Nesta quinta-feira, 22, o  candidato a deputado estadual e ex-prefeito de Marabá João Salame reuniu-se com o presidente interino do Iterpa, Flávio Ricardo, tratando da ocupação de parte da área do Distrito Industrial de Marabá.

Ele esteve no órgão acompanhado  de uma comissão de agricultores  formada por Evandro, Clodomir e Raquel (foto abaixo), representantes das famílias que ocupam um terreno aproximado de 3 mil hectares.

A área atualmente é fonte de produção de hortaliças, macaxeira, feijão e criação de animais de pequeno porte.

Cerca de 400 famílias de pequenos agricultores moram e trabalham no local, construindo suas vidas e tornando o imóvel produtivo.

Ouvido pelo telefone, Salame explicou que a reunião com o Iterpa tem como objetivo encontrar uma solução para um problema que se arrasta há 18 anos.

“Seguindo orientação do governador, estamos tentando encontrar uma solução que contemple as necessidades do Distrito  Industrial de Marabá , preservando espaços para a instalação de indústrias, e, ao mesmo tempo, compreenda a importância social  do problema que pode ser criado com o remanejamento das famílias que ali trabalham. Estamos tentando uma solução negociada que contemple todos os interesses”, disse Salame.

O candidato a deputado estadual disse que entrou em contato com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), José Fernando, que se prontificou, junto com o Iterpa, a procurar a Codec (Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará), antiga CDI, para após as eleições, instalar uma comissão de trabalho.

“Sob a orientação do governador Helder Barbalho, essa comissão tentará encontrar uma solução definitiva para o problema”, destacou João Salame.