No inicio desta tarde, mais precisamente às 14h12, postaram comentário ao post Em ritmo de aventuras, com ameaças explícitas ao blogger. Envolvido numa série de externas para a produção de dois vídeos-documentários, o tempo escasso não está permitindo o acompanhamento sistemático das postagens, nem resposta atualizada a cada comentarista. As ameaças, inclusive, foram repassadas ao poster por amigo comum através do celular, obrigando-nos a acessar o blog no primeiro micro disponível, para certificar-se da questão.
A seguir, reproduzimos o comentário anônimo, prometendo para logo mais à noite um posicionamento firme a respeito da molecagem.
Hirochi, por muito menos coisas pessoas já morreram por falarem mal do coronel Ventura. Essa tua campanha contra o coronel pode prejudicar a tua família, teus entes queridos e pessoas a quem tu queres bem. Serra Pelada é um local onde muita gente possuem interesses em jogo, muito dinheiro jogado fora e que precisa ser recuperado. Cada vez que tu vai para o jornal e agora neste blog falar mal dos dirigentes das associações, tu coloca um monte de gente contra tu. Não pensa que os garimpeiros não ti acompanham, porque é um ledo engano. Tudo que tu fala ou comenta na imprensa, na mesma hora chega ao conhecimento da Comigasp e de outras entidades que ti odeiam por defender o fechamento do garimpo.
Agora com a chegada do coronel Ventura venho te dizer: ele é a nossa salvação, e se tu ficar fazendo campanha contra ele, falando mal dele, repito, quem sofrerá as conseqüências é teus familiares.
Não fica querendo tirar uma de herói, babaca. A tua cama ti aguarda.
Tony Rosa
11 de dezembro de 2008 - 16:56Amigo Hiroshi,
Receba minha solidariedade. Li com preocupação as ameaças. Tome uma atitude séria com relação as mesmas, para a sua segurança e de sua familia.
Tony Rosa
Hiroshi Bogéa
11 de dezembro de 2008 - 16:45El Cid, querido frequentador assíduo do blog, mais uma vez agradecimentos sinceros.
Grande Alailson, uma das resistências tapajonianas, seu gesto solidário aquece a todos nós. Valeu, garoto!
Hiroshi Bogéa
11 de dezembro de 2008 - 12:39Querido Gerson, seu apoio nos encoraja sim. Aliás, sempre o recebi no Diário, através de sua direção. Já tomamos as providências e o próprio governo do Estado disponibilizou seus órgãos para apurar a safadeza e nos dar garantias. E vamos pra luta, enfrentando as pocilgas.
Quanto ao blog, aguardamos ansiosos seu lançamento. Temos convicção de que a blogosfera ganhará mais um espaço de qualidade. Depois passe o endereço pra gente linkar.
Bom trabalho.
Alailson Muniz
11 de dezembro de 2008 - 12:25Cautela Hiroshi. Essa gente é covarde. Comunique as autoridades e peça que os olhos de seus amigos sejam os seus para aumentar o seu campo de proteção pessoal.
Todo poder à liberdade de imprensa!!
Anonymous
11 de dezembro de 2008 - 00:40Amigo Hiroshi,
Com ligeiro atraso, inscrevo-me na imensa lista dos que se solidarizam pela covarde ameaça ao amigo escriba. Continue a fazer seu trabalho, com a fibra e o destemor de sempre.
Abraços baionenses.
Gerson Nogueira
(em tempo: o blog estréia até sexta, 12)
El Cid
10 de dezembro de 2008 - 12:37Existem vários tipos de mortes e a pior delas e a morte da dignidade e da esperança.
Mas a nossa vida ou morte pertencem ao nosso Criador e Ele, apenas Ele tem o poder de nos tirar a vida, mesmo que seja através das mãos de facínoras. E quem acredita no que faz e o faz com verdade e fidelidade aos seus princípios não pode temer ameaças e sim se fortalecer diante das adversidades.
Riscos correm todos nós, estamos em perigo constante, e nem por isso deixamos de viver.
