Suposta pesquisa do Ibope encomendada pelo governo do Estado sobre a divisão do Pará, aponta maioria folgada contrária à criação de Carajás e Tapajós. Levantamento teria ouvido 1.200 pessoas em municípios de todas as regiões.
64% disseram não à divisão; 27% aprovam a iniciativa, e o restante aponta não ter opinião ainda formada sobre o tema.
Detalhe: perguntados se já tinham ouvido falar a respeito da divisão do Pará, 62% confirmaram – enquanto 33% responderam que não.
Paulo Bemerguy é quem apresenta detalhes sobre essa pesquisa.
Vagner
21 de novembro de 2011 - 15:33Essa divisao a meu ponto de vista so beneficiara as classes marjoritarias ou seja os politicos q na verdad n tao nem um pouco preocupado com o q o Para ira perder ou ate mesmo ganhar pq eles so olham pra eles mesmos so querem encher o bolso, axo deveriamos seguir o exemplo do amazonas q e taoo grande qto o nosso estado e n precisa ser dividido pq tem bons governantes!!!!! NAO A DIVISAO!!!!
jose das graças ribeiro
21 de novembro de 2011 - 14:53Seu hiroshi voce acha que meu papo e sem pe nem cabeça pois acredi todas essas empresas e muitas outras foram beneficiadas por essas maracutaia do Almir Gabriel e Simao jatene.
jose das graças ribeiro
21 de novembro de 2011 - 11:38As emprezas como a vale a alcoa a cargil entre aureas sao contra a divisao do estado do para porque os governos almir gabriel e jatene fiseram um acordo para que elas nao pagasem imposta durante 20 anos em troca de apoio politico a alcoa recebe energia eletrica de graça por conta desse acordo o pior e que o consumo de energia da alcoa e mior do que o consumo de energia de toda a populaçao do para. Acontece meus amigo criando tapajos e carajas esse acordo nao tem mais validade.
José das Graças, diz: onde você arranjou esse papo, sem pé nem cabeça? Hein?!
Reginaldo Coelho
19 de novembro de 2011 - 19:52Mais uma coisa, percebi que as mesmas pessoas que são contra a divisão do Pará são as mesmas que votam e Jader Barbalho, Paulo Rocha, Elcione Barbalho, Gerson Perez… enfim, reduto político desses sanguessugas. Com certeza todos ficamos orgulhosos quando vemos esses “paraenses” governando nosso estado. Me sinto muito orgulhoso quando Jader renunciou para não ser cassado. Paulo Rocha também fez a mesma coisa. Pra mim chega, se Belém quer continuar na miséria, por mim tudo bem, mas que não atrapalhe e impeça o sonho dos outros de desenvolver e tentar sair da miséria.
Tem também outra besteira que os desinformados falam: “O que? Vamos dar nosso ouro? Nosso minério? Nossa hidrelétrica?” Desde quando alguem é dono da Vale, a não ser os acionistas? Por que não vão a Parauapebas e Canaã dos Carajás visitar o canteiro de obras? Vejam como é fácil entrar lá… ninguem entra a hora que quer. E desde quando separando vamos ficar sem energia? Pagamos o kilowatt de energia mais caro do país. Culpa de quem? Da rede celpa e do governo do estado que cobra o icms absurdo. A energia que sai daqui e abastece o maranhão é mais barato que quem mora aqui em Tucuruí, nos pés da hidrelétrica. A hidrelétrica não tem culpa. O kilowatt que é vendido tem o mesmo valor para o Pará e o Maranhão.
Portanto, quando alguem vier com argumentos contra a divisão, por favor, mostre-me, pois esse papo de Pará grande e unido não cola, principalmente com quem vive no esquecimento como aqui no sul e sudeste do Pará. E esse papo de mais políticos, que piada… com a família Jader, Paulo Rocha e Gerson Perez, entre outros que não mencionei, já são suficiente para transformar o Pará em Maranhão.
jose das gracas ribeiro
18 de novembro de 2011 - 07:13Meu caro joao so aumentaram seis senadorres dois governadores dois vices-Governadoees o congresso continuarar com os mesmo 513 deputadoss.e
josé
17 de novembro de 2011 - 22:46http://paraunido.tumblr.com/post/6015588406/entrevista-do-geografo-andre-roberto-martin-sobre-a
josé
17 de novembro de 2011 - 22:45– Quando se fala em divisão promissora, sempre se recorre ao exemplo de Tocantins. As criações dos Estados de Carajás e Tapajós podem ser comparadas a esse exemplo?
