No final da manhã desta sexta-feira (16), o Pará recebeu mais um lote com 170.300 doses de vacina contra a Covid-19, enviadas pelo Ministério da Saúde.
Dessa vez foram 102.500 doses da Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e 67.800 da CoronaVac/Sinovac, imunizante desenvolvido no Brasil pelo Instituto Butantan.
Esta é a 13ª remessa enviada ao Estado pelo Ministério da Saúde, totalizando 1.617.590 doses, a serem enviadas a todos os municípios do Estado, menos os da Região Metropolitana de Belém.
As novas doses devem imunizar idosos com mais de 60 anos e quilombolas.
“Com essa nova remessa recebida hoje, daremos continuidade ao plano de imunização do Estado, vacinando os grupos prioritários, então nossa preocupação agora é garantir a entrega das vacinas em todos os municípios de maneira rápida e segura. Ressalto, novamente, a importância da vacinação para os grupos prioritários, assim como do uso de máscara e álcool em gel, além do distanciamento social. Todos devem fazer sua parte”, frisou o secretário de Estado de Saúde (Sespa), Rômulo Rodovalho.
O Pará segue o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.
Parte das novas doses deve ser armazenada para garantir a segunda dose de quem já iniciou a imunização.
A equipe de logística da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) já está organizando a distribuição das doses.
A expectativa é que a ação inicie já neste sábado (17).
O envio será feito por vias terrestre, aérea e fluvial, e contará com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).