Continue com a sua luta com a mesma determinação e coragem que sempre pautaram seu trabalho mantendo acesa a chama da dignidade e esperança de dias melhores.
Meu abraço solidário.
Hiroshi Bogéa
10 de dezembro de 2008 - 01:51Outra lapada:
1- Doutor Ronaldo Giusti, sua manifestação engrandece muito a corrente de apoio que tenho recebido.
Agradeço também pela família.
2- Grande Flávio Sacramenta, só de você se colocar à disposição pra briga, revigora demais a luta. Salve o Correio do Pará!
3- A pistolagem vai e volta, Jordão, basta ter pequeno trocado disponível e agenciadores do crime. Nossas vidas valem menos do que uma xícara de cafezinho, na bolsa dos matadores.
Mas só de contar com a sua solidariedade, nos sentimos muito valorizados.
Abs
4- Ei, Cris, eu sei que conto com você, menina. Meu beijoco.
Abraços a todos.
Hiroshi Bogéa
9 de dezembro de 2008 - 23:02Numa lapada:
1- Laércio, meu querido, agradeço a força.
2- 9:55 AM, é isso mesmo. Por isso estou atento e forte. E com seu apoio, mais tonigicado ainda. RS
Valeu!
3- Meu grande mestre Juvêncio: um olho no gato e outro no peixe, sim. Abs
4- Direto de Sampa, Tadeu, sua mensagem chega gostosa. Fortalece a todos nós.
Abs
5- Ribamar, ao bom combate, sempre. Você também, com seus ideais. Valeu, garoto!
5- Grande Val-André, meu jornalista preferido de Brasília, recebo a solidariedade com toda ternura que você sempre passa aos amigos.
Beijão a todos.
Anonymous
9 de dezembro de 2008 - 22:35Fico impressionado com o descaso dos nossos governantes, até parece q o garimpo de Serra Pelada fica no Estado do Maranhão esses maranhenses q só trazem miséria pro nosso Estado deviam era se mancar e ir pedir pro Sarney, Edson Lobão q em vez de estarem se locupletando com o dinheiro do Govêrno Federal ajudar esses miseráveis à voltar ao Maranhão e arrumar emprego em vez de estarem estimulando a vinda desses malas por Sul do Pará. Infelizmente o PARÁ nunca teve políticos q brigassem pelo nosso Estado, todos só pensam em se dar bem, aih quando se fala em criar o Estado de Carajás é um Deus nos acuda, logo aparecem esses políticos q mamam nas tetas do govêrno q são contrários a criação do nosso Estado, precisamos tomar vergonha na cara e acabar de vez com essa hipocrisia, vamos retomar os movimentos pró ESTADO DO CARAJÁS e mandar essas figuras cantarem em outra freguesia pois nós n aguentamos +. Hiroshi vc é hj uma referência na comunicação em nosso Estado, n se deixe abalar por esses fantoches comandados por esses maranhenses sem escrúpulo, pois estaremos sempre do seu lado pro q der e vier, o PARÁ virou casa da mãe JOANA pois n temos autoridades à altura para coibir esses abusos vergonhosos.
morenocris
9 de dezembro de 2008 - 22:26caramba,todo o cuidado é pouco, menino. se precisar de ajuda, estou lá.
beijinhos.
Paulo Jordão
9 de dezembro de 2008 - 21:44Já houve época em que o Pará vivia cheio de pistoleiros, mas as pessoas de bem desta terra nunca se intimidaram. Os pistoleiros se foram.
Já houve epoca em que os coronéis mandavam prender e arrebentar. Estes também se foram.
Outros loucos também tentaram calar a verdade.
E também se foram.
As pessoas de bem ficaram.
Assim será mais uma vez.
Conte com minha solidariedade e mantenha viva a sua voz.
Anonymous
9 de dezembro de 2008 - 21:24Amigo receba minha solidariedade e aqui de Parauapebas o que vc precisar me coloco a seu inteiro dispor.
