Em alguns municípios paraenses, cresce o interesse dos jovens em participar da próxima eleição disputando vaga às Câmaras Municipais.

Nas redes sociais, é possível observar a movimentação da juventude propondo candidaturas aos parlamentos de suas cidades.

Nesse contexto, de uns dias para cá, grupos de jovens do município de Itupiranga estão mobilizando ações em torno da pré-candidatura a vereador do jovem Mateus Barros.

A agenda de atuação dos militantes envolve reuniões em diversas comunidades.

Idealizada pela juventude do distrito de Cajazeiras, um dos mais populosos de Itupiranga – e onde mora Mateus, a pré-candidatura é fruto dos anseios da comunidade, que não se sente representada no parlamento municipal.

Com 27 anos de idade, Mateus Barros é filho do ex-vereador e atual secretário de Infraestrutura de Itupiranga, Paulo Barros, experiente político que cumpriu cinco mandatos de vereador no município.

Muito querido pelos amigos de Itupiranga, Mateus vinha sendo pressionado para disputar uma cadeira no parlamento local, até que um dia, no início do ano de 2024, chegou a seu pai e perguntou se ele (Mateus) poderia candidatar-se a vereador, no lugar de Paulo Barros.

“Foi uma grata surpresa a revelação de que meu filho sentia-se na condição de tentar um cargo público objetivando ajudar nossa comunidade, ele que sempre  demonstrou preocupações sociais e vontade de colocar em prática um trabalho de apoio às pessoas mais necessitadas de nosso município”, revela Paulo Barros, ao comentar o pedido do filho para disputar uma vaga à Câmara Municipal, dizendo que não pensou duas vezes em abrir mão de voltar a tentar uma cadeira no legislativo, diante do pedido do filho.

Paulo Barros e o filho, Mateus, conversando com o blog.

Em contato com o blog, durante encontro em Itupiranga, Mateus Barros destaca o desejo de trabalhar em favor da juventude da cidade, além de dar uma atenção especial as causas sociais. De acordo com ele, muitos políticos eleitos pelo povo, não trabalham de olho na população, mas sim favorecendo a si mesmos.

“Sei que não adianta dizer que se quer mudar a situação social, porque uma andorinha só não faz verão”, afirma Mateus, completando que a intenção é reunir o máximo possível de jovens de Cajazeiras, Vila Cruzeiro do Sul, São Sebastião e demais comunidades da zona rural, além da sede do município, para a formação de uma corrente de pessoas bem intencionadas destinadas a debater a situação do município, em busca de suas soluções.

 

Jovens falam

“O prefeito Benjamin Tasca,  por exemplo, tem feito o que pode para melhorar o dia a dia de nossa população, mas ele não tem o condão mágico para superar, sozinho, as adversidades. Com uma Câmara Municipal ocupada por pessoas comprometidas realmente com as questões sociais, fica menos difícil encontrar o caminho”, diz Mateus.

E quando o pré-candidato  a vereador se refere à formação de uma grande corrente de pessoas em torno de uma causa comum, o desenvolvimento de Itupiranga – ele já tem um universo de jovens que defendem sua candidatura, por considerá-lo apto a exercer um mandato legislativo.

A jovem Bárbara Barreto (foto abaixo), funcionária publicada lotada em Cajazeiras, é uma das pessoas comprometidas com o projeto político de Mateus.

“Eu sempre achei que o Mateus já deveria ter entrado na política,  desde a eleição passada, por admirar sua inteligência e preocupações com as pessoas menos favorecidas. Tenho absoluta certeza de que os jovens de Itupiranga terão um representante realmente comprometido com nossos anseios. Além de inteligente, ele é muito atuante, trata todos com respeito e está preparado para as responsabilidade que o cargo exige”, diz Bárbara.

Antenado com as principais demandas da juventude  de Itupiranga, Mateus Barros fala em lutar pela ampliação de projetos voltados ao desenvolvimento do esporte para a juventude, além de ampliar a discussão em torno das possibilidades do município receber projetos geradoras de emprego e renda.

“Enquanto em Itupiranga, o que mais vemos são farmácias e supermercados., certamente a  maior obra social que pode existir nesta cidade é emprego. Mas todos têm que se unir para trazer isso para a cidade”, expõe o jovem pré-candidato.

A assistente social Renata Nunes dos Santos, residente em Cajazeiras desde 2008, é outra admiradora de Mateus Barros, confessando estar engajada nos grupos criados para apoiar a eleição do jovem

“Jovem como nós, Mateus é uma pessoa cheia de boas ideias e energia, que é o que Itupiranga está precisando. Eu incentivo ele a lutar para ser nosso representante na Câmara Municipal, juntamente com centenas de outros amigos admiradores dele. Ele está plenamente apto a ser um vereador diferenciado, por isso estamos com ele”, diz Renata (Foto abaixo)

 

O pré-candidato a vereador filiado ao Solidariedade exemplifica que a juventude  do município precisa ser estimulada a participar ativamente do dia a dia da vida pública municipal.

“Com o jovem ocupando mais espaços, poderemos fazer projetos de leis para a juventude, que infelizmente ainda não é alvo do olhar direto das autoridades. É preciso produzir mais projetos voltados para essa garotada, como por exemplo, Itupiranga hoje tem quadras e campos de futebol, mas não tem um investimento para ensinar modalidades. A gente quer colocar a juventude no caminho correto, pois ela está se perdendo”, alerta Mateus Barros.

Outro jovem envolvido com a pré-candidatura de Mateus é Rodrigo Barbosa, residente em Cajazeiras, que revela as razões de participar ativamente do projeto político de Mateus.

“Como o pai dele, o ex-vereador Paulo Barros, é uma pessoa bem influente na politica municipal, observamos que Mateus já vem absorvendo uma certa experiência repassada pelo seu pai, e isto é muito bom, ajuda a amadurecer ainda mais as convicções de nosso pré-candidato. A gente sempre esperou essa decisão do Mateus trilhar a vida política, porque ele vai nos representar com honestidade no parlamento municipal.  Mateus é uma pessoa do povão, ele será um grande vereador.  Agora, vamos eleger o Mateus para que ele faça o que muitos deixaram de cumprir”, diz o jovem Rodrigo Barbosa (foto abaixo).

 

Estimulado pela juventude, Mateus Barros revela sua disposição para lutar pelos sonhos dos jovens de Itupiranga, lembrando que para fazer com que as coisas melhorem, é necessária muita  união.

“Quando se está junto, você escuta. E o que eu quero é escutar a população, pois apenas ela irá nos dizer o que é o melhor para ela. Precisamos do empenho dos jovens para acreditar na política e ocupar espaços de mudança. As pessoas estão desacreditadas e somente com o interesse dos jovens será possível enxergar novas possibilidades e caminhos para o nosso estado e para os municípios”, finalizou Mateus Barros.