Através de intermediação do deputado estadual Chamonzinho(MDB), o governo do Estado, Defensoria Pública e a Assembleia Legislativa, através do presidente Chicão, realizaram reunião de emergência em Belém buscando solução ao direito de moradia de quem reside nos bairros São Félíx I e II, em Marabá, do lado direito do rio Tocantins.
A área foi objeto de uma ação de reintegração de posse em 1986, na época, em primeira instância, a justiça não acolheu o pedido. Agora, em 2024, famílias foram surpreendidas com o recebimento de intimações que cobram indenizações de valores fora da possibilidade daquela população.
Em decorrência das citações judiciais, os moradores decidiram bloquear a ponte rodoferroviária sobre o ripo Tocantins, desde as primeiras horas desta terça-feira, 17, causando a paralisação da travessia do rio e de um engarrafamento que circunda diversos bairros dos Núcleos Nova Marabá e São Félix.
O deputado estadual Chamonzinho, candidato a prefeito do município, se deslocou até Belém buscando encontrar solução para o grave problemas que pode desalojar mais de 60 mil famílias, reunindo-se com o presidente da AL, deputado Chicão, e com defensores públicos, na sede da Assembleia Legislativa.
Uma reunião agendada para esta quarta-feira, em Marabá, deverá selar um acordo que evite a retirada dos moradores de suas residências.
Enquanto isso, o tráfego de veículos sobre a ponte continuará interditado, por decisão dos moradores.