A comunidade do Núcleo da Velha Marabá está se preparando para realizar diversos eventos na cidade em protesto contra a transferência do padre Mbaku Bhonõi César. Ele é considerado o melhor pároco que já trabalhou naquele núcleo, sendo responsável pela recuperação física das igrejas locais e atuante evangelizador.
Durante homilia da celebração dominical passada, padre César confirmou aos católicos sua transferência, provavelmente para o Congo.
Em todo o transcorrer da missa, religiosos manifestaram o carinho pelo padre africano, havendo registro de choro e declarações de pedidos para a permanência do padre na cidade.
Eventos que começarão a pipocar na cidade envolverão abaixo-assinado da comunidade pedindo a manutenção de César e uma procissão por todo o Núcleo Velha Marabá.
Advogado Sebastião de Souza Castro, um dos coordenadores do movimento “Fica, Padre César!”, garante que Mbaku Bhonõi “é o padre mais atuante que ássou aqui pelo Núcleo, nos últimos 40 anos, sabendo levar seu rebanho, não apenas com evangelização, mas realizando importante trabalho paroquial jamais visto”.
Jedean
29 de novembro de 2012 - 19:29O que me intriga mais ainda, é que não tem padres suficiente para as diversas paroquias da diocese de Marabá, e estão solicitando que a Congregação Imaculado Coração de Maria – CICM, que é uma congregação centenária atuando na missão de evangelização em diversos países e em vários continentes, e que, jamais se viu registro de problemas com a Igreja, ser convidada a se retirar do seio da nossa comunidade católica. Somente em Marabá são mais de 30 anos de evangelização missionária.
Gostaria de ter reposta das autoridades eclesiais para esse meu questionamento. Por Favor. É no mínimo estranho essa atitude.
Ao contrario teria era que vi mais congregações para fortalecer a nossa Igreja Católica e não dispensar a que esta contribuindo de forma coerente, responsabilidade e principalmente com um verdadeiro ardor missionário na evangelização.
De olho
29 de novembro de 2012 - 18:42Como assim caro amigo Jedean? Tirar teu comentario? Espero que o dono do blog nao tire, ele falou muito. Agora é só esperar as consequencias de ter falado do Pe. Luisao. É pq sabe muita coisa, mais ele nao gostou nadinha do que viu. Cuidado que as tuas consequencias virao. Temos muito q pensar antes de falar . Abraco
Professora Dena
29 de novembro de 2012 - 16:57Amigo Hirosge Bogea que sorte a sua ter tocado num assunto que realmente tá revoltando a população de catolicos, Padre Cesar é uma figura pública que conseguiu angariar simpatizantes de todas as classes, raças e religiões, é um missionario simples e humilde, é um gestor de altissima qualidade, em resumo é o Padre que queremos, portanto: FICA PADRE CÉSAR!! FICA PADRE CÉSAR!!FICA PADRE CÉSAR!! FICA PADRE CÉSAR!!FICA PADRE CÉSAR!! FICA PADRE CÉSAR!!
Professora Dena
29 de novembro de 2012 - 16:48Amigo Hirosge Bogea que sorte a sua ter tocado num assunto que realmente tá revoltando a população de catolicos, Padre Cesar é uma figura pública que conseguiu angariar simpatizantes de todas as classes, raças e religiões, é um missionario simples e humilde, é um gestor de altissima qualidade, em resumo é o Padre que queremos, portanto: FICA PADRE CÉSAR!! FICA PADRE CÉSAR!!
Joelma do Cézar
29 de novembro de 2012 - 11:32Todos nós sabemos que o Padre Cesar é um missiónario de DEUS, que por seus votos sacerdotais não é dono do próprio destino e não é efetivo em canto nenhum, porém, diante do que em pouco tempo ele construiu estruturalmente e espiritualmente em nossa comunidade, não aceitamos em hipótese alguma que ele e sua congregação sejam escorraçados pela porta dos fundos. Concordamos que ele um dia se vá, entretanto, que saia pela porta da frente por onde honrosamente entrou, e que no mínimo conclua os projetos coletivamente elaborados e por ele briosamente liderados. Ficará então a preocupação do risco de desmoronamento do que a duras penas juntos construimos, porém, a tranquilidade e a certeza do dever cumprido. E enquanto houver a mínima esperança, reforço junto com a BANDA BOA, a campanha ”FICA PADRE CESAR”.
JOELMA SILVA.
Jedean
29 de novembro de 2012 - 11:25Gostaria que o responsável pelo Blog retirasse o meu comentário.
Muito obrigado.