Eu considero que a criação de Tocantins foi um grave problema para a organização federativa do país e aumentou o desequilíbrio regional. Essa é a conclusão que tenho. A tal ponto isso é verdadeiro que a própria divisão regional do IBGE ficou caduca e hoje já se fala numa revisão dessa divisão para se ajustar a nova realidade. O Tocantins é apresentado como um grande êxito, mas não há um novo Estado que também não se considere exitoso, a partir do momento em que se tornou uma nova unidade federativa. Seria surpreendente se fosse o ao contrário. O problema está na falta de perspectiva nacional, porque você tem uma nova unidade, mas você tem que pensar no conjunto do País. O que ela representa em termos do conjunto do País. Nunca se pensa nesses termos, sempre são termos muito locais.
josé
17 de novembro de 2011 - 22:29Um forte argumento, a meu ver, contra a criação desses estados é a insustentabilidade financeira de ambos. Utilizando uma metodologia desenvolvida para estimar os custos de manutenção das unidades federativas brasileiras[3] é possível ter uma ideia de qual seria o montante de gastos anuais necessários para a condução das máquinas estaduais dos governos a serem criados.
joão
17 de novembro de 2011 - 22:22com a criação do estado do carajás e tapajós, quantos serão os novos deputados, senadores entre outros?
jose das gracas ribeiro
17 de novembro de 2011 - 20:03Reginaldo Coelho nao sei onde voce mora mais do pra ver que voce tem conhecimento de causa eu moro em Ruropolis.
jose das gracas ribeiro
17 de novembro de 2011 - 19:55Minha cara Andsreeia dwe Oliveira voce siso encherga a janelinha da sua casa.
Andreia Oliveira
17 de novembro de 2011 - 17:19Com a divisão quem continua ganhando são os politicos…. enfim o novo vai dividir a fatia da pizza para mais 2 o que bomm o não será melhor termos uma capital na nossa realidade…. e se não fossem tão boas tais regioes, alguns ou muitos profissional não sairiam da “pobre” capital para trabalhar nas regioes de mineração e hidreletricas e pegar seus “ricos” salarios e investirem na “pobre capital”. Então antes de afirmar que algo é ruim, experimente. Pois antes de culpar uma culpula, culpe a si mesmo… pois tais profissionais são a prova de que mesmo não estando no poder beneficiam uma pequena parte e ainda desmerencem da onde saem seus sustentos (apenas para os profissionais q se deslocam da pobre capital para as regões de hidreletricas e mineração). E ainda dizem que achamos que “pobre capital e região metropolitana” não são beneficiadas. Não de jeito nenhum, imagina pura fantasia da cabeça dos que querem SIM A DIVISÃO DOS ESTADO. Favor entender um pouco mais de distribuição: social, economica, geografica e consequentemente terá como argumentar. Antes não vale apena discutir com quem não conhece a realidade além da janelinha da sua casa….
Reginaldo Coelho
17 de novembro de 2011 - 13:47O único argumento de quem não quer a divisão é que “quer o Pará grande”. Grande na miséria, na falta de hospitais, na falta de médicos, na falta de escolas de qualidade, na falta de professores, na falta de políciais. Sou paraense, meus pais são paraenses, e são a favor da divisão, pura e simplismente por causa do abandono em que nos encontramos. Temos a pior malha viária do país. Temos uns dos piores indices de desenvolvimento humano. Antes éramos esquecidos, agora que estamos tentando criar um outro estado, somo lembrados. Me faz lembrar quando o Brasil era colônia de Portugal e se falou em independência, a mesma conversa dizendo que vai perder, vai diminuir. Tudo as custas do sacrificio dos outros. Afinal, as riquezes eram produzidas, enviadas para a Europa e a riqueza ficava em Portugal. Hoje acontece o mesmo com Tapajós e Carajás com relação a Belém. Nós produzimos e os impostos que são arrecadados aqui servem para esfaltar a estrada para salinas, pintar o mangueirão, fazer a estação das Docas. Sabe quando vou ver um cidadão de carajás ou tapajos governador? Acho que nunca! E vamos parar com essa conversar nazista contra os cidadãos que vieram de fora trabalhar e investir em nosso estado. Afinal, eles e não vocês da Capital é quem trabalham aqui no sudeste e oeste do Pará. São eles que investem e criam empregos aqui na região junto com os paraenses legítimos. Por que vcs do contra não vão ao Tocantins e Mato Grosso do Sul perguntar pro povo de lá se eles querem voltar ao que era antes da divisão? Eu quero o meu povo vivendo dignamente, independente se meu estado é pequeno ou grande. Viva o sim, viva o sul do Pará.
