Ao lado do presidente da CBF, o governador do Pará Helder Barbalho anunciou que Belém será cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, que ocorre no Brasil.
A novidade foi veiculada na tarde desta quinta—feira, 22, na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro.
Além de sediar a Copa do Mundo em 2027, a capital do Pará será palco da disputa da Supercopa, no final de janeiro de 2026.
Os jogos dos dois torneios ocorrerão no Estádio Mangueirão.
“Feliz em anunciar, com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que Belém será uma das cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027 e também vai receber a Supercopa do Brasil já do ano que vem. É o Pará e o nosso Mangueirão na rota dos grandes eventos do futebol nacional e mundial”, afirmou Helder Barbalho.
Belém será incluída a lista de cidades-sede previamente divulgadas pela CBF. Além da capital do Pará, outros dez locais receberão jogos do principal torneio de seleções do futebol feminino:
- Belo Horizonte (MG),
- Brasília (DF),
- Cuiabá (MT),
- Fortaleza (CE),
- Manaus (AM),
- Porto Alegre (RS),
- Recife (PE),
- Rio de Janeiro (RJ),
- Salvador (BA),
- São Paulo (SP).
Todas as cidades, menos Belém, receberam jogos da Copa do Mundo masculina, em 2014.
O Brasil foi anunciado como país-sede do Mundial Feminino em maio deste ano. Na ocasião, a candidatura brasileira superou a europeia – formada por Holanda, Alemanha e Bélgica – por 119 votos a 78 durante o Congresso da Fifa, realizado em Bangkok, na Tailândia.
A 10ª edição da principal competição de seleções do futebol feminino será a primeira disputada na América do Sul. Por ser o anfitrião da competição, o Brasil já está naturalmente classificado. Os demais nove países da Conmebol vão disputar três vagas. O Mundial Feminino 2027 será o segundo com 32 seleções participantes, repetindo o formato da Copa de 2023, vencida pela Espanha.
Disputa da Supercopa
A Supercopa do Brasil é um torneio anual de futebol que reúne os campeões da Série A do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil do ano anterior. A primeira edição aconteceu em 1990, mas a competição foi descontinuada em 1992 e retomada apenas em 2020. Em 2023, a Supercopa do Brasil recebeu o nome de “Supercopa Rei”, em homenagem ao Rei Pelé, que faleceu no final de 2022.
Ou seja, deverão estar presentes no Mangueirão, em 2025, o time que for campeão da Série A de 2024 e o que conquistar a Copa do Brasil deste ano. A tendência, segundo o presidente da CBF, é que a partida entre os campeões ocorre na última semana de janeiro ou primeira semana de fevereiro.