Cordialmente,
Jedean
Dhanny
29 de novembro de 2012 - 11:21FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR.
acomunidade agradecer
Professor Cézar
29 de novembro de 2012 - 10:58Infelizmente, os comentários de Jedean procedem. Toda essa situação vem sendo meticulosamente articulada e a bastante tempo pelos mensionados e acessorados por pessoas até da paróquia de são félix travestidos de paroquianos, porém com interesses escusos e pessoais. Vale ressaltar que as pessoas envolvidas nessa trama que banha nossa igreja e nossa comunidade de vergonha são portadores da mesma síndrome, que não admitem um pobre, uma mulher ou um negro presidente da república ou exercendo qualquer tipo de liderança mesmo que salutar e honesta. Conclui-se tambem diante das evidências, fatos e de comentários proferidos por esses Fariseus que os reais motivos da insatisfação dessa minoria absoluta e pejorativa é a COR DA PELE, a liderança, o emprendedorismo e o desapego as más companhias por parte do perseguido, pois pra quem quer realmente e honestamente trabalhar elas não fazem falta, mancham a imagem. Confiando na transparência e senso de justiça exemplar das autoridades eclesiais superiores e na importância dada por elas ao clamor da maioria absoluta, engrosso o coro ”FICA PADRE CÉSAR ”, porque assim como não troco a minha fé por outra fé, não troco o CERTO PELO DUVIDOSO. Detalhe, não me mascaro atraz de apelido ou pseudônimos. Aos do bem conclamo: ”Vamos a guerra santa, vamos defender o trabalho honesto, a transparência, o bom senso e o que em pouco tempo sob a liderança desse homem realmente enviado por DEUS.
Professor Cézar.
Jedean
29 de novembro de 2012 - 00:44Caríssimos irmãos de fé, saudações!
Quero neste momento externar a todos que o Pe Cezar é missionário sim, porém a comunidade na sua grande maioria ficou tocada foi tocada e sentiu no seu íntimo que a missão do Pe Cezar ainda esta por terminar. Então vejamos. A nossa Igreja hoje está sendo coordenada pelo Pe Ademir da 16 e o Pe Luizão que surgiu de repente de Parauapebas, e ambos são Pe Diocesanos anteriormente missionários como Pe. Cesar.
Vamos aos fatos: A CATEDRAL DA DIOCESE era evangelizada pela Congregação Imaculada Coração de Maria – CICM. Ondes diversos padres desta congregação passaram por aqui ex. Pe Gabriel, Pe Luis, Pe Joãozinho, Pe Matalanga, Pe. Isma e tantos outros. Os padres DIOCESANOS com Pe. Ademir e Pe. Luizão, chegaram ao falecido Santo Padre Dom José e pediram para que ele assinasse um documento redigidos por eles, próximo a aposentadoria do Bispo, solicitando que ele requeresse a Catedral para os párocos da diocese. Apos o falecimento do Bispo e com o documento assinado foram e pediram para que não só o Pe Cesar mais toda a Congregação do Imaculado Coração de Maria – CICM se retirasse da diocese de Marabá. Assim também vão tirar o Pe Afonso de Morada Nova.
Conclusão. Pura e simplesmente vaidade dos atuais coordenadores da nossa Igreja Católica de Marabá. Espero eu, como membro dessa comunidade que o Pe. Luizão não me venha com a mesma disposição de trabalhar, que ele tinha em Parauapebas, que não conseguiu se quer rebocar as paredes de uma da Igreja que ele dirigiu por muito tempo. Espero em Deus que ele venha trabalhar na mesma proporção de seu desejo particular junto com o Pe. Ademir de administrar a CATEDRAL. Desejo esse fomentado a muito tempo. Pois os mesmo chegaram até mudar de congregação de MISSIONÁRIOS PARA DIOCESANOS, Para poder se estabelecer perpetuamente em nossa cidade. e Podendo ter alguns privilégios que só os Pe diocesanos tem que é o poder acumular bens materiais.
FIQUE PADRE CESAR ATÉ TERMINAR SUA MISSÃO… DEPOIS VÁ E EVANGELIZE EM OUTROS CAMINHOS… Esse sim é o papel do verdadeiro missionário. Que Deus te ilumine.
No futuro bem próximo as mascaras dos interessados na sua saída daqui cairá por terra.
João Guimarães
29 de novembro de 2012 - 00:26É impressionantes como algumas pessoas que se dizem cristãos lidam com o simples fato de outras pessoas terem opinião contrária á sua, e respondem á isto com manifestações raivosas…Meu Deus! Gente, calma, alguém aqui ser favorável ou contra, não vai mudar nada, a igreja nunca católica nunca ouviu opinião de ninguém, vcs lembram da “santa inquisição”? Calma, gente! Vcs são cristãos mesmo..?