jose das gracas ribeiro
16 de novembro de 2011 - 19:11Meu caro joao se voce gosta de viver sem progresso tudo bem mais tira odireito de quem quer crecer o que adianta o para tao grande e o povo do oeste do para abadonado?
joão
16 de novembro de 2011 - 15:54kkkk
“dividir o Pará não é diminuir o Pará, muito pelo contrario” é o que então meu caro José das Graças ribeiro?
jose das graças ribeiro
16 de novembro de 2011 - 12:01O conceito de divisao do estado do para estar sendo colocado pelas pessoa que sao contra de uma maneira muito cruel nois que somos ha favor da divisao nao queremos se distanciar de ninguem ate porque a REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL e uma uniao de estados.
jose das graças ribeiro
15 de novembro de 2011 - 18:47Antonio nao sei qual o motivo de voce de que vou ser escritor ate porque nunca pensei nisso mais como voce que vai ser criado novo estado quem sabe eu nao pense com carinho na sua ideia mesmo sendo pessimo escritor assim como voce falou.
jose das graças ribeiro
15 de novembro de 2011 - 18:39Meu caro Rosinaldo de Almerim nos ja estamos pagando a conta so que e pro para que tal pagar a conta pra nos mesmo do TAPAJOS?
jose das graças ribeiro
15 de novembro de 2011 - 18:30Olha minha gente criar novos estados no estado do para nao e diminuir o para muito pelo contrario e engrandecer o para nos do tapajos e carajas seremos eternamente gratos o sempre serar nosso pai.
joão
14 de novembro de 2011 - 12:32o pessoal do sim diz que vai ser melhor pra todos, será?
o novo Pará vai crescer sem o rebanho bovino que movimenta boa parte da atual economia paraense, será? que o novo Pará vai cresce sem as riqueza que ficaram na região do carajás?, de onde o novo Pará vai tirar dinheiro pra cresce só do SPI não dá.
Alex Junior
14 de novembro de 2011 - 09:33Sim, eu pergunto a todos se alguém gosta de dividir algo tão precioso com alguém, é igual nesse caso não temos que aceitar a divisão do nosso Pará, sera que o povo que insiste dizer Sim não ver que é esses que tanta querem dividir as nossa riquezas só estão pensando em benéficos deles, o povo para eles não importa o que importa é que eles vão se dar de bem com toda essa divisão. agora eu faço uma pergunta as essas pessoas que tanta querem dividir o nosso estado, vocês dividirão as suas casas em duas partes e davam, sejão lar para parentes ou alguém que vocês nem conhece. então deixa o para crescer mas do que já vem crescendo e sem duvida alguma agradecemos a primeira emissora que levantou e continua levantando a nossa bandeira que é o povo e a TV record. O POVO PARAENSE NÃO VAMOS ACEITAR ESSA DIVISÃO TODAS ESSAS RIQUEZAS SÃO NOSSA E PARÁ FAZ PARTE DELAS – NO DIA 11 DE DEZEMBRO DE 2011 DIGA NÃOOO E NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Alex Junior
14 de novembro de 2011 - 09:16Sim, eu pergunto a todos se alguem gosta de dividir algo tão precioso com alguem, é igual nesse caso não temos que aceitar a divisão do nosso Pará, sera que o povo que insiste dizer Sim não ver que é esse que tantao querem dividir as nossa riquesas só estão pensando em benefico deles, o povo para eles não inporta o que inporta é que eles não se dar de bem com toda essa divião. agora eu fasso uma pergunta as essas pessoas que tantão querem dividir o nosso estado, vocês dividariam as suas casas um duas partes e davam sejam lar para parentes ou alguem que vocês nem conhece. entao deixa o para crescer mas do que já vem crescendo e sem duvida alguma agradecemos a primeira emissora que leventou e continua letando a nossa bandeira que é o povo e a tv record.
joão
13 de novembro de 2011 - 21:09Para cada dez pessoas que pergunto, se querem a divisão do Pará?, aqui na minha cidade, região do tapajós, oito respondem que sim, querem e apenas duas não, mais das dez pessoas que foram perguntadas cinco nem paraenses não são e três nasceram aqui, ou melhor dizendo cairão de paraquedas, já que seus pais são de outros estados e vieram para cá só pra ganhar dinheiro, agora já que tomar posse do nosso estado.
já não basta enriquecerem as custas da nossa rica terra também querem dividir para também roubar com mais políticos.
chega né? sou não é não.
