Nesta terça-feira, 18, foram iniciadas em Marabá as gravações de depoimentos de personagens que participarão do projeto “Panela Histórica”, trabalho que reunirá em um livro e em um filme em média metragem a riqueza gastronômica do município.

Projeto trará um mergulho nos sabores e histórias de Marabá, com depoimentos e receitas autênticas.

No primeiro dia de gravações, algumas personalidades já tiveram seus depoimentos registrados pela equipe da Duo Produtora,  de Marabá, responsável pela captação de imagem e som dos personagens.

Equipe da Duo é composta pelo Breno Pompeu ( diretor de fotografia e operador de drone), Eduardo Castro – e Vinicius Lira (operadores de câmeras),  Igor Lopes (assistente de câmeras), Jeferson  Abreu (assistente de direção).

Quem também trabalhou muito no primeiro dia de captação foi a consagrada fotógrafa paraense Walda Marques, contratada para dar um toque de primeiríssima qualidade nas imagens que comporão o projeto.

O projeto “Panela Histórica” foi planejado para ser tocado em Marabá em três etapas.

A primeira ocorreu durante o mês de março por ocasião do levantamento dos nomes dos personagens que seriam escolhidos para contar suas memórias afetivas, a preservação dos hábitos alimentares herdados de antepassados, como gastronomias de origem libanesa, nordestina, indígena, goiana, etc.

A segunda fase está ocorrendo agora: gravações de depoimentos.

Posteriormente, equipe do Panela Histórica retorna a Belém para iniciar trabalhos de edição do vídeo e a confecção do livro.

 

Panela Histórica:  história da gastronomia de Marabá

O  “Panela Histórica é realizado pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA).

Os produtos serão lançados em outubro, durante uma feira gastronômica em Marabá, onde o público poderá conhecer e experimentar as comidas e receitas apresentadas no projeto.

O Panela Histórica vai contar a história da gastronomia de Marabá, uma das mais ricas do país, pois reúne as heranças culturais dos povos que a formaram: libaneses, nordestinos, goianos e, claro, dos indígenas que já habitavam a região quando os migrantes e imigrantes começaram a chegar. Ao longo de mais de 500 anos, esses povos construíram uma história gastronômica rica, típica e saborosa.

O livro pretende apresentar as memórias gastronômicas do povo marabaense, mostrando sua história e suas raízes, reforçando seus costumes para as novas e futuras gerações.

O filme em média metragem trará um registo audiovisual dessa viagem ao tempo e aos sabores, apresentando pequenos recortes dos momentos mais sensíveis da construção do livro, como entrevistas, receitas e depoimentos.

Já a Feira Gastronômica será o momento sensorial do projeto, apresentando ao público, em um grande evento em Marabá, as comidas e receitas que fazem parte do Panela Histórica.

Três jornalistas paraenses têm a responsabilidade de contar essa história: Hiroshi Bogea, Júnior Braga e Pascoal Gemaque. A fotógrafa Walda Marques é responsável por toda a produção visual do projeto, que tem ainda como coordenadora de produção a marabaense Clara Gaby. A idealização e coordenação do projeto é de Liane Gaby, presidente do ICAA.

Fotografias de Walda Marques; a produção é de Ane Lima e a consultoria de Verena Aquino.

 

“Seu Chengo”  e Maria da Taboca

“Eu vivo e respiro produção audiovisual 24 horas por dia, mas esse projeto é especial”, afirma Júnior Braga, diretor do média-metragem. “Eu já estava super empolgado com a ideia e quando vim aqui e conheci pessoas como o “seu Chengo”, Maria da Taboca e o Jair do Copo Sujo, entre outros tão queridos, essa paixão por Marabá e a gastronomia daqui só fez aumentar”, conclui.

“Marabá, que já conheço de tantas e tantas vindas aqui, já tem uma história rica, de bravura, resiliência e coragem. Conhecendo esse lado da história, contado pela cozinha, pela gastronomia, apimenta e dá mais sabor a essa linda história. Sem trocadilhos”, diz Pascoal Gemaque, responsável pelo livro.

“Eu sou de Marabá, amo minha terra e devia esse projeto não apenas a ela, mas a meus pais, avós, parentes e amigos que tenho aqui”, afirma Liane Gaby. “Vamos levar essas lindas histórias pro mundo. Histórias de pessoas que deixaram sua terra natal em busca de um sonho chamado Marabá e mostrar como a gastronomia ajudou na realização desses sonhos”, conclui.

Doze Personagens

Vinte e três receitas e doze personagens estarão no projeto, que tem o patrocínio da rede internacional de hipermercados Carrefour e da Milplan Engenharia através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com apoio da Casa de Cultura de Marabá e realização do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA).

Os personagens são Bartira, Mariza e Soraya (comida árabe),  Iramir (boleira), Maria da Taboca (Galinha Caipira); Jair Copo Sujo (Marizabel e carne de sol); Chengo (peixe no flande); Irenice (boleira), Das Neves (Buchada), Lindalva (biscoitos de castanha), Delza (arroz com pequi e pamonha), Irene Gaby (Quibebe).

Imagens publicadas acima registram um pouco o making-off dos primeiros dias de gravações. (Fotos: Walda Marques e Breno Pompeu)