Denis Marques
28 de novembro de 2012 - 20:16Não sou beata nem egoista, respeito a opinião de cada um, mas convenhamos… defender a saída do Pe.César sem conhecimento de causa é no mínimo leviandade. A propósito Mariana, que tipo de miséria você se refere? Financeira ou espiritual? Se for espiritual creio que sejamos mais necessitados do que os irmãos da África. Os favoráveis a sua permanência exaustivamente já explicaram que não querem eternizar o nosso querido padre na nossa paróquia, apenas desejam que ele conclua seu projeto, e que depois disso possa partir, sem que para isso sua saida seja forjada e maquinada por matreiros. Acrescento que pelo excelente trabalho que o Pe.César está desenvolvendo com os jovens de Marabá, estou nesta campanha “Fique Pe.César”, por acreditar que a formação da nossa juventude nos diversos aspectos da vida, também passa pela boa formação cristã (fundamental e necessária). Os jovens e as famílias de Marabá precisam um pouco mais deste homem que trabalha, evangeliza e encoraja seus fiéis para o trabalho cristão em sociedade.
CAUÍ
28 de novembro de 2012 - 20:13Estamos precisando de um psicólogo(a) para opinar à respeito desse desespero que está causando a transferencia do pe.César; ou seus antecessores eram muito inexpressivos, ou tem uma ligação dos fiéis com o padre que vai além do aspecto religioso, alguma carencia socio afetiva, não sei não…. habilite-se um profissional da área , é coisa séria !
Geovana
28 de novembro de 2012 - 19:37Gosto muito de Pe. César e na minha opinião ele tem todas as qualidades de um bom padre. Sabe acolher com alegria a todos, crianças e jovens igualmente aos adultos.
Apredi muito sendo coroinha e servindo nas missas. Vou continuar meu trabalho em sua homenagem. Gostei muito de ter feito minha 1ª eucaristia com ele.
Gostaria muito que ele ficasse
Internauta
28 de novembro de 2012 - 18:43Queridos internautas como todos já sabem da saida do querido Pe. Cezar conforme vários comentários acima citado pelos mesmos, gostaria que alguém da Igreja do Clero explicasse de forma claro qual o real motivo da saida do Pe. Cezar. Aguardo resposta.
EDUARDO
28 de novembro de 2012 - 17:07Caríssimos paroquianos, amigos do querido Pe. César, cheguei a marabá a pouco tempo mas, pude perceber a batalha e o amor que esse homem tem por essa comunidade. Quando um sacerdote é enviado em missão e cumpre o seu tempo é normal que ele deixe a paróquia e va em uma nova missão, mas esse não é o caso do nosso querido Pe. César que tão bem tem cuidado do seu rebanho. gostaria de dizer às pessoas que moveram essa minisfestação contra esse homem de Deus, que usem sua força e seu “tempo vago”, para ver os problemas que nossa cidade tem como a violência, a pobreza e a miséria.
Pe. César ainda não está no tempo de nos deixar então fique pelas pastorais, pelos jovens que o amam tanto, pela liturgia e por toda comunidade paroquial!!!!!!
j
28 de novembro de 2012 - 16:21se nos amamos realmente o padre cesar. nao podemos ter somente para nos
nao podemos ser egosita. sera que cristo esta feliz com nossas atitudes de cristaos. deixa ele ajudar seus conterraneos. povo tao sofrido.va em paz deus le pague amen.
Juca
28 de novembro de 2012 - 16:06O Projeto (Sonho) deve ser concluído. O Padre deveria ficar um pouco mais.
Mas o que se fez gerar esta grande “bola de neve” não é a “ida” do Pe. Cezar, mas a maneira que estão querendo lhe tirar.
Não sou da comunidade, mas participo mesmo que a distância, e é indiscutível a atuação e o amor que este homem tem com os seus.
Sabemos que o que ele tem feito é o seu trabalho, a sua missão, a vida que ele escolheu, mas sabemos que tem muitos que fazem muito menos ou que se promovem muito mais, querendo aparecer e virar “astro”, muito mais que a sua verdadeira função que é evangelizar.
O Pe. Cezar conseguiu com seu carisma e trabalho abnegado, a simpatia e o respeito de toda uma comunidade que justamente faz esse manisfesto, pedindo a prorrogação da sua ida.
Infelizmente como em tds os grupos da sociedade, a Igreja Católica de Marabá tem suas ramificações e ao meu ver é essa disputa de poder que existe, que está conseguindo levar embora precipitadamente o Pe. Cezar, ou melhor pelo que fiquei sabendo, levar embora a congregação Sagrado Coração de Jesus que a muito tempo está em Marabá, relembrando um pouco com Pe. Gabriel, Pe. Joazinho, Pe Isma, Pe. Luiz entre outros que também ajudaram muito esta cidade.
Axo que o egoísmo maior vem de dentro mesmo da igreja, infelizmente, onde a desunião as vezes é maior que fora.
