Com investimento em tecnologia, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, economizou, nos últimos cinco meses, cerca de R$ 50 mil, em insumos, ao entregar 18.741 mil resultados de exames de imagem pela internet.
Implantado em junho deste ano na unidade, do Governo do Pará, o novo serviço disponibilizado no site da instituição, e também por aplicativo de celular, entregou 9,3 mil exames de raio-x, 4,5 mil de tomografia, 2,9 mil de ressonância magnética e 1,8 mil de ultrassonografia.
Entre junho a outubro deste ano, a ação possibilitou a economia de cerca de 200 pacotes de 500 folhas de papel, 220 tonners de tinta, 100 caixas de películas de filmes radiográficos, 10 mil mídias de dvd, 18 mil envelopes, além de recursos como energia elétrica e itens de escritório.
“Com a disponibilização online, estimamos que já economizamos cerca de meia tonelada de papel, o que equivale, em média, a dez árvores que deixaram de ser derrubadas”, enfatiza Valdemir Giratto, diretor Hospitalar do Regional de Marabá.
Segundo Paula Rafaela, coordenadora de Atendimento de Exames, o novo serviço digital trouxe comodidade aos usuários, que antes precisavam se deslocar por grandes distâncias para pegar os resultados dos exames realizados na unidade, que atua como referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região.
“Sem dúvidas esse serviço online está proporcionando também mais celeridade no tratamento, com a entrega de resultados em apenas três dias úteis. Todos os pacientes recebem login, senha, e são orientados sobre como acessar o sistema, que é muito seguro e simples”, destaca a profissional.
A iniciativa faz parte do processo de modernização da unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde no interior paraense e, nos últimos anos, vêm recebendo investimentos do Governo do Pará para a melhoria da infraestrutura e compra de equipamentos.
“O hospital desempenha um papel importante na assistência de alta complexidade na região sudeste do Estado. Essa iniciativa proporciona, além de humanização e qualidade, uma economia significativa para a unidade. São recursos que podem ser investidos para a melhoria contínua dos serviços prestados à população”, conclui Valdemir. (Texto de Ederson Oliveira)