Edson B. Dias Farias
12 de novembro de 2011 - 15:31Um abraço a todos que neste momento estarão lendo ninha opinião, nascir e me criei em Belém, atualmente moro em parauapebas a cinco (05) anos, nos ultimos dias nesta cidade esta avendo carreada, carro som, motos e outros meios, fazendo campanha para a divisão de nosso estado, ai eu fico perguntando estes gastos estão vindo e onde, será que estas mesmas pessoas que estão gastando tanto são paraense, bom acho que não pra eles tanto importa não são do estado. gostaria que todos os paraenses votassem nãoooooooooo e que estes NOMADES, que não param em estado algum voltem para seu lugar e não volte mais para o pará. abraços….
anonimo
12 de novembro de 2011 - 12:53eu sou a favor.da divisao..por q eu falo igual o tiririca …pior do que ta nao fica…e com a esperança de melhorar..com a divisao…
SOCORRO
10 de novembro de 2011 - 15:28Acham que por estarem há tão pouco tempo em nosso estado, tem o direito de dividir, e são bons na arte da divisão,pois querem a melhor parte do nosso estado .
Mais triste é assistir seus discursos Xenofóbicos como tive o desprazer de assistir, onde há uma expressão clara do despreso pelos paraenses do norte do estado.
– Despresam nossa cultura que é conhecida nacionalmente com o nosso perfil amazônida, e quando se fala do Pará o que se retrata é o AÇAI, CAMARÃO, FARINHA, PEIXE o nosso CARIMBÓ que são a nossa identidade, que não é a identidade de quem vem de fora do” SEPARATISTA”.
SOCORRO
10 de novembro de 2011 - 15:01” Qeum parte e reparte e fica com a menor parte e besta e burro e não sabe da arte” ( Dito popular).
É isso ai minha gente nós Paraenses ” PAPA XIBÉ” não podemos deixar que a ganancia pelas nossas riquesas e que os interesses politicas partidário de pessoas que se instalaram em nosso estado como alguns deles propios disem que são a 20 outros 30 anos mais que direito eles acham q
EMILIO
6 de novembro de 2011 - 15:59sou de Altamira-PA e sou extremamente contra essa divisão..os maiores interessados nessa divisão são esses mercenarios que vieram de fora enriquecer a custa da nossa região e agora querem criar um novo estado como se eles fossem o dono dessa região..voltem para os seus lugares de origem seus ingratos!!Ao invés de dividir o Pará porque não se unem para reivindicar melhorias e qualidade de vida para nossa região?!?vamos nos unir e colocar representantes da nossa regiões!!concordo com a Karla maues!
Marcelo
4 de novembro de 2011 - 01:03Ao invés de estarmos dividindo nosso estado, porque não mobilizar uma revolta pacifica em favor de puliticas publicas eficientes, para os proprios prefeitos dos supostos estados se assim criados, Tapajós e Carajás, sou de Belém mas moro na região suldeste do estado a 6 anos, moro em Parauapebas uma cidade onde grandes investimentos vem acontecendo, bem como os municípios vizinhos como Canaã dos Carajás, Curionopolis entre outras e fico me perguntando: como uma cidade tipo Parauapebas que cresce em ritimo comparado com o da China consegue ser tão desorganizada, sem infra-estrutura esgoto e drenagens e como as pessoas daqui da região pro divisão pensam que tudo que é arrecadado é unica e exclusivamente da região metropolitana de Belém? que pensa assim é porque não tem informação suficiente, os mesmos problemas que acontecem aqui na região acontecem na região metropolitana de Belém e podem acreditar que em proporções bem maiores, a violência então nem se fala! precisamos é de muita consciencia politica e de lutarmos por causas para o bem de todos e não em politicos que querem beneficios proprios, varias vezes em minha vida ouvir dizer que é necessário mantermos leigos em assuntos politicos para em cima dessas pessoas tirar beneficios, mas do que nunca precisamos estar em um nivel acima daqueles que estaremos colocando no poder, representando o povo, afinal somos os verdadeiros patrões dessas pessoas que nada contribuem para a sociedade, pois eles são servidores publicos, prestam serviços a população. Sou contra a divisão do estado, mas a favor da extinsão dos politicos corruptos que são os principais culpados por estarmos vivendo essa situação que não é exclusividade da região de Tapajos e Carajás é do BRASIL meus amigos, o Brasil esta crescendo economicamente, temos os recursos necessários para a melhoria de vida da população mas não temos politicos competentes e comprometidos para o bem estar de todos! façamos desse sentimento pro separatista um sentimento em favor de todos!