Opnião: Fique Pe. Cezar. Termine as obras junto a sua comunidade e depois siga o seu destino e que a Congragação continue com outros Padres a evangelizar o Paróquia São Felix de Valois.
Torço para que a Diocese de Marabá tenha dicernimento para que não se precise chegar a movimentos vergonhosos.
“Cada um no seu quadrado”
Jane Dailha.
28 de novembro de 2012 - 16:06Mariana, Papâo e Observando.
Quem é católico sabe que algumas Ordens religiosas tem um tempo determinado para que seus parocos permaneçam Na comunidade, porém, sabemos que quando um Padre trabalha a favor de uma COMUNIDADE e nâo dos mais favorecidos este certamente é pelas ditas autoridades que nâo trabalha para a comunidade e sim para beneficios prórios incompreendido e por isto fazem manifestações e até mesmo pedidos para a transferência de quem trabalha
Pergunt a vocês, Já foram na Catedral, já assitiram missas as )6:00, as 17:30 as 19:30.Já vistaram as comunidades de Santa Rita, Nossa Senhora das Graças, Igrejinha de São Felx de Valois, participam de algum grupo na Igreja, ou sâo voluntários. Se a resposta é não.Lamento mas nâo tem o direito de respos.
FICA SIM PADRE CEZAR.
Jane Dailha.
28 de novembro de 2012 - 16:05FICA PADRE CEZAR PARA TERMINAR SUA OBRA NA NOSSA COMUNIDADE. FICA, FICA FICA.
Mariana, Papâo e Observando.
Quem é católico sabe que algumas Ordens religiosas tem um tempo determinado para que seus parocos permaneçam Na comunidade, porém, sabemos que quando um Padre trabalha a favor de uma COMUNIDADE e nâo dos mais favorecidos este certamente é pelas ditas autoridades que nâo trabalha para a comunidade e sim para beneficios prórios incompreendido e por isto fazem manifestações e até mesmo pedidos para a transferência de quem trabalha
Pergunt a vocês, Já foram na Catedral, já assitiram missas as )6:00, as 17:30 as 19:30.Já vistaram as comunidades de Santa Rita, Nossa Senhora das Graças, Igrejinha de São Felx de Valois, participam de algum grupo na Igreja, ou sâo voluntários. Se a resposta é não.Lamento mas nâo tem o direito de respos.
FICA SIM PADRE CEZAR.
WERBET PAIXÃO
28 de novembro de 2012 - 15:56SEREI BREVE, PREFIRO NÃO COMPARAR O PADRE CESAR COM NINGUEM, ELE É UNICO. EXEMPLO DE HUMILDADE, DE AMOR AO PROXIMO, DE SOLIDARIEDADE. E DE UM VERDADEIRO GUIA EPIRITUAL. SEM MAIS PARA O MOMENTO.FICA PADRE CESAR. FICA PADRE CESAR. FICA PADRE CESAR. FICA PADRE CESAR. FICA PADRE CESAR. FICA PADRE CESAR. FICA PADRE CESAR.FICA PADRE CESAR. FICA PADRE CESAR. FICA PADRE CESAR. FICA PADRE CESAR. FICA PADRE CESAR. FICA PADRE CESAR.
opino
28 de novembro de 2012 - 15:23D. Morena.
As pessoas que foram acolhedora com a chegada do Pe. césar são as mesma que acolherão com bondade compnheirismo e alegria o próximo pároco. Somos nós que iremos também ser compnaheiros de trabalho e missão. Esse é o nosso pérfil. Não se preodupe querida.
Só lhe explicando. Porque também te admiro muito e acredito que você fará parte desse grupo com fez da sincera acolhida ao Pe. César
opino
28 de novembro de 2012 - 15:18Acredito no poder da opinião pública. Da manisfestação passiva, de uma comunidade organizada. Se muitos querem e poucos não, é porque deve prevalecer a maioria. Com certeza essa é a força mais sincera.
Vamos lá hiroshi. vamos publicar mais matérias a respeito. estou acompanhando.
internauta
28 de novembro de 2012 - 15:15Acredito que a questão principal não é eternizar o Pe. César na paróquia é deixá-lo que termine e o que iniciou, que ser humano não tem esse direito. Por mérito isso é merecido.
O Pe. César acredito não está se impondo a obedecer a ordem de evangelizar em outras paróquias ou locais. Mas acredito que desejaria ver a sua obra concluida sob o seu comando. Também não estão sendo egoistas estão tentando ser justos.
Eu, enquanto simples pessoa conhecedora da situação posso dizer que há muito amor envolvido nesses depoimentos e parabeniso o Pe. por esse mérito.
Vejamos gente! quantas pessoas envolvidas em publicações de mensagens “FICA”.
