Neste sábado (22), o governador Helder Barbalho estará em Capanema, no nordeste paraense, para realizar a entrega do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) para a rede estadual de saúde. O novo espaço funcionará dentro da Policlínica do Rio Caetés visando atender a comunidade autista da região, que conta com quase 500 mil habitantes.
A iniciativa faz parte da contínua implementação da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), organizada pela Coordenação de Políticas para o Autismo (Cepa) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Segundo o secretário de Saúde Rômulo Rodovalho, todas as policlínicas que estão sendo entregues no estado terão um Natea. Atualmente, existem dois Nateas em funcionamento, um dentro do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), na capital, e outra na Policlínica de Tucuruí.
O principal objetivo da inauguração do Natea de Capanema é descentralizar o atendimento, possibilitando que a população de diferentes regiões do estado tenha acesso às iniciativas implementadas pelo Governo do Pará para a comunidade sem precisar de grandes deslocamentos, fator fundamental para o melhor acolhimento para as pessoas com TEA.