Flávio Sacramento
Jornal Correio do Pará
RONALDO GIUSTI
9 de dezembro de 2008 - 19:24Hiroshi,
Como advogado, espero que a OAB se posicione quanto à grave ameaça direcionada a você e seus familiares.
Espero que as autoridades policiais, judiciárias e o Ministério Público tomem as providências para identificar o criminoso e o enquadre legalmente.
Para o amigo, desejo sorte e recomendo cautela.
Anonymous
9 de dezembro de 2008 - 19:21Não sou garimpeiro mais apoio plenamente a atitude deles em lutar pelo o ouro de Serra Pelada, afinal é uma riqueza que precisa ser explorada e consequentemente traria desenvolvimento para a região, movimentaria todos os seguimentos – Marabá não pode se queixar de Serra Selada, afinal, Marabá desenvolveu muito após Serra Pelada – quem se opoe à exploração é quem é medíocre se contenta apenas em estar numa sala refrigerada atrás de um micro fuxicando a vida alheia não tem empreendedorismo. certo?
Parauapebas
Val-André Mutran
9 de dezembro de 2008 - 19:07Receba a minha solidariedade.
Peça a quebra do sigilo do IP desse inseto e processe-o, coloque-o na cadeia. Um bom lugar para invertebrados irracionais.
Ameaça de morte comprovada dá cadeia!
Vamos ver se ele é macho tirando uns seis anos de cana.
Abs e não se intimide a covardes.
www.ribamarribeirojunior.blogspot.com
9 de dezembro de 2008 - 14:26Receba minha solidariedade.
E não deixamos o bom combate!!
Ribamar
Anonymous
9 de dezembro de 2008 - 14:25Hiroshi , sempre comento aqui em Sampa que o sul do Pará é a mais violenta e contraditória região do Brasil , as pessoas do sul maravilha se surpreendem pois não têm a menor noção do que é o sul do Pará .Trabalhei pela Amazonia mineração na Serra dos Carajás em 79 quando o mais avançado nucleo habitacional na serra era nosso acampamento chamado N1 e Marabá era um aprofundamento do far-west americano ; vejo com tristeza que nada mudou , a truculência e o descaro são os mesmos.
Força , muita força e que vc e seus familiares estejam protegidos.
Um abraço
Tadeu
Juvencio de Arruda
9 de dezembro de 2008 - 12:57Hiroshi, vc bateu na veia.
Fique de olho na cachorrada.
E boa sorte.
Abs
Anonymous
9 de dezembro de 2008 - 12:55Não temos que temer a morte, mas é preciso ficar atento e forte. Esses coronéis são capazes de tudo. E aposto minhas fichas que ele mesmo fez a postagem, por causa dos erros de português. Sabe como é: para chegar a coronel não precisa ter formação acadêmica, muito menos, moral.
Márcia Rosa
9 de dezembro de 2008 - 12:44Horoshi, todas as manhãs, quando chego no trabalho eu corro pra o computador com a única finalidade de abrir teu blog…tu não sabe o quando eu gosto da maneira poetica, saudosista que escreves. Por isso, me sinto no dever de te dizer infelizmente em pleno séc. 21 pessoas ainda tenham a capacidade de retroceder a tempos longínguos e fazer ameças simplesmente por ter seus interesses questionados. Espero que essas ameaças não calem a voz, ou melhor a pena…porque não dizer o barulho das teclas aos serem apentadas no computador, quando certamente tu escreves no teu blog. Boa semana!
Hiroshi Bogéa
9 de dezembro de 2008 - 12:37Prezado Delegado Miguel, antecipadamente, agradeço às medidas prévias anunciadas. Está agendado aqui telefonema que lhe farei logo mais comunicando a ameaça – para mim, verdadeiramente real -,e as providências por mim tomadas desde ontem à noite. Aguardo ações práticas do Estado.
Abs
Anonymous
9 de dezembro de 2008 - 12:16Caro Hiroshy,
Recebe minha solidariedade, estou comunicando o fato ao Delegado Geral, e solicitando que o caso seja apurado, através do Núcleo inteligencia da Policia Civil.