Francisco
31 de outubro de 2011 - 12:38Altmira-Pa
A maior besteira é dividir o estado pois só quem é a favor são os governantes principalmente os dessa região para aumentar o roubo do dinheiro publico por isso sou contra vc que é contra os politicos principalmente os corruptos diga NÃO A DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ.
giva
19 de outubro de 2011 - 16:47moro numa cidade que com a divisão ficará no pará e aqui todos são contra a divisão do estado do pará que é tão grande e tão belo, pena que cheio de tanta gente que rouba, se as cidades crescem desordenadas é por causa dos politicos corruptos que estão cada vez mais ricos atrvés do trabalho dos pobres. Por isso vamos deixar como estar vamos ser parense, e, vamos lutar contra os corruptos.
Roseane
14 de outubro de 2011 - 16:52Do que adianta mora uma vida inteira num estado onde tudo é precário, educação, saúde, moradia etc. Vocês que são contra a divisão pensem com carinho e educadamente vai ser bom pra todos nós.
Re
13 de outubro de 2011 - 20:19Engraçado, as pessoas chegam de outros Estados ganham seu dinheiro morando No Sul do Pará, mal passam um ou dois anos e já querem dividir… vão plantar coquinho e voltem pro ESTADOS de vcs e vão dividi-los o Pará é grande e vai continuar grande… isso é só politicagem Esss tal de geovane Queroz que nem é paraense é mineiro vão se catar…seus ingratos… BELÈM NÂO VAI DEIXAR
Mauri Donizete
4 de outubro de 2011 - 13:03Um recado para Karla Maues e demais pessoas da região de Tapajós e Carajás que pensam como ela:
1 – Quem teme concorrência é porque é incompetente, se em Santarém tem universidades e estrutura como você diz, então os nativos dae não precisam temer a mão de obra qualificada que virá de MG, RS ou de qualquer outro lugar.
2 – Em 400 anos de história do Pará já teve quantos Governadores eleitos que fossem de Santarém ou da região de Tapajós/Carajás? Você acha mesmo que alguém dessas reigões vai se eleger? Possível é sim, mas será um a cada 10 Governadores eleitos, ou seja, se o Governador atual do Pará fosse de Santarém o próximo a ser dessa cidade (região) vai tomar posse daqui uns 40 anos.
3 – Pegunte alguém do Tocantis, que more em Araguaína, Gurupi e região se os goianos, mineiros ou gaúchos roubaram os empregos deles. Àquela região era paupérrima, mais carente do que a região de Tapajós, e do pouco que produzia não tinha retorno do governo de GO, apenas enriqueciam Goiania e região. Hoje o Tocantins já caminha para ser um modelo de desenvolvimento, criaram rodovias asfaltadas, as cidades passaram por um progresso urbano significativo, hoje Araguaína já é uma cidade com estrutura melhor do que Santarém apesar de ser bem menor, Palmas então nem se pode mais comparar com Santarém, Araguaína está crescendo com estrutura, enquanto Marabá está crescendo desestruturada.
4 – Pergunte a algum nativo do Tocantins se ele quer continuar desmembrado ou se ele prefere voltar a ser Goiás, pergunte, também a alguém do Mato Grosso do Sul se ele prefere manter a divisão ou voltar a ser Mato Grosso. Pode ter certeza que de cada 100 apenas um gostaria de voltar ao que era antes, e esse um, pode ter certeza, é um alienado da realidade.