A internet acredito nunca publicou tantos cometários em uma simples notícia como essa do blogueiro Hiroshi. Acredito que esse também não sãos os tipos inteenautas de plantão.
então quem tem esse mercecimento merece parabéns muitas vezes.
PARABÉNS, PARABÉNS e PARABÉNS!!! Pe. César
cleitinho ricardo
28 de novembro de 2012 - 15:08não estamos revindicando pra que o pe cesar fique não nós sabemos que ele tem seguir seu caminho mais deixem ele terminar as obras que começou na igreja ..
João Guimarães
28 de novembro de 2012 - 15:02Gente, um pároco ativo, trabalhador e unificador feito o padre César, assim como o padre Ademir, eles tem projetos sempre, eles estão sempre á frente da comunidade católica querendo realizar, isso é natural, se eles forem ficar por esse motivo, ou seja, quando tiver parado, com preguiça, sem projetos, eles vão virar pedra nessa paróquias. gente deixem o cara ir fazer o bem em outras comunidades, mormente num país desses, tão precisados de pastores bons com o o padre César. Boa viagem, padre César, e que Deus lhe abençoe mais uma vez e lhe dê disposição pra realizar grandes projetos mais uma vez, seja lá pra onde o senhor seja destacado!
cleitinho ricardo
28 de novembro de 2012 - 15:01ainda não vi um paroco que tivesse trabalhado tanto por essas paroquias de são felix e pela de nossa senhora das graças…. ele se preocupa com os jovens casais e idosos ele sim se preocupa com seus fieis e por isso que eu peço
Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa
Jane Dailha
28 de novembro de 2012 - 13:15INFELIZMENTE A PARÓQUIA PERDERÁ UM EXCELENTE CONSELHEIRO ESPIRITUAL, UM PADRE QUE MUITO TEM FEITO A FAVOR DA NOSSA PARÓQUIA.DURANTE VOSSA PERMANÊNCIA PODEMOS VER AS TRANSFORMAÇÔES TANTO NA ESTRUTURA FISICA QUANDO NAS PASTORAIS.
A CONSTRUÇÂO DO SANTISSIMO, A GRUTA, AS CADEIRAS, AS MISSAS EM HORÁRIOS DIVERSOS,
A COLOCAÇÂO DO VITRAIS. AS SANTAS MISSÔES POPULARES, INUMERAS SÂO AS TUAS OBRAS SANTISSIMO PADRE CEZAR, AS QUAIS FICARÃO EM NOSSOS CORAÇÕES.
Alysson Vieira
28 de novembro de 2012 - 12:48Mariana, você fala desta forma talvez porque você não vivencia a vida pastoral e comunitária na Paróquia São Félix, desde já faço-lhe um convite venha conhecer as pastorais e movimentos, conhecer um pouco da história da Paróquia, do Padre César e sua obra, depois disto tenha certeza que iremos respeitar sua opinião ou concordaras com o movimento “FICA PADRE CÉSAR”.
Falo isto porque faço parte de forma ativa na vida missionaria da Paróquia de São Félix Valois, se eu fosse apenas um mero espectador talvez tivesse a mesma opinião que a sua.
Dona Morena
28 de novembro de 2012 - 11:40Já estou preocupada, qual sera a recpcao que vai acolher o proximo Paroco. Vejo uma reviravolta muito feia, já esta havendo uma divisao antes do proximo chegar. Mais nao é assim que devemos agir. Agradecemos por tudo que o Pe. Cesar fez, se ele ficar e melhor pra nos, mais nao podemos despresar os outros que ja passaram e o que ainda viram! Vamos unir em oracao, para que o proximo paroco, tenha o mesmo carisma que o Pe. Cesar, que é dificil ser, as pessoas agem diferente
Chocada
28 de novembro de 2012 - 11:37Tadinha da Mariana, como diz minha avó: “não sabe da missa 1/3” (rsrs), querida “Mari”, você falou tanta bobagem, que deu até pena da sua falta de conhecimento sobre o assunto, as coisas são muito mais problemáticas do que sua vã cabecinha possa imaginar. “Amiga Mariana”, aconselho você a se informar melhor.
Bjos,amiga Mari.
José Cledson
28 de novembro de 2012 - 10:57Mariana, se for para seguir o seu raciocínio de que é preciso “abrir-se ao novo”, então que a Igreja Católica, a partir de Roma, também faça a remoção do Padre Ademir Gramelik, que está há mais de dez anos na função, lá na Nova Marabá. Não acha que é hora também de “arejar” um pouco a igreja a partir da Folha 16, onde atua Gramelik, ou ele vai ficar, como “santo”, perpetuado no cargo? Ora, ora…
Maria do Socorro Guimarães de Souza
28 de novembro de 2012 - 10:26O objetivo do movimento Fica, Pe. Cesar, não é que ele se eternize na paroquia.Até concordamos que outras pessoas têm o direito de conhecer e aprender muito com essa pessoa maravilhosa que ele é. Queremos que ele conclua, pelo menos em parte, os projetos já inicados.Não queremos dizer com isso que não existam outros padres capazes de dá continuidade,e, nem por egoismo, pois não é isso estamos aprendendo. São sonhos que juntos tivemos, não é justo que acordemos em pesadelos. Por isso, entra na roda você também. vem!
