O ano de 2023 encerrou-se com Itupiranga recebendo um volume de obras jamais vista.
Nos quatro cantos do município, há empreendimentos públicos tocados pela prefeitura.
Na zona rural, a secretaria de Infraestrutura e Ordenamento Territorial, que vem a ser a secretaria de Obras propriamente dito, levou benefícios para vilas, distritos e áreas de assentamento.
Um dos grandes problemas de quem mora e produz na zona rural, as vias de acesso do município receberam benefícios durante todo o ano.
São mais de 2.500 Km de estradas vicinais recuperadas e construídas.
O titular da pasta, secretário Paulo Barros, percorreu todos os lugares da zona rural, levando maquinários para produzir serviços.
“A determinação do prefeito Benjamin Tasca foi possibilitar de forma segura e permanente o transporte da produção agrícola e o deslocamento de pessoas nas áreas mais distante da sede do município. Como Itupiranga, territorialmente é grande, tivemos que fazer um trabalho árduo, para alcançar o maior número possível de localidades com estradas trafegáveis”, diz o secretário.
Em 2021, quando assumiu o governo, Benjamin encontrou as estradas vicinais sob as condições abaixo:
O prefeito Benjamin Tasca narra as dificuldades encontradas, quando assumiu a prefeitura de Itupiranga pela terceira vez, em 2020.
“Itupiranga é um município com uma malha viária muito extensa e se fizermos uma busca em nossa memória todos irão lembrar que recebemos um município que necessitava de recuperação, aterro de longos trechos de estrada, rebaixamento de serras, abertura de trechos de estradas, implantação de dezenas de metros de bueiros e em alguns casos a construção de aduelas de concreto armado”, relembra o prefeito, acrescentando que “ao longo destes 3 anos intensificamos os trabalhos com várias frentes de serviços para tornar trafegáveis várias localidades que há anos estavam completamente isoladas das vilas, distritos e até mesmo da cidade de Itupiranga”.
No inicio da gestão, conta Benjamin Tasca, a prefeitura realizou levantamento constatando a existência de 4 mil quilômetros de estradas a serem recuperadas.
E o prefeito expõe as dificuldades encontradas para recuperar o tempo perdido.
“Não foi tarefa fácil, porque tínhamos que realizar obras emergenciais e solucionar outros casos não menos graves; precisávamos investir em grandes e longos serviços de aterros. Também tínhamos pontes muito extensas que necessitavam ser feitas em concreto. Então, começamos nos primeiros dias de gestão uma grande força tarefa”, conta.
Um dos grandes obstáculos enfrentados, para começar a reconstrução do município, foi constatar, no pátio da secretaria de Infraestrutura, a frota de equipamentos sucateada e a inexistência de maquinários suficientes para encarar as demandas.
“Quando olhamos para o pátio, notamos não tínhamos maquinários suficiente e os que tínhamos estavam necessitando de manutenção, pneu e esteira ou parte rodante. Assim, tivemos que fazer a contratação de máquinas, contratação de caçambas e diversos outros serviços”, narra o prefeito.
A prefeitura buscou ajuda dos governos estadual e federal.
“Através da nossa equipe da Defesa Civil, buscamos apoio dos governos estadual e federal para a liberação de recursos destinados à realização de serviços de urgência e emergência devido ao período de cheia dos rios e córregos que prejudicavam a trafegabilidade de toda a zona rural”, relembra Benjamin Tasca.
As pontes das vias rurais estavam nesse estado:
“Todo ano, recuperamos toda a nossa malha viária. Esse ano de 2023, nossas equipes fizeram a recuperação de mais de 2.500 quilômetros de estradas, recuperamos mais de 300 metros de pontes de madeira, fizemos mais de 152 metros de pontilhão, fizemos três pontes mistas e em parceria com os Governos do Estado e Federal já entregamos 5 pontes de concreto. E vamos entregar até o final do nosso primeiro mandato mais 15 pontes do mesmo nível de qualidade, o que representará a maior construção de pontes em concreto de toda a história de Itupiranga, totalizando 20 pontes que proporcionarão maior segurança e condições de escoamento da produção para quem vive no campo”, expõe em detalhes o prefeito.
Agora, as pontes estão assim: construções de qualidade!
HUMANIZANDO ITUPIRANGA
Em seu terceiro mandato, uma das preocupações de Benjamin Tasca é melhorar a qualidade de vida da população, promovendo obras de inclusão social e humanizando o município com equipamentos de lazer e entretenimento.
Três modernas praças serão entregues agora em 2024.
As praças da Juventude e Jarbas Passarinho, na sede do município, já tiveram suas construções iniciadas.