Um Abraço.
Miguelcunha Filho
Laércio
9 de dezembro de 2008 - 03:49Grande Hiroshi,
Endosso aqui as palavras de solidariedade dos colegas.
Estou plenamente de acordo com o feedback do Dudu. Portanto, deixe a barba crescer e bote-a de molho numa cuia de cabaça bem curtida.
Abraço.
Hiroshi Bogéa
9 de dezembro de 2008 - 03:31Grande Dudu e querida Franss, estou tomando providências. Essa ameaça aí é verdadeira. Experiências adquiridas ao longo dos anos nessa profissão me dão referências claras para diferenciar o que é “gogó” e o que é real. O aviso é real. Mas não fugimos da raia. Como diz a canção, “é preciso estar atento e forte, não temos tempo de temer a morte”.
Agradecimentos.
Hiroshi Bogéa
9 de dezembro de 2008 - 03:25Alencar, recibo passado. No início da noite, depois que larguei minhas atividades na produtora, passei a cuidar do problema com a seriedade que ele merece. Obrigado pela força, ela tonifica a resistência.
Abraços aos seus.
Hiroshi Bogéa
9 de dezembro de 2008 - 03:235:42 PM e 7:49 PM, a preocupação de vocês me encoraja mais ainda. Estou tomando cuidados, acreditem.
A ameaça está sendo recebida por mim com toda seriedade. Eu conheço os passos dos facínoras do garimpo, e do que são capazes. Só não tenho como impedir a direção de uma bala traiçoeira.
Um abraço.
Franssinete Florenzano
9 de dezembro de 2008 - 00:50Hiro, tenha cuidado. Eu o aconselho a procurar com urgência o Ministério Público e a polícia, fazer um relato completo e circunstanciado dos fatos e pedir garantia de vida ao Judiciário. Já chega de heróis mortos no nosso Pará. É preciso agir para preservar a sua integridade física e emocional – e de seus familiares.
Zé Dudu
8 de dezembro de 2008 - 23:07Hiroshi, cautela e caldo de galinha não fazem mal à ninguém!
Previna-se!
Contudo,não se deixe abater por covardes que anonimamente acham que tudo se resolve na ponta da peixeira.
Esse tempo já foi e se Deus quiser não voltará!
Infeliz do homem que se esconde para fazer ameaças absurdas, merece no mínimo um corretivo, daqueles de dar em doido.
JOSÉ DE ALENCAR
8 de dezembro de 2008 - 22:59Hiroshi.
Receba minha solidariedade.
Passe o recibo e comunique as autoridades, inclusive a autoridade judiciária responsável pela escolha do Coronel Ventura.
Anonymous
8 de dezembro de 2008 - 22:49Hiro, tenha cuidado. Essa gente é perigosa… Veja um meio de se proteger, não se exponha…
E quanto ao anonimo, seria bom a polícia investigar de onde partiu essa ameaça, amigo.
Deus te proteja.
Anonymous
8 de dezembro de 2008 - 20:42Quando um bandido faz ameaças, se faz necessário uma investigação séria e isenta, para por pessoas desse tipo no lugar que deveriam estar e nunca sair, a cadeia.
A Serra pelada já produziu muitos assassinos, de farda e sem farda, curiós e pardais, gente da pior espécie que não podem ver falar em ouro que já se sentem os donos do mundo, esse ouro é de todo o povo brasileiro e não dessas cooperativas de araque que nada mais é que organizações criminosas manipulando uma população carente.
Que se atrevam em mexer com você caro Hiroshi, que todo homem e mulher de bem desse Sul do Pará irão se manifestar.
Já foi o tempo da ditadura que engolíamos um Sebastião Curió, hoje são novos tempos, tempos ainda de guerra não contra a ditadura formal, mas contra a ditadura dos malfeitores, muitos deles bem de vida e bem posicionados politicamente.
Heróis são todos os homens e mulheres honestas, covardes são esses bandidos que pensam que vivem no Velho Oeste.