Socorro Guimarães.
Mariana
28 de novembro de 2012 - 09:48Acredito que é preciso se abrir ao novo. Gente pelo amor de Deus, que tipo de cristãos são vocês, que só pensam no seu próprio umbigo. A evangelização é mais ampla que isso. Deixem ele ir em paz fazer o seu trabalho, ele não é encardinado na Diocese, deve obediência a congregação dele. Pensem ele vai ser transferido para um país miseravél, onde tem um povo sofrido. Pelo amor de Deus, até me envergonho de dizer que tenho irmãos que congregam junto comigo com esse egoismo todo.
Mariana
28 de novembro de 2012 - 09:42Como cristã, penso que essa campanha remete ao egoísmo. Pe. Cesar ficou na Diocese, contribuiu muito e é hora de fazer esse mesmo trabalho em outros lugares. Ele não foi ordenado para ficar em Marabá ele foi ordenado para levar a palavra de Deus onde quer que precise. A missão dele continua em outro lugar. Aos que estão fazendo essa mobilização digo, que exemplo de cristão vocês estão dando? Jesus Cristo faria isso? E o povo para onde ele será transferido, será que não tem mais necessidade do que nós? Atitudes de amor ao próximo é aceitar a decisão. O Pe. Cesar quando se ordenou aceitou a missão em qualquer lugar. E agora o lugar dele é outro. Obrigado pelo que senhor fez por nós, mas é hora de partir para evangelizar, assim como Jesus.
Odilia
28 de novembro de 2012 - 09:24Há muito tempo não via a comunidade da velha Marabá tão participativa nas atividades da igreja, principalmente a juventude. Como mãe estive nas reuniões dos jovens e vi o bem que tem feito a eles. Em relação a poluição sonora que alguns reclamam, é delicada a situação. Infelizmente as cidades do Norte, por questões culturais são barulhentas, vivemos rodeados de carros de som, bares, enfim…e não vemos moradores se manifestarem contra, por que então fazê-lo com as da igreja? Mudanças? muitos não aceitam….sabemos que os párocos são missionários, devem estar em todos os lugares onde a comunidade necessitar. O que ta sendo defendido aqui é a forma como a situação vem sendo conduzida. Mas, independente do desfecho, Pe. Cesár, deixa sua marca, a alegria, a disposição em ajudar, uniar, evangelizar a comunidade.
Francilene
28 de novembro de 2012 - 09:14Sou evangelica, moro na nova marabá…Tenho uma irma que freguentou tbm a evangelica, hj nao freguenta mas depois de ter conhecido o Pr. Cesar.
Ele a ensinou e a colocou de volta a sua religiao, hj ela fala com amor e carinho dos trabalhos e obras da IGreja que poucos conhecem. Ela faz parte de algumas pastorais da Paroquia e sempre fala com muito orgulho do se Paroco..
Nao freguento a Paroquia mas sei o tanto que as obras da igreja vcs é importante….
Vcs tem que aceitar o Padre Cesar continuar o que comecou…A sua caminhada é longa, Deus o enviou e o homem quer tirar, com que direito. Nas coisas de Deus ninguem mexe.
Nao façam nada hoje que ira lhe fazer mal amanhã.
O recado que deixo a todos pela minha irmã, pois sei da luta dela para ajudar na Igreja é;;;;;;;
FIQUE PADRE CESAR……. TERMINE SUA OBRA…. POIS É DÁ VONTADE DE DEUS E NÃO DO HOMEM.
QUANDO CHEGAR SUA HORA DE IR DEUS LHE ENVIARÁ COMO É PARA IR……
observando
28 de novembro de 2012 - 08:11Concordo com o papão,pois os critérios para avaliar se o pároco concluiu ou não sua missão em Marabá, são determinados pela igreja e não por beatas e ou fiéis que confundem a missão do religioso, portanto : Pode ir pe. César, boa viagem !
ronaldo klinder
27 de novembro de 2012 - 23:59venho atravez dessa mensagem para juntos fazer essa campanha (fica padre cesar ) pois foi atravez dele que hoje muitos jovens que nem se quer frequentava a igreja participa das celebraçoes realizadas sem contar tambem com os benéficios que ele vem fazendo em nossa paróquia…tanto espiritual como social..entao peço a todos … venha fazer parte dessa campaha ……..fica padre cersar
Alysson Vieira
27 de novembro de 2012 - 23:38MOVIMENTO “FICA Pe. CÉSAR”
Todos nós sabemos que os Padres devem desempenhar sua missão em qualquer lugar do mundo mas o Pe. César ainda não concluiu sua missão na Paróquia junto a comunidade, os paroquianos sabem a importância deste pastor na vida de cada um de nós, o quanto ele transformou de forma positiva e espiritual toda uma comunidade, vários projetos necessitam ser concluído por ele junto com a ajuda dos paroquianos verdadeiramente engajados nas pastorais e movimentos.
