Com espaço dimensionado, o palco do teatro pode comportar orquestras e grande número de pessoas, dividido em direita e esquerda, de acordo com a visão do público.
O moderno teatro municipal de Marabá que será inaugurado nesta quarta-feira, 18, leva o nome de um dos mais entusiastas agentes da cultura paraense, nascido marabaense, Eduardo Abdelnor, que atuou no cinema e na televisão paraenses, nas décadas de 1960 e 1970.
O Teatro Municipal “Eduardo Abdelnor” tem capacidade para 400 lugares, contando com camarins, banheiros coletivos e individuais e banheiros adaptados para pessoas com deficiência (feminino e masculino), lanchonete, sala de repouso, bilheteria e administração.
A iluminação teatral, também conhecida como iluminação cênica ou luz de palco, é um sistema de luzes que serve para criar efeitos artísticos no palco. Ela é essencial para o teatro, pois desempenha um papel fundamental na narrativa, direcionando o olhar do público e elevando a qualidade da produção.
Além do teatro municipal, no moderno prédio funcionará o Centro Cultural Marcelo Morhy, ao lado do teatro.
O nome celebra a memória do cantor e compositor marabaense Marcelo Morhy, morto anos atrás em acidente de trânsito.
No Centro Cultural, serão realizadas formações, reciclagens e aperfeiçoamentos de músicos, dançarinos, atores, entre outros. O espaço conta com 17 setores, que vão desde as salas de apresentações para as oficinas até as áreas de convivência.
Neste prédio estão localizados uma sala de música, duas de dança, uma de audiovisual e mais duas salas de aula.
A Fundação Casa da Cultura de Marabá vai proporcionar vários tipos de oficinas para crianças e adolescentes.
Sobre a entrega do equipamento cultural às populações da região, em mensagem distribuída em suas redes sociais, o prefeito Tião Miranda disse:
– “Tenho prazer e honra de encerrar mais um ciclo de trabalho em prol de minha cidade com a entrega do Teatro Municipal Eduardo Abdelnor. Os recursos para a obra são federais, mas a gestão foi da Prefeitura de Marabá e houve um longo período de trabalho, mudança de construtora por quatro vezes, mas finalmente ela está sendo entregue para a população”.