“No distrito de Cajazeiras, iniciaremos a construção também de uma praça, para oferecer espaço de lazer aos jovens e a seus familiares”, confirma o prefeito.
Responsável pelo andamento das construções no município, o secretário Paulo Barros recebeu a incumbência do prefeito de dotar a sede de Itupiranga com espaços para a mobilidade urbana.
Nesse sentido, a sede do município ganhou novo calçadão da 14 de julho (foto abaixo) com jardinagem, bancos, totem, pergolado e calçada com revestimento.
Priorizando a oferta de equipamentos para a atividade dos jovens do município, as obras do ginásio poliesportivo estão em andamento.
Outra obra importante, é a ciclovia em fase de conclusão na PA-268, que liga a sede de Itupiranga à Agrovila.
“Devido ao grande fluxo de veículos naquela rodovia, o prefeito determinou que construíssemos a ciclovia, permitindo aos ciclistas trajetos com mais segurança e fluidez, sem riscos de atropelamentos”, descreve Paulo Barros.
SEGURANÇA PÚBLICA
Preocupado com a segurança da população em suas atividades durante o período noturno, e no embelezamento da cidade, o prefeito de Itupiranga investiu na melhoria da iluminação pública
“Além da troca de mais de 3 mil lâmpadas, fizemos a revitalização de alguns logradouros, implantando novos bancos e instalamos letreiros com a frase “ Eu Amo Itupiranga”, na Praça Valdir Pereira.
Outra ação realizada pela prefeitura refere-se aos cuidados com a limpeza da cidade.
“Limpeza de vias, pinturas de meio fio, limpeza de canal, implantação de 1.300 metros de drenagem superficial. Enfim, hoje temos uma cidade mais bem apresentada e com melhor aspecto de cidade limpa e bem cuidada”, descreve o prefeito.
ABASTECIMENTO
O município recebeu intervenção para a melhoria da atividade produtiva.
O setor de abastecimento está merecendo cuidados especiais.
Foi construído um novo Mercado Municipal , com estrutura moderna e humanizada para quem trabalha e faz suas compras.
Na avenida 14 de julho, uma nova Feira Municipal foi entregue, objetivando melhorar o ambiente de trabalho para produtores de hortifrutigranjeiros da agricultura familiar.
Na área rural, uma moderna feira foi construída no distrito Cruzeiro do Sul para atender os agricultores e salas para a justiça, SENAR, Associação das Mulheres e Gabinete do Prefeito.
INFRAESTRUTURA URBANA
A prefeitura de Itupiranga está realizando verdadeira revolução na área de infraestrutura.
Em parceria com o Governo do Pará, o município recebeu 12 quilômetros de ruas pavimentadas, nas áreas urbana e rural.
Mas as obras de pavimentação não param por aí.
Durante o ano de 2024, conta o prefeito, os serviços de urbanização prosseguirão
“Iremos fazer em 2024 o asfaltamento de ruas no distrito Cruzeiro do Sul que são: as ruas Carajás, Rio Preto, São Pedro, Jarbas Passarinho e Primeiro de Maio. Faremos também as ruas Principal da Vila Mangueira; ruas da Igreja e Principal, da Vila Boa Esperança e rua da Escola – totalizando 24 ruas que receberam e irão receber pavimentação de Asfalto em parceria com o governo do Pará.
Ruas da sede de Itupiranga asfaltadas
TAPA-BURACOS: SERVIÇO PERMANENTE
As vias mais antigas que tiveram suas bases estruturais danificadas, também merecem cuidados do secretário Paulo Barros.
A maioria das ruas recebeu serviços de tapa-buracos, chegando a quase 100%.
Nesse serviço, foram feitos a aplicação de mais de 4.500 metros quadrados de massa asfáltica, com atendimento a seis bairros, até o momento.
“Agora, a nossa equipe estará fazendo os serviços nos outros bairros e pontos críticos”, garante Benjamin.
Lançando olhar no retrovisor, Benjamin Tasca tem consciência de que o município de Itupiranga só tem avançado, durante a sua terceira gestão, embora tenha enfrentado dois anos de total paralisação nacional com o predomínio da Covid-19,que praticamente paralisou a atividade produtiva do país.
Dois anos em que nenhum governante pode realizar qualquer tipo de avanço em seus programas administrativos.
Os quatro anos de mandato, em verdade, foram reduzidos a dois.
“Então, mesmo diante das dificuldades da Covid-19, se olharmos para trás, veremos que a nossa Itupiranga de hoje, é bem melhor do que a de antes; e que vamos continuar amando e trabalhando todos os dias por essa cidade que me acolheu; e por essa gente que sempre me escolheu, para governar durantes todos os nossos mandatos”, finalizou Benjamin Tasca.
RESUMO DE ALGUMAS OBRAS