ser dificil, a sua gestão como Prefeito será avaliada no voto. Diferentemente do mandato atual, que ele foi franco atirador, ganhou devido a rejeição de seus adversários.
sssss
25 de novembro de 2011 - 14:39Também depois dessa porcaria de obra da duplicação da transamasônica, já tava na hora do Lucídio rodar né!!!
Anônimo
25 de novembro de 2011 - 13:34O problema desta gestão é o fato de não se fazer gestão. A maior preocupação do prefeito e seus ruinsessores é perseguir e coagir as pessoas. Trabalhar que é bom ninguem quer. Ganhar eleição, deveria ser com trabalho, e não com atos sem fundamento. E o pior é imaginar que não fazendo nada em 3 anos e PROMETER fazer no último ano vai mudar a situação atual. Te toca MAUrino, o jogo já esta perdido. Não tem como mudar de uma hora pra outra!! Se voce realmente tivesse deixado o POVO GOVERNAR… talvez as coisas estariam diferente!!!!!
Anônimo
25 de novembro de 2011 - 13:15O Secretário de Obras já deveria ter sido substituído desde que assumiu a Prefeitura, esperamos que o novo secretário seja competente e comprometido…
Dario
25 de novembro de 2011 - 13:11Anônimo das 12:28, agora vai ser é “secretária”
Anônimo
25 de novembro de 2011 - 12:28Já vai mudar o secretário de obras???
Anônimo
25 de novembro de 2011 - 12:27Tudo para esses “senhores” é politicagem como forma de se firmarem cada vez mais no poder. O povo que se dane.