A ampliação dos investimentos na qualificação e educação continuada dos servidores públicos do governo do Pará são um dos pilares de valorização dos profissionais que se dedicam ao desenvolvimento do Estado. Com formações rápidas ofertadas mensalmente e cursos de pós-graduação anuais, a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) é o órgão estadual que trabalha integralmente com este objetivo.
“A integridade ética, sustentabilidade e inovação são o foco da Escola de Governança e elementos fundamentais para a formação de servidores públicos mais capacitados e comprometidos com a eficiência na administração pública. No dia do servidor público, ficamos muito contentes em destacar que o Governo do Estado tem cumprido seu objetivo de capacitação dos seus profissionais”, destaca o diretor geral da EGPA, Helvio Arruda.
Em 2023, foram ofertadas 138 turmas presenciais dos cursos de vinte horas, com temas especialmente voltados para as rotinas administrativas do serviço público, como os cursos da Nova Lei de Licitação e Contratos (Nº 14.133) e Gerência e Fiscalização de Contratos na Administração Pública. Mais de 3.500 servidores foram qualificados nesta modalidade.
O uso da educação a distância também é uma das principais estratégias para alcançar os 144 municípios do Pará com formação para os servidores. Os cursos virtuais são uma ferramenta que garante a atualização em relação às melhores práticas para a gestão e às demandas da sociedade, com um custo menor para a administração pública.
Ao todo, foram ofertadas 33 ações na modalidade EaD, abrangendo cursos, seminários, workshops, aulas abertas e webinários, chegando a mais de nove mil e seiscentos servidores públicos cursistas.