Valdemar Cláudio de Oliveira
21 de agosto de 2011 - 21:42Eu como paraense que tenho orgulho de ter nascido nesta abençoada terra, concordo com disse nossa amiga Karla Máués, sobre quem seriam as pessoas que urufruiriam dos melhores cargos e salarios, e nós que realmente somos os verdadeiros proprietários das riquezas tão cobiçadas, ficaremos apenas nos as contas a pagar que eles vão fazer.
Não tenho duvida de que nada vai mudar pra quem realmente precisa, não esperem por milagres, onde tem politicos envolvidos nada funciona para os menos favorecidos, só eles se beneficiam os pobres continuariam cada vez mais pobres e miseráveis, Cara amiga Karla parabens pelo seu comentário.
um abraço.
Rosinaldo
14 de agosto de 2011 - 21:29Eu sou de Almeirim e sou contra só se fala em melhorias, mas empregos e muito mas, mas esquecem de dizer quantos mil empregos vão gerar,esquecem de dizer quem vai pagar a conta.
E mas politicos serios,no nosso brasil ta dificíl, ser politico é ser um ladrão que goza do impunidade.Eoque precizamos é de governo serio que seje intinerrante isso sim. Divisão não resolve o problema ,
Luan
7 de agosto de 2011 - 17:00O PARÁ NÃO VAI SER DIVIDIDO.
EU JÀ SABIA!
Sou de Santerém,mais moro em Belém sou Contra a divisão e quem é afavor é mal informado e não sabe nada de política,sou estudante de geografia e sei que quem vai ser beneficiar,(os Políticos Ricos) a população não vai ganhar nada com isso !
Elizangela
8 de julho de 2011 - 23:51A regiao Sudeste luta pela criaçao do estado de Tapajós a mais de um seculo e esta moça tao preparada e culta,inclusive ao debochar da ortografia e opniao alheia,estava onde.com tantas ideia revolucionarias?Ao se pensar e querer esta divisao territorial,as pessoas comuns e nao tao letradas como Karla Maues,estao mais preocupadas com politicas publicas que atendam as necessidades da populaçao,e o tal Santareno anunciado ai como se fosse o menino Jesus,nao fez nada ate agora por que?decerto cara revolucionaria politica,estava esperando seu aval e defesa ne?
Anônimo
5 de julho de 2011 - 21:33Este José vai ser escrivão no novo estado.Vai ser ruim de escrita assim lá …
Rs rs rs. Concordo, das 21:33
Karla Maues
5 de julho de 2011 - 15:23Boa tarde Jose das Graças! Tu negas que Santarem , Marabá, Paraupebas e outros municipios, nao tenham pessoas competentes o suficiente pra governar nosso Estado? Pois eu conheço aqui em Santarem pessoas muito competentes sim! E com certeza se tiverem oportunidade vao fazer um grande governo assim como fez o atual Simão Jatene e Sr. Almir Gabriel, interiorizando a saude, educação e infraestrutura. Se quereremos desenvolvimento, precisamos de politicos da gema, conhecedores dos nossos problemas e determinados em resolve-los . Sempre recebemos muito bem a todos que queiram nos ajudar. Nos ajudar! NÃO NOS DIVIDIR e pra nos arrebentar em dividas e espoliar nossas riquesas que sao muitas. Estude meu amigo! Se qualifique pra poder assumir o cargo que tu mereces. Fique certo que dividindo, OS MELHORES CARGOS NAO FICARÃO COM OS NATIVOS. É porisso que VOU VOTAR PELO NAO!
jose das graças ribeiro
5 de julho de 2011 - 10:39pois e antonio eu quero que voce entendo se for pocivel nao uso a palavra dividir por ser uma palavra muito forte e claro que vai ser tirado do para mais entenda ja que voce foi indelicado em dizer que eu nao entendo de geografia pois entao somaria mais dois estados para REPUBLUCA FEDERATIVA DO BRASIL.
Anônimo
4 de julho de 2011 - 15:48Este José e das graças mesmo! Se não dividir o territorio do Pará para criar estes estados vai usar que espaço?Ô seu menino,que geografia estudou e física então nem pensar.Dois corpos fisicos não podem ocupar o mesmo espaço:ou retalha o Pará ou não cria outros estados.
jose das graças ribeiro
4 de julho de 2011 - 13:00carla maues lir seu comentario desculpe voce e ama tapada penssar que teremos governador santareno resolveria nossoss problemas em primeiro lugar nao e divir o para e sim crir novos estados.