Maria
27 de novembro de 2012 - 20:29Acredito que todos nós entendemos que a estadia dos padres nas paróquias são incertas. Mas entedemos que os projetos sonhados e iniciados pelo Pe. César precisam ser concluído por ele. São projetos arrojados mas que com o apoio da comunidade São Félix está acontecendo. Queremos que o Pe. Fique não somente porque queremos a sua presença entre nós, mas entendemos que é justo que ele termine o que ninguém conseguiu nem mesmo sonhar para a nossa paróquia, que dirá lutar e conseguir colocar em prática. Estou falando da reforma grandiosa da nossa catedral.
No mais a lição que ele ensinou, aprendemos e daremos andamento sempre, para a nossa felicidade, para a felicidade do nosso querido Pe. César e para o bem da comunidade de Marabá, fieis e não fieis.
Richardson Ribeiro
27 de novembro de 2012 - 19:47Venho aki falar que o Pe. Cérsa é humano, lider, pastor, missionário, revolucionário, teimoso, cabeca dura, o mais importante ele é Padre quase Pai… sou um dos centenas de jovens que ele pescou para igreja, venho nese blog deixar mais que a minha opiniao, venho deixar minha declaração.
Com todas as dificuldades que passamos com o Pe. hoje nos adptamos a ser liderado por ele, aprendemos a lhe dar com o seu jeito de ser, devo a minha vida Cristã a ele, pois foi ele que promoveu o E.J.C e fui um do primeiros a participar, sou paroquiano, batizado, comungado e crsimado na Paróquia São Félix de Valois, e por todo o tempo que frequento a mesma, nunca existiu alguem que acreditasse tanto na força jovem como o Pe. Cérsa.
Muitos podem sair falando que ele é um pessimo diretor espiritual, mais quem o conhece, convive e trabalha junto com ele sabe que ele é o verdadeiro pai, empreenderdor, diretor espiritual, conservador e revolucionário. a Campanha ‘FICA PADRE CÉRSA’ será realizada sim, com o objetivo de mostrar para aqueles que são icomodados o agradecimento e reconhecimento que NÓS VERDADEIROS PAROQUIANOS temos por ele.
por isso grito > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa > Fica Pe. Cérsa
valdirene
27 de novembro de 2012 - 19:03Sou moradora da nova maraba,porem congrego na catedral velha maraba,estamos esterrecidos com qual maneira que esta sendo conduzido a transferencia do noso paroco,ele e um homem de Deus, trabalhou e trabalha para o bom andamento dos serviços na nossa comunidade catolica, portanto ,merece todo nosso respeito
estamos juntos nessa luta a favor da sua permanencia.
” FICA PADRE CESAR”
Christiane
27 de novembro de 2012 - 18:59Desde 2010 quem mora nos arredores da Praça Duque de Caxias não tem mais sossego, pois o mesmo passou a colocar cânticos no mais alto volume para chamar os fiéis a frequentarem a igreja, quando questionado e solicitado a diminuir o volume pois estaria incomodando as pessoas o mesmo respondia que tinha que ser desse jeito, que aquilo estava certo, pois bem, não estava nem um pouco interessado no bem estar das pessoas, mas sim na sua nova forma de arregimentar fiéis, inclusive questionado o motivo de colocar cântico às seis da manhã o mesmo disse que era pra acordar os seus fiéis para que fossem à igreja, ora isso é até uma brincadeira. E qual o problema em ele ser transferido para o Congo? Lá também não é preciso evangelizar o povo? Se ele fez tanto por Marabá, está na hora de fazer agora lá no Congo. Que Deus o acompanhe!
Bárbara
27 de novembro de 2012 - 18:57Logo se vê que o Sr. Papão, manifestou-se sem saber algumas informações básicas, antes de darmos nossa opinião é necessário um minímo de conhecimento sobre a causa, provavelmente nem frequenta as missas, só para a sua informação ele não irá para outra paróquia, mas enfim.
O manifesto “Fica, Pe. Cesar”, está acontecendo realmente por ganância, mas os ganâncios são “outros”, e todo aquele que frequenta a nossa paróquia sabe quem são.