Virginia
4 de julho de 2011 - 10:03Com certeza se a decisão de voto for para td o Pará, a divisão ñ acontecerá, Belém e seus municípios próximos ñ são a favor, temos q lutar para q seja só os municípios interessados como foi em Tocantins, e ainda assim fazer palestras e uma campanha forte, pq mesmo aki em Marabá ainda há pessoas q são contra, isso se deve a falta de informação, falta de formação de opinião e grande quantidade de ignorância.
Karla Maues
4 de julho de 2011 - 09:03Tu ja imaginastes se só o povo de Belem pudesse decidir sobre a criação dos novos Estados? Pois é exatamente isso que uma “otoridade de Marabá” queria fazer pela criação do Estado do Carajas. Eu como santarena , NÃO QUERO A DIVISÃO NAO! Eu quero é um santareno da gema no governo do Estado e no Senado nas proximnas eleiçoes. Será que teremos competencia pra isso? Quantos politicos nativos aqui de Santarem nos temos e quantos projetos de Lei eles apresentaram estes meses pra melhorar nossas vidas? Aqui temos Universidades Faculdades, portos e aeroportos, hospital de alta complexidade, cidade pequena e gostosa de viver. Eu la quero ser capital, cercada de favelas por todos os lados, engarrafamentos , camelôs e falta de saneamento como é em Belem? Pense bem em quem vai comandar nosso Estado dividido! Pesquise seu curriculo, pesquisa se é ficha limpa! Vamos nos qualificar e ocupar o espaço que merecemos. Nós , os nativos!
Karla Muaés
3 de julho de 2011 - 16:02Quem é de fora , fica pensando que estamos no meio da mata cercados de jacarés por todos os lados. Façam isso não! Aqui em Santarém e no Carajás temos Universidades federal e estadual, faculdades privadas excelentes; hospital de alta complexidade, maior rede rodoviária do norte, projetos minerais e elétricos que vão trazer um numero imenso de empregos pra cá. Bilhões de reais em recursos para se concretizar projetos que já estão iniciados. Ai, chega uns descebrados, lá do raio que o parta, dizendo que aqui não chegam políticas publicas. Voces estão cegos pow? Estão doidos? Querem virar capital a qualquer preço? Estão pensando que os espertinhos de outros Estados vão dar emprego pros nativos daqui? Primeiros os baianos e mineiros e gauchos e os resto da turma deles! E nós, os nativos, vamos ficar olhando com cara de besta . Vamos nos unir ! Vamos nos fortalecer. Vamos estudar mais , nos qualificar pra poder assumir os cargos que merecemos. Eles vão trazer os técnicos pra cá e nos vamos ser copeiras, vigilantes, digitadores? NÃO! EU VOU VOTAR CONTRA O ESTADO DO TAPAJOS, e contra o CARAJAS porque quero sim um governador santareno, nas próximas eleições, quero ver o que ele vai fazer por nos aqui. Na duvida, antes de fazerem besteira, assistam uma entrevista do grande jornalista Lucio Flavio Pinto pra Ursula Vidal dando um show de conhecimento e serenidade e lucidez no site http://www.youtube.com/watch?v=DSmQ3WAB7B0 . Pode confiar que não tem vírus! É só pra voces saberem que aqui não tem só cego e tapado não! Tem pessoas com discernimento sim!
Anônimo
1 de julho de 2011 - 22:36Temos que mudar o discurso. Não podemos ser raivosos.
O voto é o da conquista. Mostrando que a divisão será boa pra todos. As regiões adjacentes à região metropolitana de Belém sofrem do mesmo abandono que sofremos.
A região do Marajó. A região Bragantina, a Belém-Brasília são desamparadas do mesmo modo que somos. O voto deles pode ser a nosso favor.
E a abstenção na região metropolitana, pode ser nossa amiga.
Só que sem a nossa mobilização, nada disso adiantará.
Hudson Jr.
1 de julho de 2011 - 19:36*correção: A votar a favor da divisão do estado.
Hudson Jr.
1 de julho de 2011 - 19:33é meu caro Hiroshi, a briga vai ser muuuuuuuito dificil! Não quero ser pessimista, mas sim realista, é muito dificil você convencer o povo de Belém a votar contra.
carlos
1 de julho de 2011 - 17:32este mesmo instututo dizia que a Dilma não ganharia a eleição