Vamos ao que interessa… queremos SIM a continuidade do nosso revolucionário Padre à frente da Paróquia São Félix de Valois, pois quem enxerga com pelo menos um olho, consegue vê os beneficios que este evangelizador fez, não só na estrutura física de nossa igreja, mas também na vida de todos aqueles que estão engajado nas pastorais e movimentos.
Quero deixar algumas perguntinhas, qual padre até hoje, que trabalhou na Catedral, conheceu todos os seus fiéis por nome e suas famílias? qual padre conseguiu dar uma SACUDIDA nos católicos da velha marabá e região?
Só os covardes escondem-se. Não seja covarde!
JUCILENE
27 de novembro de 2012 - 18:38FICA, PADRE CESAR. A nossa paróquia ganhou muito com a chegada do nosso querido Pe. César. Ele nos ensinou a colocar a nossa fé em prática.
A ser católicos que vivem a missão de Jesus no dia a dia. Resgatou as pastorais, reestruturou a liturgia ,implantou as SMP-Santas missões Populares, mostrando a comunidade um novo jeito de ser Igreja, realizou vários ECC-Encontro de Casais com Cristo, trouxe os jovens para a igreja através do EJC-Encontro de jovens com Cristo, hoje a nossa paróquia tem uma cara jovem. Sem falar nas obras de reforma da nossa Catedral que estam em andamento e das comunidades que passaram por reformas. Enfim, ele veio para nossa paróquia e estar mostrando porque veio.
Fabianne
27 de novembro de 2012 - 17:40NOTA DE ESCLARECIMENTO:nós queremos que o Padre Cesar fique não é pra sempre em nossa comunidade pq sabemos que ele é missionário, o nosso pedido é para que ele possa concluir os projetos que iniciou, pois nós paroquianos sabemos que ele ainda tem muito a fazer na nossa comunidade por isso FICA PADRE CESAR.
J.C
27 de novembro de 2012 - 17:15ESTOU DE CORPO E ALMA NESSA CAMPANHA ( FICA PADRE CÉSAR) E ESPERO CONTAR COM O APOIO DE TODOS OS MARABAENSES, NÃO SÓ DA MARABÁ PIONEIRA, MAIS SIM DE TODOS OS BAIRROS E PARÓQUIAS E ATÉ OUTROS MUNICIPIOS POR ONDE ELE PASSOU. RECONHECENDO ASSIM TODA SUA LUTA, SEU ESFORÇO, SUA LIDERANÇA, SEU EMPENHO, ENFIM, POR TER UMA CATEDRAL MAIS BONITA, MAIS CIVILIZADA, PORQUE ANTES DELE ERA UMA BAGUNÇA TOTAL, É UMA PANELINHA SÓ. QUE ESTÃO QUERENDO VOLTAR´PRA AFUNDAR NOVAMENTE A NOSSA SÃO FELIX DE VALOIS E NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO E ADJACÊNCIAS OU FAZER ATÉ COISAS PIORES, ENTÃO GENTE VOU USAR UM BORDÃO MUITO CONHECIDO NA NOSSA MARABÁ ( DEIXA O PADRE TRABALHAR ), ABRAÇO A TODOS DA CAMPANHA FICA PADRE CÉSAR.
Joelma
27 de novembro de 2012 - 14:38Como paroquiana e membro de uma das pastorais “ressucitadas” pelo Pe. César, a Pastoral da Criança, digo que tudo que vivemos nos últimos anos aqui na paróquia foi pelo reestabelcimento da fé, de uma fé Cristã, onde a missão, o trabalho voluntário e solídário prevalhece sobre as manistações da fé em detrimento de orações e louvores. E em momento nenhum deixamos de viver a oração e os louvores.
Enfim, Pe César está nos deixando não somente o anseio de crença sobre a vida eterna, mas a coragem , a vontade e determinação pelas ações sociais.
Papão
27 de novembro de 2012 - 14:16O padre tem missões à cumprir, isso já é forjado na sua formação religiosa, se êle é um excelente evagelizador, ótimo, outros católicos tem o direito de ouví-lo, outras paróquias carentes talvez precisem até msia da sua presença, deixemos que vá cumprir sua missão no mundo,e que tenha sucesso. Esse movimento é fruto da ganância,falta de solidariedade,sentimento possessivo. Façamos apenas um boa festa de despedida ao pe. césar, na certeza de que êle será feliz aonde for .
Maria Joaquina
27 de novembro de 2012 - 13:18Sou testemunha do grande missionário que é nosso pároco, e a da valiosa contribuição que tem prestado a nossa comunidade resgatando familias e jovens para nossa igreja uma igreja de fé e ação. Junto com ele sonhamos o melhor para nossa comunidade tão carente de amor, de paz e união e porque não uma catedral linda como Marabá merece. Por tudo isso e muito mais suplicamos FICA Pe. Cesár.